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Como validar passo a passo a identidade da sua empresa

Ao validar seus dados comerciais, você está aumentando a segurança de sua conta.

De quais informações você precisa e como fazer o upload?

A validação de identidade é um requisito fundamental que o Mercado Pago solicita para cuidar da segurança de sua conta, ela é projetada precisamente para que os dados sejam protegidos com os mais altos padrões de segurança.

A primeira coisa que você deve ter em mente para começar a validação é que quem realiza a validação deve ser o representante legal, ou seja, uma pessoa legalmente autorizada a operar e abrir contas em nome da empresa. O representante legal é a única pessoa autorizada a fazer upload da documentação.

Nossa recomendação é que antes de iniciar a validação você tenha o seu CNH/RG e o documento que o habilita a agir em nome da empresa (procuração/documento societário). Solicitaremos esses dados apenas nesta primeira instância.

* É importante que você saiba que podemos solicitar toda ou parte da documentação que mencionamos nesta nota. Se houver etapas a menos, não se preocupe.

 

Passo 01

Para começar, você precisará fazer upload dos seguintes dados:

  • CPF/CNPJ da empresa.
  • Denominação ou razão social.
  • Nome da empresa (Nome comercial).
  • Atividade comercial.
  • Endereço da empresa.
  • E-mail.

 

Passo 02

No próximo passo, você deve informar:

  • Categoria de seu negócio – CNAE
  • Endereço completo
  • Faturamento mensal da sua empresa
  • Se algum dos sócios ou beneficiários é uma PEP – Pessoa Exposta Politicamente
  • Qual a função/cargo da pessoa que está realizado o cadastro (*importante: deve sempre ser um representante legal com poderes para abertura e movimentação de contas)

Sobre o Representante Legal, precisamos das seguintes informações:

  • Nome completo
  • CPF
  • Data de Nascimento
  • Nacionalidade
  • Telefone
  • Endereço completo
  • Nome completo de sua mãe

 

Passo 03

Agora, você precisa fazer o upload da seguinte documentação, de acordo com o tipo de sociedade que sua empresa foi constituída:

  • Cooperativa – Fundação – Associação – Sociedade Anônima – ONG – Condomínio
    • Ato Constitutivo ou
    • Estatuto Social ou
    • Certidão de Breve Relato Atualizada (emitida em prazo inferior à 1 ano da data do envio)
  • Ltda – EIRELI – Sociedade Simples
    • Contrato Social e Atualizações ou
    • Consolidação do Contrato Social ou
    • Certidão Simplificada ou Completa Atualizada (emitida em prazo inferior à 1 ano da data do envio)
  • Monoprodutista – Autônomo
    • DeCore – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos Atualizada (emitida em prazo inferior à 1 ano da data do envio)
  • MEI
    • CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual Atualizada (emitida em prazo inferior à 1 ano da data do envio) ou
    • Certidão Simplificada ou Completa Atualizada (emitida em prazo inferior à 1 ano da data do envio)

Além disso, para todos os tipos de empresa, é necessário disponibilizar:

Documentação do Representante Legal 

  • O documento que o autoriza a agir em nome da empresa
  • Vínculo do representante legal
  • Documento de identificação do Representante Legal

Importante:

  • Observe os formatos de arquivo que aceitamos: PDF, JPG, JPEG e PNG. Se precisar saber o formato da sua documentação, acesse as propriedades do documento e verifique o tipo de arquivo ou verifique se o nome aparece seguido de alguma das siglas que mencionamos anteriormente.
  • Se a documentação que você deseja enviar está em mais de um arquivo, você pode usar diferentes ferramentas para mesclá-los em um único arquivo. Se você tiver o Microsoft Office ou uma ferramenta semelhante, poderá inserir as imagens (certificando-se de que sejam legíveis) em um documento do Word. Quando terminar, selecione “salvar como” e selecione PDF como o tipo de arquivo.

Depois de concluir este passo, você precisará passar por um processo simples de validação de identidade.

Validação de identidade

Para esta última etapa você deve fotografar frente e verso do seu documento de identidade. Recomendamos que você faça este processo utilizando a CNH. Procure encontrar um local com boa luminosidade e enquadre a frente e o verso do seu documento na marcação apresentada na tela:

Então, vamos pedir-lhe uma prova de autenticidade utilizando sua câmera. Para isto:

 
  • Tente encontrar um local com boa iluminação.
  • Focalize bem o celular no rosto e não pare de olhar para a tela.
  • Siga as instruções na parte inferior da tela.
  • Se você usa óculos, tire-os antes de iniciar o processo.
  • Utilize uma vestimenta adequada para o procedimento.
  • Não utilize chapéu, máscaras e outros acessórios.

Passo 04

Análise de documentos

Depois de fazer o upload de toda a documentação necessária, faremos a análise e definiremos se são válidos ou não. Observe também que existem algumas exceções.

Caso a pessoa que realizou a validação de identidade não apareça no documento de habilitação, uma vez que você carregue todos os dados solicitados pelo fluxo, quando a informação for verificada, a documentação carregada será rejeitada e você verá uma notificação: “A documentação que você carregou não o autoriza a agir em nome da sociedade ”.

Ao escolher a opção Alterar pessoa autorizada, essa pessoa poderá inserir seus dados desde que esteja autorizada.

Por que podemos rejeitar a documentação da sua empresa?

Os motivos podem ser vários, mas compartilhamos os mais frequentes para evitar erros:

  • A documentação não menciona a pessoa que atua em nome da empresa: seu nome e o documento devem constar do documento que autoriza essa pessoa a representar a empresa.
  • A documentação não indica que essa pessoa pode operar em nome da empresa: ela deve detalhar especificamente que a pessoa que opera tem o poder de representar legalmente a empresa.
  • A documentação deve ser válida e facilmente legível: rejeitamos documentos incompletos ou com partes apagadas ou ilegíveis. E também, os vencidos.
  • Por questões de segurança da plataforma.

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