Menos de 2 minutos
Como validar passo a passo a identidade da sua empresa
Ao validar seus dados comerciais, você está aumentando a segurança de sua conta.
De quais informações você precisa e como fazer o upload?
A validação de identidade é um requisito fundamental que o Mercado Pago solicita para cuidar da segurança de sua conta, ela é projetada precisamente para que os dados sejam protegidos com os mais altos padrões de segurança.
A primeira coisa que você deve ter em mente para começar a validação é que quem realiza a validação deve ser o representante legal, ou seja, uma pessoa legalmente autorizada a operar e abrir contas em nome da empresa. O representante legal é a única pessoa autorizada a fazer upload da documentação.
Nossa recomendação é que antes de iniciar a validação você tenha o seu CNH/RG e o documento que o habilita a agir em nome da empresa (procuração/documento societário). Solicitaremos esses dados apenas nesta primeira instância.
* É importante que você saiba que podemos solicitar toda ou parte da documentação que mencionamos nesta nota. Se houver etapas a menos, não se preocupe.
Passo 01
Para começar, você precisará fazer upload dos seguintes dados:
- CPF/CNPJ da empresa.
- Denominação ou razão social.
- Nome da empresa (Nome comercial).
- Atividade comercial.
- Endereço da empresa.
- E-mail.
Passo 02
No próximo passo, você deve informar:
- Categoria de seu negócio – CNAE
- Endereço completo
- Faturamento mensal da sua empresa
- Se algum dos sócios ou beneficiários é uma PEP – Pessoa Exposta Politicamente
- Qual a função/cargo da pessoa que está realizado o cadastro (*importante: deve sempre ser um representante legal com poderes para abertura e movimentação de contas)
Sobre o Representante Legal, precisamos das seguintes informações:
- Nome completo
- CPF
- Data de Nascimento
- Nacionalidade
- Telefone
- Endereço completo
- Nome completo de sua mãe
Passo 03
Agora, você precisa fazer o upload da seguinte documentação, de acordo com o tipo de sociedade que sua empresa foi constituída:
- Cooperativa – Fundação – Associação – Sociedade Anônima – ONG – Condomínio
- Ato Constitutivo ou
- Estatuto Social ou
- Certidão de Breve Relato Atualizada (emitida em prazo inferior à 1 ano da data do envio)
- Ltda – EIRELI – Sociedade Simples
- Contrato Social e Atualizações ou
- Consolidação do Contrato Social ou
- Certidão Simplificada ou Completa Atualizada (emitida em prazo inferior à 1 ano da data do envio)
- Monoprodutista – Autônomo
- DeCore – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos Atualizada (emitida em prazo inferior à 1 ano da data do envio)
- MEI
- CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual Atualizada (emitida em prazo inferior à 1 ano da data do envio) ou
- Certidão Simplificada ou Completa Atualizada (emitida em prazo inferior à 1 ano da data do envio)
Além disso, para todos os tipos de empresa, é necessário disponibilizar:
Documentação do Representante Legal
- O documento que o autoriza a agir em nome da empresa
- Vínculo do representante legal
- Documento de identificação do Representante Legal
Importante:
- Observe os formatos de arquivo que aceitamos: PDF, JPG, JPEG e PNG. Se precisar saber o formato da sua documentação, acesse as propriedades do documento e verifique o tipo de arquivo ou verifique se o nome aparece seguido de alguma das siglas que mencionamos anteriormente.
- Se a documentação que você deseja enviar está em mais de um arquivo, você pode usar diferentes ferramentas para mesclá-los em um único arquivo. Se você tiver o Microsoft Office ou uma ferramenta semelhante, poderá inserir as imagens (certificando-se de que sejam legíveis) em um documento do Word. Quando terminar, selecione “salvar como” e selecione PDF como o tipo de arquivo.
Depois de concluir este passo, você precisará passar por um processo simples de validação de identidade.
Validação de identidade
Para esta última etapa você deve fotografar frente e verso do seu documento de identidade. Recomendamos que você faça este processo utilizando a CNH. Procure encontrar um local com boa luminosidade e enquadre a frente e o verso do seu documento na marcação apresentada na tela:
Então, vamos pedir-lhe uma prova de autenticidade utilizando sua câmera. Para isto:
- Tente encontrar um local com boa iluminação.
- Focalize bem o celular no rosto e não pare de olhar para a tela.
- Siga as instruções na parte inferior da tela.
- Se você usa óculos, tire-os antes de iniciar o processo.
- Utilize uma vestimenta adequada para o procedimento.
- Não utilize chapéu, máscaras e outros acessórios.
Passo 04
Análise de documentos
Depois de fazer o upload de toda a documentação necessária, faremos a análise e definiremos se são válidos ou não. Observe também que existem algumas exceções.
Caso a pessoa que realizou a validação de identidade não apareça no documento de habilitação, uma vez que você carregue todos os dados solicitados pelo fluxo, quando a informação for verificada, a documentação carregada será rejeitada e você verá uma notificação: “A documentação que você carregou não o autoriza a agir em nome da sociedade ”.
Ao escolher a opção Alterar pessoa autorizada, essa pessoa poderá inserir seus dados desde que esteja autorizada.
Por que podemos rejeitar a documentação da sua empresa?
Os motivos podem ser vários, mas compartilhamos os mais frequentes para evitar erros:
- A documentação não menciona a pessoa que atua em nome da empresa: seu nome e o documento devem constar do documento que autoriza essa pessoa a representar a empresa.
- A documentação não indica que essa pessoa pode operar em nome da empresa: ela deve detalhar especificamente que a pessoa que opera tem o poder de representar legalmente a empresa.
- A documentação deve ser válida e facilmente legível: rejeitamos documentos incompletos ou com partes apagadas ou ilegíveis. E também, os vencidos.
- Por questões de segurança da plataforma.
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
O que você achou desse conteúdo?