Como vender em tempos de coronavírus

Durante estes dias, é fundamental pensar cada ação estrategicamente. Confira nossas dicas para continuar vendendo em dias difíceis.

Como vender em tempos de coronavírus

No Mercado Livre, temos a convicção de que a melhor maneira de atravessar fases difíceis é trabalhando juntos. Por isso, queremos te ajudar a manter suas vendas na melhor situação possível, tomando todas as precauções necessárias para proteger sua saúde, da sua equipe e dos seus compradores.

Entendemos que cada negócio está passando por uma situação diferente, por isso compartilhamos as seguintes dicas para cada um deles:

Tenho uma loja aberta | Tenho uma loja fechada

Venda on-line fácil e rapidamente

Uma boa alternativa para superar esses momentos é começar a vender on-line, transformando este cenário atual em uma oportunidade de ter um novo canal de vendas. Dessa forma, talvez menos clientes vão até seus negócios, mas isso não implicaria em uma redução no seu faturamento.

Lembre-se de que vender pela Internet é mais simples do que parece. Há diversas plataformas amigáveis como o Mercado Livre para fazer isso, várias redes sociais, chats e até mesmo e-mails.

Receber pelas vendas de forma on-line é muito simples, veja as opções que o Mercado Pago oferece:

» Você pode receber através de um anúncio no Mercado Livre.

» Você pode ter sua própria loja virtual com o Mercado Shops.

» Você pode criar um link de pagamento na sua conta do Mercado Pago e compartilhá-lo com seus compradores no canal onde eles estejam.

» Você pode criar um link de pagamento e personalizá-lo conforme a identidade da sua marca.

 

Ver mais sobre receber pagamentos com o Mercado Pago.

Receba na sua loja, sem dinheiro

Caso você possa manter sua loja aberta por vender produtos essenciais, o ideal é evitar o contato com cédulas e moedas, por serem um grande veículo para a transmissão do vírus. Para isso, você pode cobrar suas vendas com a maquininha Point do Mercado Pago ou com o código QR. Cada vez mais as pessoas querem comprar em lojas onde não precisem pagar com dinheiro, e oferecer essas opções vai atrair mais daqueles clientes que estão buscando lojas que tenham menos chances de contágio.

RECEBA PAGAMENTOS COM O CÓDIGO QR

Cobrando com código QR, você evita o contato com seus clientes. É possível fazer isso de duas formas:

» Imprimindo o código QR na sua conta do Mercado Pago e colando a imagem em uma superfície lisa onde seus clientes possam ver e escaneá-lo facilmente.

» Gerando o código QR diretamente no seu celular cada vez que fizer uma venda.

As duas opções permitem que você cobre de forma rápida e segura. Seus clientes poderão pagar através do celular escaneando o código QR, sem contato com dinheiro.

 

Ver mais sobre o recebimento com código QR.

RECEBA PAGAMENTOS COM A MAQUININHA POINT

Caso seus compradores decidam pagar com cartão de débito ou crédito, você pode usar sua maquininha Point do Mercado Pago, lembrando de todas as medidas de precaução e higiene necessárias.

Como entregar meus produtos corretamente

Caso você faça as entregas, deve pensar na melhor maneira do produto chegar até seus clientes, cumprindo com as medidas de higiene.

Explique ao seu cliente que você tomará todos os cuidados necessários e lembre-se de manter um metro de distância do cliente na hora que encontrá-lo.

Ver mais dicas para enviar e receber pacotes.

 

Dicas de higiene que você deve considerar

A particularidade deste vírus é que ele é altamente contagioso. Embora não circule no ar, a forma como é transmitido de uma pessoa para outra é através das gotículas do nariz ou da boca, que são lançadas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. O contágio também pode acontecer por contato direto com as mãos, superfícies ou objetos contaminados. Para reduzir estes riscos ao máximo, veja algumas recomendações:

» Lave as mãos com frequência.

» Mantenha sua área de trabalho higienizada.

» Limpe os objetos que você mais usa.

» Limite a quantidade de pessoas na sua loja.

» Reduza seu horário de atendimento.

Não esqueça de atualizar seu horário de atendimento no perfil do seu negócio no Google, para que seus clientes não sejam pegos de surpresa ao chegarem no local.

 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi