Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Como gerenciar sua primeira venda com sucesso

Conheça todos os pontos a considerar para gerenciar suas vendas.

Agora que você vende, precisa saber quais passos deve seguir para se certificar de que a transação seja concluída com sucesso.

Como verificar se minha venda foi concluída

Sempre que você realizar uma venda, verifique se foi efetuada corretamente. Isso te ajuda a evitar possíveis fraudes. Você pode verificar de diversas formas:

 

Pela sua conta do Mercado Livre 

A venda deve aparecer na seção de Vendas da sua conta do Mercado Livre, onde você também pode ver o status de cada uma delas e os passos a seguir em caso de envio.

Pela sua conta Mercado Pago

Você deve ver a transação acessando Sua atividade > Ver detalhe na sua conta Mercado Pago.

Pelo seu e-mail 

Ao efetuar uma venda, você recebe um e-mail de aviso com os detalhes dela. Confira se você recebeu o e-mail e se foi enviado por nós.

Para se certificar, você deve:

1. Prestar atenção no endereço do e-mail:

Certifique-se de que o remetente, ou seja, quem enviou o e-mail, seja @mercadolivre.com.br ou @mercadopago.com.br.

Nunca enviamos e-mails usando endereços pessoais ou domínios como @gmail, @hotmail, @yahoo, entre outros, nem adicionamos palavras, letras ou qualquer outra informação adicional no nosso endereço.

Assim, caso você receba um e-mail, por exemplo, com remetente @pagamentos.mercadolivre.com, deve saber que é falso, pois não incluímos nenhuma informação adicional em nossos e-mails. Nesse caso, o endereço correto deve terminar com @mercadolivre.com.

Se você recebeu um e-mail aparentemente em nome do Mercado Livre e descobriu que não o enviamos, por favor, informe neste formulário.

2. Verificar o número da venda

Cada venda que você efetua tem um número de venda único. Você pode encontrá-lo no e-mail de aviso que enviamos e checá-lo com a venda efetuada localizada na seção de Vendas.

Outros pontos a considerar sobre nossos e-mails

 

Nós nunca solicitamos:  

  • Depósitos para contas bancárias de terceiros.
  • Números de cartão de crédito ou códigos de segurança.
  • Que você instale programas de nenhum tipo no seu celular nem no seu computador.
  • Senhas ou códigos de acesso.

Confira como saber se suas contas digitais estão protegidas.

 

Nossos e-mails sempre têm links seguros  

Todos os links que colocamos em nossos comunicados direcionam para páginas seguras. Para ter certeza de que você está acessando o site do Mercado Livre e antes de inserir qualquer dado ou senha, certifique-se de que está em uma página de destino que seja do Mercado Livre.


Você pode ver se o endereço do site está bem escrito e tem o ícone de conexão segura.

Verificações de segurança:

Podemos entrar em contato com você para validar sua identidade ou responder alguma dúvida específica.

Observe que nunca solicitamos:

  • Sua senha de acesso ou código de segurança.
  • Códigos de segurança de cartões de crédito nem senhas bancárias pela Internet.

Se você vai compartilhar dados pessoais ou da sua conta, certifique-se de compartilhá-los somente com o Mercado Livre e quando entrarmos em contato com você através dos nossos canais oficiais.

O que mais você pode fazer para evitar fraudes virtuais?

 

Como faço o envio do produto

 

Prepare o pacote 

Você já recebeu o e-mail que confirma sua transação e confirmou que o pagamento já foi feito, então chega a hora de enviar o produto ao seu cliente.

Se você optou por enviar através do Mercado Envios, basta imprimir as etiquetas, colá-las na sua embalagem e despachar o pacote.

Forneceremos uma etiqueta de envio para cada pedido, que aparecerá na sua lista de vendas após a aprovação do pagamento do comprador.

 

Algumas dicas para uma venda eficiente e segura:

» Antes de enviar o produto, confira se as informações de entrega e os dados do comprador estão nos detalhes da venda.

» Envie o produto somente após confirmar a existência do pagamento na lista de vendas ou na sua conta do Mercado Pago. Você pode entrar na sua conta com o usuário do Mercado Livre.

Acompanhe a entrega e o pagamento  

Ao usar o Mercado Envios, tanto você quanto o comprador poderão rastrear onde está o pedido e serão notificados quando ele chegar ao seu destino. Alguns dias após a entrega, seu dinheiro estará disponível na sua conta. Saiba como você pode usar seu dinheiro no Mercado Pago.

A preferência é que você use o Mercado Envios porque podemos rastrear seu pacote e oferecer nosso respaldo com o nosso Programa de Proteção do Vendedor caso haja algum problema.

 

Como faço uma entrega pessoalmente  

Quando entregar um produto pessoalmente, é importante considerar alguns pontos:

» Combine o encontro em um lugar seguro: os locais públicos podem ser os melhores lugares, uma rua movimentada ou um centro comercial.

» Peça para o comprador assinar o comprovante de entrega e certifique-se de que as informações a seguir estejam claras no documento:

» Número comercial e título do produto;

» Data de entrega;

» Nome completo, número do documento e assinatura do destinatário.

O Mercado Livre oferece a possibilidade de vender, enviar seu produto e receber seu pagamento de forma segura, enquanto cuida de seus compradores.

Dicas para administrar seus negócios e aumentar as vendas

5 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?