Ir para a guia

De 3 a 5 minutos

Como medir o rendimento na seção "Métricas"

Entender como o rendimento dos seus anúncios aparece na seção "Métricas" te ajuda a compreender melhor o comportamento dos compradores.

Como saber se você está indo bem

Para entender o sucesso dos seus negócios, não basta apenas crescer, pois os números isolados não são suficientes para realmente compreender o desempenho. Vamos supor que um vendedor cresceu 10% em comparação ao mês anterior, mas nessa mesma categoria, o crescimento médio foi de 20%. Esse mês foi realmente "bom"? É importante contextualizar a variável de crescimento para avaliar corretamente o desempenho.

Sobre a variação da demanda

Alguns produtos são vendidos regularmente o ano todo, como berços: apesar da variação nos números de nascimentos ao longo do ano, as vendas permanecem constantes. Entretanto, outros produtos variam, em certos períodos as vendas sobem e em outros caem. É o caso dos brinquedos na época de Natal, ou do material escolar no início do ano letivo.

Entender a sazonalidade de um produto é fundamental para planejar o ano. Nesses períodos de pico de vendas, é importante ter estoque, logística adequada de envio e uma equipe de apoio para tirar todas as dúvidas dos compradores e dar suporte ao aumento da demanda. Estar ciente do que seus compradores procuram é essencial para se preparar e não perder nenhuma venda.

A importância das conversões

Se muitas pessoas visitaram seu anúncio mas nenhuma delas comprou, este é o momento de avaliar esse problema. Para analisar esses números, vamos nos basear na taxa de conversão, que é o resultado da divisão do número de vendas pelo número de visitas recebidas. Quanto maior a taxa de conversão, mais visitas serão convertidas em vendas.

Algumas ferramentas permitem comparar a taxa de conversão com a média da categoria, para ter uma ideia mais precisa sobre seu caso e avaliar a margem disponível para melhorar seu rendimento.

Uma taxa de conversão muito baixa provavelmente se deve a vários fatores: a qualidade da resposta dos operadores, o nível de detalhe e clareza da descrição, a quantidade e qualidade das fotos ou a falta de serviços adicionais, como frete grátis ou parcelamento.

Além das métricas que podem ser encontradas no Mercado Livre, a Central de parceiros tem ferramentas ou integradores externos ao Mercado Livre que ajudam a entender, agilizar e melhorar seus rendimentos. Além disso, você encontra mais informações sobre essas ferramentas na nossa seção de "Ajuda sobre partners".

Tudo sobre a seção "Métricas"

4 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?