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Conheça as regras de exclusão de reclamações

Evitar ter reclamações nas suas vendas é fundamental para cuidar da sua reputação.

Facilitamos os casos, onde nossa equipe pode excluir suas reclamações para que não impactem a sua reputação.

Nem todas as reclamações que você recebe em um anúncio realmente impactam sua reputação. Descubra quais reclamações consideramos válidas e quais podemos excluir.

Para que possamos excluir uma reclamação, você não pode ter outras reclamações abertas.

 

Casos em que não analisamos sua reclamação, impactando sua reputação

Nestes casos, entendemos que a reclamação é válida. Por isso, não podemos intervir para excluí-la.

  • A reclamação está aberta.
  • O produto está com defeito ou diferente do anunciado.
  • O comprador recebeu menos produtos do que comprou ou recebeu o produto com menos partes do que o anunciado.
  • O comprador foi instruído a não abrir uma reclamação com qualquer contexto negativo em relação ao Mercado Livre.
  • O comprador não recebeu o produto porque o vendedor não o despachou, ou o despachou fora do prazo ou por falta de estoque.
  • O comprador alega ser um produto falsificado. Lembre-se de ser bem explícito sobre o que está sendo vendido.
  • O vendedor não respondeu a mensagem no prazo estabelecido (24 horas úteis desde o primeiro contato do comprador, sem levar em conta o período das 21h às 8h do dia seguinte).

Se sua reclamação estiver nesta lista, sua reputação será impactada. Veja o motivo para oferecer uma melhor experiência em futuras vendas.

 

Casos em que analisamos sua reclamação, não impactando a sua reputação

Entendemos que há casos em que a reclamação pode ser injusta e podemos intervir para evitar que essa reclamação impacte negativamente a sua reputação.

  • O comprador iniciou uma reclamação por engano.
  • O comprador não reconhece a compra.
  • O comprador não recebeu o produto, mas o envio aparece como “entregue”.
  • O comprador se arrependeu da compra, mas o produto está em perfeitas condições.
  • O comprador usou a reclamação como meio de contato.
  • O comprador abriu uma reclamação pela demora dos Correios ou problemas com o Mercado Envios, mas o tempo de envio está dentro do prazo estabelecido (aplicável para envios com o Mercado Envios, entre outros).
  • A reclamação está associada a um problema que está impactando a plataforma do Mercado Livre a nível global.
  • A reclamação foi aberta pela concorrência ou por vingança.
  • A resposta para uma mensagem ainda está dentro do prazo definido (24 horas úteis desde o primeiro contato do comprador).
  • O comprador quer trocar seu produto de autopeças, vestuário, bolsas e calçados por outro tamanho ou modelo.
  • Nos casos em que houve registro de entrada não autorizada na conta, transações fraudulentas ou suspensão incorreta por parte do Mercado Livre.

Se houver algum caso específico que não esteja descrito na lista, um representante do Atendimento ao Cliente poderá verificá-lo para definir se corresponde ou não à exclusão da reclamação.

Lembre-se de que, se a reclamação não corresponder ao período em que avaliamos sua reputação, não haverá impacto.

 

Se você leu a lista completa e sua reclamação atende as exigencias para exclusão, você poderá solicitar uma revisão do caso.

Para isso, acesse a seção de Vendas e selecione a ajuda no anúncio onde está a reclamação, onde você poderá ver o status da sua reclamação e solicitar a revisão do caso.

Como construir uma reputação

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