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Planeje seu calendário de datas especiais
Veremos quais são as datas importantes que estão alinhadas com sua marca e como implementar estratégias para potencializar sua loja virtual.
Você sabia que pode aumentar significativamente suas vendas aproveitando as datas especiais e temporadas de promoções ao longo do ano? Neste artigo, exploraremos como identificar os momentos importantes e desenvolver estratégias para aproveitar ao máximo essas oportunidades.
O que são as “datas especiais”?
As datas especiais são momentos importantes ao longo do ano que representam oportunidades significativas de vendas para seu negócio, especialmente na sua loja do Mercado Shops.
Alguns exemplos de datas especiais incluem eventos comerciais, como o Black Friday, e datas comemorativas, como o Natal e o Dia das Mães, além de períodos como os das férias escolares ou a volta às aulas. São bons momentos para lançar produtos novos, promoções por tempo limitado e, inclusive, campanhas sazonais.
Durante estas datas, os compradores costumam estar mais ativos procurando por determinados produtos e são mais receptivos às ofertas que as marcas oferecem.
💡 De acordo com um relatório da Meta, a “Temporada de Compras 2024”, no Brasil, teve um crescimento significativo graças a datas como o Black Friday e o Natal. Momentos em que 54% dos consumidores planejam comprar eletrônicos e 33% planejam fazer alguma assinatura serviços de streaming. Entre os fatores fundamentais de compra, 65% priorizam o preço, enquanto 62% procuram por ofertas.
Como identificar as datas relevantes e montar seu calendário?
Para captar a atenção dos potenciais clientes durante essas datas é fundamental que você planeje suas campanhas promocionais com tempo. Por isso, na hora de criar e planificar as estratégias do ano, é fundamental contar com um calendário comercial.
Um calendário comercial indica quais são os momentos do ano em que as vendas podem aumentar. Nem todas as datas são relevantes para sua marca e sua loja, por isso, o primeiro passo é analisar quais eventos poderiam motivar os seus compradores a comprar mais.
Comece a montar seu calendário:
📌 Procure datas comemorativas regionais ou mundiais: os dias de festas, as celebrações culturais e as datas comemorativas associadas à sua marca são uma boa oportunidade de venda.
📌 Agende eventos comerciais: acontecimentos como o Hot Sale, o Cyber Monday e o Black Friday são momentos ideais para criar e divulgar promoções.
📌 Pense na sazonalidade: há certos produtos que são consumidos em maior quantidade em determinadas épocas do ano, portanto, gerar ações comerciais antes ou durante essas épocas é uma ótima estratégia de vendas.
📌 Lembre-se dos acontecimentos do seu negócio: crie o aniversário da sua marca em meses de poucas vendas e comemore com a sua audiência, oferecendo descontos para ela.
📌 Analise os dados e as tendências do ano anterior: revise as vendas e os comportamentos dos consumidores nas datas importantes do ano anterior, otimizando e ajustando suas estratégias para este ano.
Um calendário bem planejado ajudará você a projetar com antecedência suas campanhas de publicidade e a criar conteúdo que amplie e reflita essas datas nas suas redes sociais.
Quais produtos oferecer para cada data especial?
Depois de criar seu calendário, verifique os produtos que você deseja promover nas datas especiais e certifique-se de que sejam relevantes para sua audiência. Aqui vão algumas dicas para ajudar você a fazer isso:
- Defina produtos-chave para cada ocasião: analise seu estoque e selecione os produtos mais relevantes para cada data ou evento. Por exemplo, no Dia das Mães, destaque produtos que sejam populares como presentes, dentro das categorias de calçado, roupa, beleza e cuidado pessoal. Já durante o Hot Sale, tendem a ser vendidos mais produtos relacionados a eletrônicos, como consoles, celulares, computadores, entre outros.
- Ofereça produtos exclusivos e kits: considere lançar produtos exclusivos ou edições limitadas que estarão disponíveis apenas durante esse período. Você também pode montar kits de produtos relacionados para aumentar o valor médio da compra.
- Aproveite as tendências de consumo: verifique quais produtos foram mais procurados nas datas especiais do ano anterior e certifique-se de incluí-los na sua estratégia.
Prepare seu estoque e estabeleça seus objetivos de venda.
Você já tem seu calendário montado e sabe quais produtos vai oferecer em cada data especial, chegou a hora de começar a preparar seus produtos de acordo com os seus objetivos de venda.
Primeiro, certifique-se de que a quantidade de produtos na sua loja virtual seja a correta e reponha os artigos com poucas unidades, evitando que você fique sem estoque no momento de maior demanda.
Além disso, essas datas são uma grande oportunidade para adicionar produtos novos na sua loja. Se você tem produtos que ainda não publicou, este é o momento perfeito para fazer isso e atrair ainda mais clientes.
De acordo com seus objetivos de vendas, estabeleça sua estratégia de estoque:
- Identifique os produtos que são importantes para alcançar seus objetivos de venda e certifique-se de ter um estoque suficiente deles.
- Tenha em mente que os descontos e as promoções afetarão seu estoque. Se seu objetivo de vendas for alto, você poderia precisar aumentar o estoque dos produtos em promoção.
Administrar bem o seu estoque não só ajuda a evitar problemas, como também a venda de produtos que não estão mais disponíveis, além de aumentar a confiança do cliente. Um cliente insatisfeito por falta de estoque tem menos probabilidade de voltar a comprar.
Por isso, antes de cada data especial, faça uma lista para o seu controle:
✅ A quantidade de produtos disponíveis na sua loja é correta?
✅ Você precisa reabastecer algum produto que esteja prestes a esgotar?
✅ Existem produtos que você ainda não lançou e que poderiam vender bem durante esse evento?
En síntesis
- Planeje seu calendário identificando as datas especiais mais relevantes para sua marca e organize suas campanhas com antecedência.
- Escolha produtos-chave que estejam alinhados com cada data especial e que sejam atraentes para sua audiência.
- Prepare seu estoque para não ficar sem produtos nos momentos de grande demanda.
- Ofereça produtos novos e leve em conta as tendências de consumo do ano anterior para potencializar suas vendas durante as datas especiais.
Otimize a experiência de compra que você oferece na sua loja
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