De 3 a 5 minutos

Crie um grupo de produtos para organizar a sua loja

Agrupe os seus produtos como quiser, independentemente da sua categoria no Mercado Livre, para apresentá-los no menu da loja ou para personalizar componentes

Com esta funcionalidade, poderá agrupar produtos de acordo com as suas necessidades e as dos seus compradores. Poderá criar grupos de produtos com promoções, por tipo de envio ou de acordo com características específicas, entre muitas outras opções.

Pode agrupar produtos sem importar da sua categoria no Mercado Livre, para personalizar o menu da sua loja e/ou componentes como carrosséis ou galerias.

Os grupos de produtos não substituem as categorias do Mercado Livre, mas são adicionais e podem coexistir. Ao mesmo tempo, o mesmo produto pode estar em vários grupos, para permitir agrupá-los com maior flexibilidade.

Todas estas medidas contribuem para melhorar a navegação da sua loja, permitindo que os seus clientes encontrem as categorias, grupos e/ou produtos que procuram com facilidade. Quanto mais clara e simples for a experiência de navegação dos seus clientes quando visitam a sua loja, mais hipóteses você tem de vender.

Além disso, poderá configurar o SEO destes grupos de produtos. Trata-se do conjunto de estratégias e técnicas de otimização para que os seus grupos de produtos apareçam nos primeiros lugares quando uma pessoa os procura nas páginas de busca da Internet, como o Google, o Yahoo ou o YouTube.

Como criar grupos de produtos

1. No painel de controle da sua loja, vá a Editar Design.

2. Uma vez no editor de design, na margem esquerda, encontrará acesso aos Grupos de Produtos, clicando no terceiro ícone.

Ao entrar no agrupador de produtos pela primeira vez, verá um botão "Criar grupo". A partir daí, pode escolher o nome e, quando o criar, a partir dos três pontinhos, poderá adicionar os produtos a este novo grupo.

Como gerenciar os grupos de produtos

Poderá gerenciar seus conteúdos a partir dos 3 pontinhos à direita.

Quando adicionar produtos, vai encontrar todo o seu catálogo. Poderá selecionar os produtos que deseja que façam parte do grupo.

Para selecionar os produtos mais facilmente, pode filtrar por categorias do Mercado Livre, opções de prestações sem juros, custos de envio e método de entrega. Uma vez que selecionados todos os produtos, deve clicar no botão "Adicionar produtos".

Poderá rever a seleção de produtos que vai adicionar ao grupo e também poderá ver em que outros grupos esses produtos se encontram.

Poderá visualizar os grupos e os seus produtos a partir da página principal, ver a sua composição e ações secundárias, tais como: adicionar produtos, adicionar grupos ao seu menu, personalizar SEO, eliminá-los ou copiá-los para outro grupo.

  • Adicionar ao menu

É apresentada uma janela com uma lista de todos os grupos de produtos criados. Se um grupo já fizer parte do menu, não aparecerá na lista. Também pode fazer isto a partir do menu de navegação.

  • Apagar grupo ou apagar em massa

Os produtos deixarão de ser apresentados no grupo

  • Copiar em outro grupo

Poderá selecionar produtos que estejam em outros grupos e copiá-los para um novo grupo que tenha criado.

Agora que já sabe como criar grupos de produtos, pode utilizá-los para personalizar seu Shop.

O que você achou desse conteúdo?