Dicas para categorizar corretamente seus anúncios no Mercado Livre

Anunciar na categoria correta oferece muitas vantagens, como aumento das suas vendas e anúncios com maior visibilidade. Confira estas boas práticas para categorizar corretamente seus anúncios.

Para seus clientes, não há nada melhor do que encontrar rapidamente o produto que estão buscando. E como podemos ajudá-los? Muito fácil! Basta categorizar corretamente seus produtos.

 

Por que é importante categorizar corretamente seus anúncios?

Quando seus anúncios são categorizados corretamente, eles ganham muito mais visibilidade e mais compradores poderão conferir seus produtos. Por exemplo, se alguém digitar "marcador de quadro branco" no buscador do Mercado Livre, os resultados que aparecem são especificamente da categoria que achamos mais adequada, como Arte, Papelaria e Armarinho.

Os anúncios que não estiverem relacionados a essa categoria não serão exibidos, assim, os usuários podem ter uma boa experiênciaPortanto, se você vender agendas, por exemplo, e as categorizar em Tecnologia, seus clientes podem não encontrar facilmente seus produtos.

O que acontece se seus anúncios forem categorizados incorretamente?

Categorizar seus produtos incorretamente pode resultar na perda de vendas, principalmente porque, quando seus compradores buscam pelos produtos que você oferece e não os encontram, decidem comprá-los na concorrência.

O Mercado Livre quer te ajudar a impulsionar suas vendas, por isso, se identificarmos que seus produtos estão em uma categoria incorreta, vamos deixar os anúncios inativos para que você volte a anunciar em uma categoria mais adequada. Confira nossa política sobre categorização de produtos.

Dicas para categorizar corretamente seus produtos

É muito fácil categorizar seus produtos corretamente. Basta escolher um bom título e selecionar alguma das nossas sugestões de categorias.

 

Escolha um bom título para seu anúncio

Siga estas dicas para criar um bom título, que inclua todas as informações e permita que seus compradores conheçam seu produto. Por favor, não inclua dados que já aparecem no anúncio.

  1. Crie títulos claros: produto + marca + modelo.
  2. Não repita informações: se seu produto é novo, usado ou recondicionado, não inclua essa informação no título, pois vamos incluí-la no detalhe do anúncio.
  3. Não mencione promoções: isso não melhora seu posicionamento. Se oferecer algum desconto, vamos destacá-lo no seu anúncio.

Confira este artigo para mais detalhes sobre seus títulos.

 

Selecione a categoria correta

Depois que você escolher um título, vamos sugerir algumas categorias para o produto que quer vender. Se você anunciar em outra categoria, talvez não encontre a ficha técnica para seu produto. Por isso, verifique se a categoria corresponde ao produto que estiver oferecendo ou escolha outra categoria adequada.

Nossos algoritmos melhoram a cada dia para que sejam mais precisos na categorização dos seus anúncios.

Confira quais são as categorias disponíveis.

Observe que, se seus anúncios não estiverem na categoria correta, eles podem ser cancelados e você precisará anunciá-los novamente do zero.

Crie anúncios ótimos e melhore sua visibilidade