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Dicas para ter sucesso ao começar a vender on-line
Confira algumas dicas para ajudá-lo a entender as vendas no mundo digital e alcançar grandes resultados
1. Fazer um estudo de mercado e um plano de negócios prévio
A primeira coisa que você deve fazer antes de começar a vender é analisar seu mercado, especialmente sua concorrência, para poder fazer um plano de negócios concreto, que te permita alcançar seus objetivos.
Para fazer um plano de negócios efetivo, recomendamos que você use o Canvas Business Model. É uma ferramenta que te permite criar um plano de negócios em poucos passos e que te ajuda a entender se o seu empreendimento será sustentável e quais são os objetivos a serem traçados.
Confira os 9 conceitos básicos do Modelo Canvas
2. Estabelecer uma estratégia
Primeiro, é necessário planejar uma estratégia digital, na qual você deve indicar quais serão seus canais de venda. Para isso, você deve se perguntar:
Trata-se de uma estratégia multicanal (loja física, on-line e redes sociais)? As vendas são feitas apenas pelo site? Você vai vender pelo WhatsApp, Instagram e outras redes sociais? Seu negócio será restrito à internet ou você também terá uma loja física?
3. Escolher uma boa plataforma de e-commerce
Quem estiver começando a vender pela internet, é importante escolher uma plataforma de comércio eletrônico que atenda a todas as suas necessidades.
Há vários tipos, mas as melhores são as que oferecem as condições para que você venda bem e consiga gerenciar seus negócios. Escolha a mais adequada para as suas necessidades!
4. Aproveitar ao máximo as ferramentas digitais e redes sociais
Cada vez mais pessoas usam as redes sociais todos os dias, como o WhatsApp, Facebook e Instagram, o que é muito positivo para os seus negócios, já que ter presença nessas plataformas é uma oportunidade de ganhar visibilidade e aumentar suas vendas. Por isso, é interessante investir em outros meios de comunicação.
5. Acompanhe os resultados
Tudo o que você fizer precisa ser medido. As métricas ajudam a saber quais estratégias funcionam e quais não, o que é positivo para os seus negócios e o que você precisa deixar de lado.
Crie o hábito de medir os resultados das suas iniciativas para que seus esforços sejam mais efetivos.
6. Monitore a experiência dos seus compradores
A fidelização é essencial para o e-commerce, já que nosso objetivo é que os clientes escolham nossa loja novamente no futuro para comprarem mais produtos ou adquirirem outros serviços.
Lá, você pode usar a pesquisa NPS (Net Promoter Score), que mede a opinião dos clientes após a venda. Geralmente, ela aborda perguntas como: os compradores estão de acordo com os prazos de entrega? O que eles acham do atendimento ao cliente?
Assim, o cliente pode deixar sua opinião sobre o processo de compra e você pode obter dados que te ajudarão a saber se você está prestando um serviço de qualidade ou se precisa melhorar alguns pontos para aumentar suas vendas.
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