Dicas para você seguir com sua loja online diante do atual cenário

Preparamos algumas recomendações para que você siga vendendo com a sua loja, sem se descuidar da sua saúde, seus funcionários e dos seus clientes.

Dicas para você seguir com sua loja online diante do atual cenário

Ao longo dos últimos dias, acompanhamos o avanço do Coronavírus (Covid-19) pelo mundo. Essa doença já mostrou sua força, mas nós podemos mudar esse cenário juntos. Sabemos que é um momento muito delicado para todos, nossas famílias e nossos negócios. Afinal, o dia a dia está sendo afetado e precisamos conter a contaminação.

Leia mais: “Juntos. De mãos dadas, ou não. Para dias melhores chegarem o quanto antes”: medidas para cuidarmos uns dos outros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a principal forma de conter o avanço do Covid-19 é ficando casa. Dessa forma, as vendas online se tornam ainda mais importantes para a população, já que são e continuarão sendo a principal e mais recomendada forma de comércio para os períodos de quarentena. Este é um momento não só de ajuda, mas também de posicionar o seu negócios, pois além de contribuir para que a economia siga girando, você, de alguma maneira, dará um suporte para a sociedade.

Pensando em ajudar você e indicar um caminho para que o seu negócio siga, sem a necessidade de tirar o pé do acelerador, trouxemos algumas recomendações para que a sua loja virtual não perca o volume de vendas e seu estoque não fique parado. E lógico, tudo isso, sem comprometer a saúde de ninguém.

 

Como organizar seu negócio para seguir vendendo

 

1. REVISÃO E DEFINIÇÃO DE PROCESSOS

Este é um momento de rever processos e de inovar, mas sem perder de vista os seus objetivos de negócio. Faça os ajustes operacionais necessários para que tudo siga funcionando. Além disso, garanta a segurança e saúde de todos. Busque maneiras eficientes de prevenir, de manter a produtividade e de oferecer a melhor experiência de compra para os clientes, que assim como você, estão preocupados com tudo o que está acontecendo, não só aqui como no mundo.

2. MANTENHA O FLUXO DE VENDAS

Fazer promoções que devolvam valor a comunidade pode ser uma boa alternativa. Levantar o que tem em estoque e promocionar primeiramente os produtos que podem ser úteis neste momento para os seus clientes é fundamental. Uma sugestão é baixar um pouco a sua margem, que sabemos que já é curta, mas que pode aumentar o fluxo e você acaba ganhando por volume de vendas.

3. INVESTIMENTO EM MARKETING DIGITAL

Como a maioria dos clientes passarão mais tempo na frente dos seus computadores e celulares, este é um momento ideal para você testar suas campanhas de marketing digital. Você pode encontrar uma nova estratégia que aumentará o seu retorno sobre o valor investido (ROI). Nem todas as marcas e lojas estarão fazendo investimento em marketing, então seus custos serão mais baixos por aquisição de clientes e vendas.

4. CONVERSE COM SEUS FORNECEDORES

Negocie com os seus fornecedores prazos de reposição do seu estoque e inclusive o prazo para pagamento. Existem várias alternativas de negociação que poderão beneficiar os dois lados. Sendo assim, busque conversar com cada um.

5. MANTENHA CONTATO CONSTANTE COM OS CLIENTES

Esteja em contato constante com seus clientes para oferecer o que eles possam precisas. E mesmo se o teu produto não for adequado para o momento do seu cliente, quanto a crise epidêmica passar, eles saberão que podem contar com você.

Avise seus clientes sobre os tempos de entrega. Não esqueça que por mais que estejamos com contenções, existem certos produtos que precisamos entregar com mais urgência que outros. É importante manter o cliente sempre informado sobre os seus processos para que ele fique mais tranquilo.

6. MOSTRE O SEU LADO SOLIDÁRIO

Transmita a todos os seus clientes que não se trata apenas de um negócio e que realmente a sua empresa se preocupa com a sociedade. Promoções, mensagens acolhedoras, envios mais seguros e rápidos podem fazer toda a diferença para todos.

7. MANTENHA FOCO E ENERGIA

E por último e não menos importante: mantenha foco e a cabeça no seu negócio. Isso pode trazer mais tranquilidade não só para você, mas para todos que estão direta e indiretamente relacionados com as suas vendas online. Motive sua equipe e passe a segurança de que esta é somente uma fase e que juntos poderão fazer um bom trabalho.

Recomendações para entrega dos seus produtos

Uma parte importante para a estratégia do seu negócio, é encontrar a melhor solução para a entrega dos seus produtos. Confira algumas dicas:

  • Envolva o menor número possível de pessoas durante o envio e o recebimento de produtos;
  • Converse com os seus clientes e reforce que os pedidos irão chegar, mas por causa dos protocolos de segurança, elas devem atrasar um pouco;
  • Confira sempre o seu estoque, para que você não tenha problemas durante os processos;
  • Converse com seus fornecedores e ajuste o seu cronograma do os deles, sempre respeitando ao máximo os protocolos do órgãos de saúde;
  • Em relação às transportadoras, entenda os horários e como vai funcionar a disponibilidade das entregas, já que isso vai influenciar diretamente e precisa ser dito ao cliente.

 

Dessa forma você consegue deixar a sua loja virtual pronta para os pedidos que irão surgir durante o período da quarentena. Além disso, caso algum processo necessite de ajustes, você terá tempo para organizar tudo e fazer as entregas dentro do melhor prazo.

Com uma estratégia comercial e de marketing bem definida e, seguindo todas as recomendações para não descuidar da saúde de todos, temos certeza que podemos juntos seguir trabalhando e fazendo a diferença. Sabemos que o momento é delicado, mas saiba que nós de Mercado Shops seguiremos ao seu lado, sempre buscando soluções para ajudá-lo a manter o seu negócio ativo.

 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi