Menos de 2 minutos

"Dinheiro em conta", acompanha todas as suas transaçÔes

O relatório te ajuda a identificar das transaçÔes que foram processadas na sua conta em um determinado período de tempo. Aproveite essa funcionalidade ao måximo

Se você tem uma loja física ou virtual e usa o Mercado Pago para receber os pagamentos das suas vendas, então tem acesso a todos os relatórios necessários para fazer a reconciliação e controlar de perto o dinheiro que entra e sai da sua conta.

Um desses relatórios é o "Dinheiro em conta", que permite saber quando uma transação ocorreu, a qual tipo de movimentação ela se refere, qual seu valor, com qual meio de pagamento ela foi processada, além de muitas outras informações úteis que podem te ajudar a gerenciar suas operações diárias.  

Uma das principais diferenças entre o relatório "Dinheiro em conta" e o relatório "Liberações", é que este último mostra tudo o que acontece com seu dinheiro assim que ele é liberado e disponibilizado para uso, sendo que o relatório "Dinheiro em conta" apresenta todas as transações que afetam a sua conta, independentemente do status do seu dinheiro (disponível, retido ou a liberar). 

Confira como gerar o relatório "Dinheiro em conta":

Siga estes passos para gerar manualmente o relatório de um período de tempo específico:

  1. Vá até a seção "Relatórios e faturamento" "Relatórios".
  1. Selecione a opção "Ir para Relatórios de reconciliação contábil".

  2. Selecione a opção "Dinheiro em conta".

  3. Clique em "Criar relatório" e, depois, em "Criar".

  4. Selecione um intervalo de datas de até 62 dias e confirme.

  5. Aguarde alguns minutos até que ele esteja pronto para ser baixado.

  6. Assim que ele estiver disponível, escolha o formato para baixá-lo: csv ou .xlsx.

Confira abaixo o formato do relatório "Dinheiro em conta":

 

Nas configurações do relatório, você perceberá que ele é dividido em 5 categorias, que agrupam informações em colunas:

  • Datas: essas colunas permitem consultar quando uma transação ocorreu e quando foi aprovada. Assim, é possível saber, por exemplo, quanto você vendeu em um determinado dia pelo Mercado Pago.

  • Dados da transação: as informações desta coluna apresentam o tipo de transação, meio de pagamento, quantias, o valor das tarifas, impostos, entre outros dados. Essas informações te ajudam a identificar qual é o meio de pagamento mais usado pelos seus compradores e consultar quais são as tarifas aplicadas a cada meio de pagamento para, assim, definir estratégias que otimizem seus gastos.

  • Dados sobre caixas e lojas: se você tem várias lojas, as colunas deste grupo permitem identificar facilmente em qual delas ocorreu determinada transação. Assim, você consegue saber qual unidade tem mais demanda, em qual caixa é processado o maior e o menor volume de pagamentos ou, por exemplo, qual foi a loja que teve mais vendas em um determinado período.

  • Dados de envio: se você vende no Mercado Livre, as informações deste grupo de colunas vão te ajudar a associar os envios das vendas a uma transação específica. Com esses dados, é possível, por exemplo, calcular uma estimativa de quanto os envios de um mês custaram e ajustar seus preços caso necessário.

  • Dados de carteiras digitais e outros bancos: este grupo de colunas mostra qual carteira digital ou banco seus clientes usaram para pagar por uma compra com código QR. Essas informações podem ser úteis para entender melhor o comportamento dos seus compradores.

  • Programação de pagamentos: este grupo de colunas apresenta os dados relacionados aos pagamentos parcelados.

Como as informações são mostradas neste relatório?

O relatório "Dinheiro em conta" apresenta as informações em ordem cronológica, a partir  da movimentação mais antiga até a mais recente e, se sua configuração padrão incluir todas as colunas, você vai perceber que as primeiras dão um contexto inicial da transação, como o código conforme indicado no Mercado Pago, o tipo de transação, o meio de pagamento usado e a data quando ela ocorreu. 

Mais adiante, haverá valores correspondentes à movimentação, além dos custos por transação e impostos, caso aplicáveis. Finalmente, são mostrados todos os dados associados ao meio de pagamento e onde ele foi feito. 

Dessa forma, você pode acompanhar todas as transações que ocorreram na sua conta Mercado Pago. Observe que, neste relatório, além das movimentações que afetam seu saldo, você também encontra as transações que fizer com seus cartões de crédito vinculados à sua conta, bem como as transações de retenção de dinheiro devido a uma reclamação que eventualmente tenha sido iniciada. 

Com os relatórios do Mercado Pago, você consegue saber exatamente o andamento das suas vendas, quanto dinheiro entra e sai da sua conta e quando as transações que afetam seu saldo atual ocorreram. 

Use os relatórios mais adequados às suas necessidades e controle seus negócios mais de perto.

O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?