Ir para a guia

Menos de 2 minutos

E-Commerce: as palavras que você deve conhecer

Nós apresentamos uma lista de conceitos e definições para que você comece a aproveitar o enorme potencial das vendas pela internet.

Conhecer os termos que se usam no e-commerce, permitirá que você compreenda todos os aspectos de compra e venda por meio da internet e, também, potencializar suas vendas online no Mercado Shops. Apresentamos os conceitos mais usados:

Análise ABC

análise ABC é uma ferramenta fantástica de ordem e de categorização. Aplicada ao crescimento de vendas em seu Mercado Shop, ela divide os produtos em categorias de acordo com o quão valioso eles são em relação a vendas e lucros.

 

Banner

Trata-se de uma peça publicitária de conteúdo gráfico, que pode ser configurada em seu Mercado Shop e em seus posts de publicidade online para que as pessoas possam chegar até a sua marca, negócio e produtos. Funcionam como uma “vitrine virtual” e podem ser focados em algo específico, como alguma promoção ou novidade.

 

Conversões

É um indicador importante, já que representa as diferentes ações dentro de um site, e está ligado aos seus objetivos: venda, download, registro etc.

 

Domínio web

O domínio web é a identidade do seu negócio na internet. É por meio dele que seus potenciais clientes chegarão até a seu Mercado Shop. No Mercado Shops, você poderá usar o seu próprio domínio, ou seja, com o nome que havia escolhido para o seu negócio. Por exemplo: “www.lojaonline.com.br”

 

Google: Ferramentas de Marketing

O Google oferece um leque de ferramentas de marketing digital. Tanto para criar anúncios, quanto para medir resultados e aumentar o tráfego da sua loja. Entre esses recursos, você pode encontrar o Google Ads, o Google Analytics, o Search Console e o Google Shopping.

Impressões

É uma métrica de quantas vezes um usuário assiste um anúncio. Um exemplo: se foi exibido 100 vezes, a campanha gerou 100 impressões.

 

Palavras-chave

São as palavras que geralmente usamos para buscar um determinado produto. Para ter uma estratégia eficiente de SEO, é importante averiguar como os usuários pesquisam algum produto. O Google oferece algumas ferramentas para conseguir essas informações, uma delas é o Planejador de palavras-chave. Nessa plataforma, você elenca uma série de palavras-chave vinculadas ao seu produto e entende como elas se comportam em uma busca. Assim, ao usar as mesmas frases nas descrições dos itens do seu Mercado Shop, o usuário será redirecionado ao seu negócio pelo Google.

 

Call to action (CTA)

É um botão ou link que incentiva quem está navegando a clicar nele, gerando uma ligação entre o conteúdo que o usuário está consumindo e uma página (página de destino) com uma oferta interessante para ele, como seu seu Mercado Shop. O que esses botões devem fazer é atrair clientes em potencial e transformá-los em clientes finais. 

Marketing Digital

O marketing digital tem como objetivo atrair, reter e fidelizar os clientes, e, como consequência, aumentar suas vendas. Por meio de ações e diferentes ferramentas, você pode promover seus produtos e marca, pensando em como impactar rapidamente o crescimento das vendas. Para que a seu Mercado Shop tenha êxito no mundo online, você terá que definir um plano de marketing digital que atraia os compradores. Uma dica é trabalhar no Marketing de Performance ou no Branding Marketing. Veja o que é cada um deles:

Marketing de conteúdo: o branding marketing

Refere-se às ações de marketing para  construir valor de marca na cabeça das pessoas. São ações em médio e longo prazo que incluem, por exemplo, campanhas de posicionamento institucional ou de  conteúdos.

 

Marketing de resultados: marketing de performance

No momento, é uma das estratégias mais eficazes, pois tem como objetivo direto  que os seus clientes em potencial conheçam a seu Mercado Shop e executem uma ação específica nela como, por exemplo, cadastrar seus dados ou realizar uma compra. Uma maneira de fazer esse tipo de marketing, é executar campanhas no Google e nas redes sociais, entre outras práticas.

 

O que é kpi?

Em inglês, Key Performance Indicator, que traduzido é Medidor de Desempenho. É um valor numérico que mostra se a seu Mercado Shop está cumprindo todos os objetivos traçados no começo de uma campanha. Por exemplo, conseguir 200 novos seguidores.

As campanhas de Marketing de Performance serão medidas de acordo com os KPIs distintos. Veja algumas opções:

 

  • CPM: É um tipo de campanha que aponta a visibilidade e que se paga apenas pelas impressões geradas, ou seja, pela quantidade de vezes que o usuário vê o seu anúncio. Ou seja, você paga uma certa quantidade por cada 1.000 pessoas que virem a sua publicação.
  • CPC: Nesse caso, no Custo por Clique, você pagará apenas por cliques no seu anúncio. As plataformas só irão cobrar dos acessos ao link ou botão que leve à sua loja.
  • CPA: É uma opção onde só há pagamentos quando o consumidor que acessou o anúncio completar alguma ação definida por você anteriormente como: se inscrever na newsletter, responder algum questionário, comprar algum produto etc. 
  • CPL: O Custo por Lead é outro modelo de campanha que você pode usar em que será cobrado apenas quando houver um lead. Ele exige bem mais do usuário como, por exemplo, dar mais informações sobre si mesmo e seus interesses, que é uma etapa antes da conversão. Com essa informação, você pode impactar várias vezes o cliente futuramente.

 

Landing Page

Essa é cada uma das páginas de destino diferentes da página inicial da loja e para onde os diferentes links, botões de CTA e campanhas de publicidade levam.

Plataformas de e-commerce

Existem diferentes opções para você desenvolver o seu negócio no mundo online. Veja quais são elas:

Marketplace

Funciona como um grande centro comercial, porém, no mundo virtual. O fluxo de pessoas que visitam essas plataformas é enorme, por isso, é fundamental aprender como se destacar da concorrência e, assim, ganhar a atenção delas.

 

Loja online

Uma loja online é um espaço de comércio eletrônico onde uma lista de produtos com características e preços diferentes é apresentada de diversas maneiras. No Mercado Shops, você pode personalizar o design da sua loja como preferir para que os seus itens ofereçam o visual que você desejar.  

Redes sociais

As redes sociais são excelentes aliadas para atrair compradores e ajudar você a vender mais em seu Mercado Shop.

Facebook

O Facebook é a rede social com mais usuários em todo o mundo. Trabalhando adequadamente com ele, você pode ganhar fãs, gerenciar grupos onde poderá interagir e expandir a sua base de clientes, fazer com que conheçam a sua marca, consolidar sua reputação e, principalmente, vender mais. Você pode ter acesso a muitas ferramentas, como Facebook Ads e Pixel, para vincular a rede com o seu Mercado Shop.

 

Instagram

Para aproveitar todo o potencial e os benefícios dessa mídia social, você pode criar e converter seu perfil em sua conta profissional. E, em seguida, vincular seu perfil à seu Mercado Shop. Assim, você aproveitará os benefícios e poderá gerenciar informações sobre o seu público, como promover seus produtos e vender mais.

 

Whatsapp Business

O WhatsApp  conta com uma versão profissional chamada Business. Ele foi projetado para ajudar os pequenos e médios negócios, e você pode baixá-lo gratuitamente. A versão disponibiliza uma série de funções que ajudarão você a planejar estratégias para vender mais.

 

Retorno de investimento (ROI)

ROI (Retorno de investimento) é uma fórmula que ajudará você a calcular a rentabilidade e o valor gerado através de suas ações de marketing. Para obter essa resposta, existem diversos caminhos, porém, o mais simples consiste em resolver a seguinte operação matemática:

Quando os resultados forem positivos, significa que as campanhas obtiveram lucros. Caso contrário, quando der negativo, é que você está tendo  perdas e seria conveniente revisar e otimizar as suas ações.

SEM (Marketing de Mecanismo de Pesquisa)

Trata-se de uma técnica que consiste em gerar campanhas de anúncios pagos nos mecanismos de pesquisa. Isso permite que você apareça em primeiro lugar nas buscas.

SEO: O posicionamento web

Para aparecer nos primeiros lugares nos resultados por pesquisa orgânica, é preciso implementar uma estratégia SEO, que permite que você melhore sua posição nas páginas de buscas, sem precisar investir dinheiro, gerando mais tráfego para o seu Mercado Shop.

 

Em um mundo cada vez mais dinâmico, você sempre deve estar disposto a conhecer todas as novas ferramentas que estão ao teu alcance para tocar o seu negócio, ter mais controle e aumentar o faturamento do seu Mercado Shop.

 

Aprenda mais palavras em nosso glossário digital.

Transforme sua ideia em um empreendimento digital

5 conteúdos

Não se intimide. O comércio online é a oportunidade que você estava esperando para aumentar as suas vendas.

O que você achou desse conteúdo?