E-Commerce: as palavras que você deve conhecer

Caso esteja dando seus primeiros passos no mundo e-commerce, nós apresentamos uma lista de conceitos e definições para que você comece a aproveitar o enorme potencial das vendas pela internet.

Mercado Shops
Loja Online
E-Commerce: as palavras que você deve conhecer

Conhecer os termos que se usam no e-commerce, permitirá que você compreenda todos os aspectos de compra e venda por meio da internet e, também, potencializar suas vendas online no Mercado Shops. Apresentamos os conceitos mais usados:

Análise ABC

A análise ABC é uma ferramenta fantástica de ordem e de categorização. Aplicada ao crescimento de vendas em seu Mercado Shop, ela divide os produtos em categorias de acordo com o quão valioso eles são em relação a vendas e lucros. Para poder colocar em prática, você terá que dividir seus produtos em três níveis:

  • A: são os artigos que representam entre 70% e 80% do valor de venda do estoque e que incluem 10 a 20% do total de itens vendidos em seu Mercado Shop;
  • B: representa entre 15% e 25% do valor da venda do estoque e 20% a 30% dos produtos;
  • C: representa entre 5% e 10% do valor de venda do estoque e entre 50% e 60% dos produtos que estão à venda.

Ao realizar uma boa análise ABC no estoque, você poderá concentrar seus esforços em poucos itens essenciais ao invés de desviar sua atenção em muitos produtos de baixa relevância.

Banner

Trata-se de uma peça publicitária de conteúdo gráfico, que pode ser configurada em seu Mercado Shop e em seus posts de publicidade online para que as pessoas possam chegar até a sua marca, negócio e produtos. Funcionam como uma “vitrine virtual” e podem ser focados em algo específico, como alguma promoção ou novidade. Geralmente, é um anúncio de formato retangular vinculado à sua loja online, colocado acima, abaixo ou do lado do conteúdo principal de um site e,  quando se clica nele, é linkado à sua loja ou ao produto específico da mesma loja. 

Conversões

É um indicador importante, já que representa as diferentes ações dentro de um site, e está ligado aos seus objetivos: venda, download, registro etc.

 

Domínio web

O domínio web é a identidade do seu negócio na internet. É por meio dele que seus potenciais clientes chegarão até a seu Mercado Shop. No Mercado Shops, você poderá usar o seu próprio domínio, ou seja, com o nome que havia escolhido para o seu negócio. Por exemplo: “www.lojaonline.com.br”

Google: Ferramentas de Marketing

Vejamos alguns dos conceitos e ferramentas que a nossa tecnologia disponibiliza para você:

Google Ads

É uma ferramenta do Google que possibilita a criação de anúncios de uma maneira bem fácil e que ajudará a aumentar a visibilidade do seu Mercado Shope e dos seus produtos nas buscas realizadas pelos seus futuros clientes.

Uma campanha no Google Ads é uma opção de publicidade em que você pagará apenas por cada comprador que acessar o seu Mercado Shop. O bom é que você pode testar a campanha e definir diferentes orçamentos diários, adaptando-se de acordo com o país ou idioma, propor uma configuração diferente (conteúdo ou pesquisa) e definir datas de início e término.  

Você pode configurar facilmente o Google Ads em seu Mercado Shop para ter controle diário e em tempo real de seu investimento.

 

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita muito completa, que ajuda a visualizar e entender em tempo real ou no período que você preferir o que ocorre em seu Mercado Shop: a quantidade de visitantes e quantas vezes acessaram, a duração média de cada visita, a origem de acesso, a jornada que eles percorrem na sua loja, as páginas que visitam, entre outras coisas. 

Configurar o Google Analytics em seu Mercado Shop irá permitir que obtenha os dados fundamentais para criar campanhas de marketing cada vez mais assertivas.

 

Google Shopping

O Google Shopping permite que os usuários procurem produtos e comparem os preços facilmente. Funciona como uma vitrine virtual, onde são exibidos os diferentes itens oferecidos pelas lojas, mas com a particularidade de ser integrado diretamente ao Google. Isso significa que, dependendo da pesquisa realizada, quanto melhor você mostrar seus produtos no Google Shopping, melhor posicionados eles aparecerão nos resultados da pesquisa patrocinada.

A parte positiva é que você pode configurá-lo rapidamente para começar a usá-lo em seu próprio negócio. 

 

Search Console

Essa é outra ferramenta que ajudará você a acompanhar o rendimento, tráfego e as buscas pela sua loja no Google. Logo, a partir das informações obtidas, você poderá implantar melhorias e/ou criar estratégias para que o seu negócio cresça cada dia mais.

Vinculando a seu Mercado Shop ao Search Console, você saberá a posição do seu negócio nos resultados de pesquisa do Google, com quais palavras os usuários conseguem achá-lo e com que frequência clicam nessa consulta. Além disso, através de alertas e relatórios, saberá se existem problemas de indexação, ou seja, se seu Mercado Shop está sendo vista corretamente.

 

Impressões

É uma métrica de quantas vezes um usuário assiste um anúncio. Um exemplo: se foi exibido 100 vezes, a campanha gerou 100 impressões.

 

Palavras-chave

São as palavras que geralmente usamos para buscar um determinado produto. Para ter uma estratégia eficiente de SEO, é importante averiguar como os usuários pesquisam algum produto. O Google oferece algumas ferramentas para conseguir essas informações, uma delas é o Planejador de palavras-chave. Nessa plataforma, você elenca uma série de palavras-chave vinculadas ao seu produto e entende como elas se comportam em uma busca. Assim, ao usar as mesmas frases nas descrições dos itens do seu Mercado Shop, o usuário será redirecionado ao seu negócio pelo Google.

 

Call to action (CTA)

É um botão ou link que incentiva quem está navegando a clicar nele, gerando uma ligação entre o conteúdo que o usuário está consumindo e uma página (página de destino) com uma oferta interessante para ele, como seu seu Mercado Shop. O que esses botões devem fazer é atrair clientes em potencial e transformá-los em clientes finais. Eles têm um design que lhes permite se destacar na página, por exemplo, um botão em relevo com uma cor que gera contraste. É sempre conveniente incluir uma frase atrativa para as suas campanhas publicitárias online.

Marketing Digital

O marketing digital tem como objetivo atrair, reter e fidelizar os clientes, e, como consequência, aumentar suas vendas. Por meio de ações e diferentes ferramentas, você pode promover seus produtos e marca, pensando em como impactar rapidamente o crescimento das vendas. Para que a seu Mercado Shop tenha êxito no mundo online, você terá que definir um plano de marketing digital que atraia os compradores. Uma dica é trabalhar no Marketing de Performance ou no Branding Marketing. Veja o que é cada um deles:

Marketing de Conteúdo: O Branding Marketing

Refere-se às ações de marketing para  construir valor de marca na cabeça das pessoas. São ações em médio e longo prazo que incluem, por exemplo, campanhas de posicionamento institucional ou de  conteúdos.

Marketing de Resultados: Marketing de Performance

No momento, é uma das estratégias mais eficazes, pois tem como objetivo direto  que os seus clientes em potencial conheçam a seu Mercado Shop e executem uma ação específica nela como, por exemplo, cadastrar seus dados ou realizar uma compra. Uma maneira de fazer esse tipo de marketing, é executar campanhas no Google e nas redes sociais, entre outras práticas.

É uma maneira muito efetiva e vantajosa para você gerenciar seu Mercado Shop porque pagará apenas pelos resultados obtidos. Dessa forma, você poderá planejar, antecipadamente, o valor que será investido e cumprir os objetivos definidos ao criar uma campanha, que serão definidas a partir de KPIs.

 

O que é KPI?

Em inglês, Key Performance Indicator, que traduzido é Medidor de Desempenho. É um valor numérico que mostra se a seu Mercado Shop está cumprindo todos os objetivos traçados no começo de uma campanha. Por exemplo, conseguir 100 leads e 200 novos seguidores ou X quantidades de vendas. 

As campanhas de Marketing de Performance serão medidas de acordo com os KPIs distintos. Veja algumas opções:

 

  • CPM

É um tipo de campanha que aponta a visibilidade e que se paga apenas pelas impressões geradas, ou seja, pela quantidade de vezes que o usuário vê o seu anúncio. A sigla CPM significa Custo por Mil, ou seja, você paga uma certa quantidade por cada 1.000 pessoas que virem a sua publicação.

 

  • CPC

Nesse caso, no Custo por Clique, você pagará apenas por cliques no seu anúncio. Não precisa se preocupar com a frequência com que as pessoas visualizam porque as plataformas só irão cobrar dos acessos ao link ou botão que leve à sua loja.

 

  • CPA

É uma opção onde só há pagamentos quando o consumidor que acessou o anúncio completar alguma ação definida por você anteriormente como: se inscrever na newsletter, responder algum questionário, comprar algum produto etc. Ou seja, você deve estabelecer uma meta, assim, a plataforma conseguirá definir um limite de gastos por clique. Dessa forma, será cobrado apenas quando o usuário fizer algo que você definiu e em um valor acordado. 

 

  • CPL

O Custo por Lead é outro modelo de campanha que você pode usar em que será cobrado apenas quando houver um lead. Ele exige bem mais do usuário como, por exemplo, dar mais informações sobre si mesmo e seus interesses, que é uma etapa antes da conversão. Com essa informação, você pode impactar várias vezes o cliente futuramente.

Landing Page

Essa é cada uma das páginas de destino diferentes da página inicial da loja e para onde os diferentes links, botões de CTA e campanhas de publicidade levam.

Plataformas de e-commerce

Existem diferentes opções para você desenvolver o seu negócio no mundo online. Veja quais são elas:

Marketplace

Funciona como um grande centro comercial, porém, no mundo virtual. O fluxo de pessoas que visitam essas plataformas é enorme, por isso, é fundamental aprender como se destacar da concorrência e, assim, ganhar a atenção delas. Nessa plataforma, existem vendedores e compradores que oferecem todos os tipos de soluções e uma ampla variedade de produtos, com preços e condições de pagamentos muito diferentes.

 

Loja online

Uma loja online é um espaço de comércio eletrônico onde uma lista de produtos com características e preços diferentes é apresentada de diversas maneiras. No Mercado Shops, você pode personalizar o design da sua loja como preferir para que os seus itens ofereçam o visual que você desejar.  

Para fazer com que o seu negócio cresça, a melhor opção é ter uma estratégia multicanal que permita complementar suas vendas em um marketplace como o Mercado Livre.

Redes sociais

As redes sociais são excelentes aliadas para atrair compradores e ajudar você a vender mais em seu Mercado Shop.

Facebook

O Facebook é a rede social com mais usuários em todo o mundo. Trabalhando adequadamente com ele, você pode ganhar fãs, gerenciar grupos onde poderá interagir e expandir a sua base de clientes, fazer com que conheçam a sua marca, consolidar sua reputação e, principalmente, vender mais. Você pode ter acesso a muitas ferramentas para vincular a rede com o seu Mercado Shop. Confira algumas: 

 

  • Anúncios no Facebook

O Facebook Ads é uma ferramenta para criar campanhas publicitárias dentro da rede social. Ela permite desenvolver diferentes tipos de publicidade, segmentadas de acordo com as particularidades dos públicos que você queira alcançar e criar vários anúncios ao mesmo tempo, voltados a diferentes grupos. Para cada um deles, você terá que definir um orçamento, cronograma, localização e audiência. 

Mesmo com pouco dinheiro, você pode testar as campanhas, até descobrir qual gera mais conversões. Para ter um perfil profissional nessa rede, nesta nota, explicamos como criar uma página direcionada para vendas

 

  • Pixel de rastreando do Facebook

O Pixel de rastreamento do Facebook permite que você meça suas estratégias de marketing digital e o impacto delas nessa rede. Ele monitora o comportamento dos usuários quando acessam o seu Mercado Shop, assim, é possível entender se sua campanha está sendo eficaz ou se precisa ser modificada de acordo com o resultado obtido. O bom é que no Mercado Shops, você pode configurar o Pixel de Rastreamento do Facebook em seu negócio facilmente.

 

Instagram

Essa rede, graças ao seu dinamismo e crescimento, tornou-se um dos principais canais para construir uma boa estratégia de marketing digital. Para aproveitar todo o potencial e os benefícios dessa mídia social, você pode criar e converter seu perfil em sua conta profissional. E, em seguida, vincular seu perfil à seu Mercado Shop. Assim, você aproveitará os benefícios e poderá gerenciar informações sobre o seu público, como promover seus produtos e vender mais.

 

Whatsapp Business

O WhatsApp é o meio de comunicação mais popular que existe hoje em dia e conta com uma versão profissional chamada Business. Ele foi projetado para ajudar os pequenos e médios negócios, e você pode baixá-lo gratuitamente. A versão disponibiliza uma série de funções que ajudarão você a planejar estratégias para vender mais, por exemplo:

  • Poderá criar um perfil profissional com informações úteis para os seus clientes como: a localização da sua empresa, uma breve descrição sobre ela, o domínio e outros contatos que você considera importante compartilhar;
  • Permite criar mensagens automáticas, assim, você pode responder rapidamente os seus clientes;
  • Por outro lado, terá a opção de organizar seus contatos com etiquetas para que consiga encontrá-los facilmente ou gerar novas ações especiais e promoções para contatá-los novamente.

Retorno de investimento (ROI)

O ROI (Retorno de investimento) é uma fórmula que ajudará você a calcular a rentabilidade e o valor gerado através de suas ações de marketing. Para obter essa resposta, existem diversos caminhos, porém, o mais simples consiste em resolver a seguinte operação matemática:

Quando os resultados forem positivos, significa que as campanhas obtiveram lucros. Caso contrário, quando der negativo, é que você está tendo  perdas e seria conveniente revisar e otimizar as suas ações.

SEM

Em inglês, a sigla significa Search Engine Marketing, que traduzida é Marketing de Mecanismo de Pesquisa. Trata-se de uma técnica que consiste em gerar campanhas de anúncios pagos nos mecanismos de pesquisa. Isso permite que você apareça em primeiro lugar nas buscas.

SEO: O posicionamento web

Para aparecer nos primeiros lugares nos resultados por pesquisa orgânica, é preciso implementar uma estratégia SEO, que permite que você melhore sua posição nas páginas de buscas, sem precisar investir dinheiro, gerando mais tráfego para o seu Mercado Shop.

Mas, para estar nos primeiros lugares, existe uma série de técnicas que você deverá implementar. Basicamente, trata-se de realizar um estudo de palavras-chave sobre o seu negócio e incluí-las de maneira adequada em seu Mercado Shop, principalmente, nos títulos e descrições de todas as suas publicações. Além de publicar links de sua empresa e produtos em suas redes sociais, blogs e outros canais. Dessa forma, você pode dar um passo à frente para se posicionar melhor nos mecanismos de busca.

Em um mundo cada vez mais dinâmico, você sempre deve estar disposto a conhecer todas as novas ferramentas que estão ao teu alcance para tocar o seu negócio, ter mais controle e aumentar o faturamento do seu Mercado Shop.

 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi