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Economize ao resolver reclamações com reembolsos parciais
Um reembolso parcial te ajuda a economizar nas devoluções enquanto cuida da sua reputação. Saiba como usar esta ferramenta para resolver reclamações.
Quando há uma reclamação devido a um produto entregue, você pode oferecer um reembolso parcial para resolver o caso.
O reembolso parcial é uma solução efetiva: se o comprador aceitar sua oferta, a reclamação é encerrada, deixando de afetar sua reputação, e o comprador não pode voltar a fazer uma reclamação referente a essa venda.
Essa solução traz vantagens para seus negócios. Ao realizar um reembolso parcial, você:
- Cuida da sua reputação, que deixa de ser afetada se você oferecer o reembolso nos 2 primeiros dias após a reclamação, não importando se o comprador o aceita nesse prazo ou depois.
- Evita pagar o frete de uma devolução, pois o comprador fica com o produto.
- Economiza no tempo que levaria para revisar uma devolução e colocá-la à venda.
- Tem a garantia de não ter que lidar com um produto devolvido em más condições ou assumir o custo de um produto que, após devolvido, não pode ser revendido.
- Continua com a venda concluída e mantém a satisfação do comprador, aumentando suas chances de vender mais.
Além disso, sempre que você fizer um reembolso parcial, vamos cancelar as tarifas de venda proporcionais ao valor reembolsado. Por exemplo, se você reembolsou 50% do valor do produto, vamos cancelar 50% das tarifas de venda.
Como oferecer um reembolso parcial
Siga estes passos ao receber uma reclamação:
- Na parte inferior da janela Mensagens da venda, selecione a opção "Escolher valor a reembolsar".
- No menu suspenso, escolha a porcentagem do reembolso que você oferecerá ao comprador.
- Saiba o que deve ser levado em consideração antes de confirmar a oferta.
- Confirme a oferta e pronto! Se o comprador aceitá-la, a reclamação será encerrada.
Quando é melhor oferecer o reembolso
O reembolso parcial pode ser uma boa solução em caso de reclamação quando, por exemplo, um produto vendido:
- Tiver itens faltando.
- Apresentar uma falha ou defeito menor.
- For um pouco diferente do que o comprador escolheu.
- For personalizado e, caso seja devolvido, não for possível revendê-lo.
Como enviar ofertas atrativas
Quando você envia uma oferta de reembolso, é possível que o comprador não a aceite e prefira falar conosco. Nesses casos, a reclamação se torna uma mediação, e uma pessoa da nossa equipe determina como resolvê-la e se afeta a reputação ou não.
Para evitar isso, é muito importante que você envie ofertas atrativas seguindo estas recomendações.
- Ofereça uma porcentagem de acordo com o problema
Para resolver a reclamação de maneira efetiva, analise o caso e faça uma oferta justa que possa compensar o problema reportado e atender às expectativas do comprador.
- Chegue a um acordo antes de enviar o reembolso
Quando você decide resolver a reclamação com um reembolso parcial, pode enviar somente uma oferta de reembolso. Por isso, analise o caso e tente chegar a um acordo antes de oferecer uma porcentagem em dinheiro. Assim, você se certifica de que sua oferta será aceita.
Ofereça mais uma solução junto com sua oferta
Se você entrega suas vendas por meio do Envios do Mercado Livre, ao oferecer um reembolso parcial, o comprador pode optar por aceitar o dinheiro que você ofereceu ou iniciar a devolução do produto.
Assim, você oferece ao comprador mais uma maneira de resolver o problema e continua cuidando da sua reputação, já que, mesmo que o produto seja devolvido, se você enviou a oferta nos 2 primeiros dias úteis, a reclamação deixa de afetar sua reputação.
Siga essas dicas e tire o melhor proveito desta solução em caso de reclamação por parte dos compradores.
Como gerenciar reclamações em vendas entregues
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