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E-mail marketing: 6 dicas para potencializar suas campanhas

Saiba como impulsionar suas campanhas de e-mail marketing para se comunicar com clientes e promover seus produtos.

As campanhas de e-mail marketing são uma grande estratégia para vender seus produtos, comunicar algo sobre o seu negócio e fidelizar seus clientes. É importante aproveitar essa ferramenta, já que é uma maneira muito efetiva para comunicar sua marca e aumentar o rendimento da sua empresa. Nós te mostramos como fazer com essas seis dicas:

1. Planeje a campanha

O marketing precisa de organização e planejamento. A primeira coisa a ser feita para lançar uma campanha de e-mail marketing é planejar. Qual é o objetivo da campanha? A quem é direcionada? Como será a comunicação? Qual a frequência?

É fundamental que os e-mails tenham um propósito e estejam dirigidos ao público adequado. Caso contrário, a mensagem poderá não ser convertida em venda. Por exemplo, se o seu produto é destinado às mulheres, qual a serventia de divulgá-lo para homens? Segmente seu público de acordo com os seus objetivos e com o que deseja comunicar.

Além disso, planeje um calendário de envios de e-mails e certifique-se de não mandar muitos em um período curto de tempo, para evitar cair na caixa de spam.

 

2. Crie propostas de valor

Para que sua campanha tenha sucesso, escreva mensagens que tenham um valor agregado. Não basta apenas enviar ofertas e promoções. Descubra o que pode interessar a seus potenciais clientes. Pense sobre newsletters, e-mails de boas vindas, instruções sobre como usar seus produtos ou qualquer assunto relevante sobre o seu negócio. Use a criatividade!

 

3. Elabore seus e-mails

Uma mensagem bem elaborada pode fazer a diferença. É importante se destacar entre os demais, e há muitas maneiras de fazer isso:

  • Use frases criativas com um ou dois emojis no assunto.
  • As imagens devem ser vibrantes, atrativas e de boa qualidade.
  • O corpo da mensagem deve ser claro e conciso. Utilize uma linguagem atrativa e objetiva. Fale diretamente com seu cliente!
  • Hierarquia da informação: deixe o mais importante no começo da mensagem.
  • Inclua um chamado para a ação que direcione o cliente para o seu Shop.

4. Teste a mensagem

Antes de disparar a sua campanha de e-mail marketing, é melhor fazer um teste. Não divulgue o primeiro design do primeiro texto. Certifique-se de que as mensagens possam ser visualizadas corretamente em vários dispositivos, como computadores e celulares, já que o desenho pode variar. Envie mensagens de teste a amigos e companheiros de trabalho, para que possam identificar os erros e dar conselhos para melhorá-las.

Você também pode fazer testes A/B. Essa técnica consiste em mandar versões de uma mesma mensagem a dois grupos de destinatários. Mude o assunto, o horário de envio ou o chamado para ação - assim, poderá comparar os resultados e identificar a versão mais eficiente.

5. Avalie seus resultados

Uma vez que a campanha de e-mail marketing foi disparada, espere seus resultados. Quantas mensagens foram abertas? O tráfego do seu site aumentou? Houve conversão?

É importante interpretar essas estatísticas e identificar os elementos que funcionaram e quais podem ser melhorados. E se puder comparar os seus resultados com os de outras empresas do seu setor, melhor ainda. Algumas das métricas a serem levadas em consideração são:

  • Taxa de abertura: é a porcentagem de pessoas que abriram seu e-mail. É um importante indicador do interesse do seu público em relação às suas mensagens.
  • Taxa de cliques: é a porcentagem de pessoas que abriram seu e-mail e clicaram em um link, em relação às pessoas que receberam e não o fizeram.
  • Taxa de conversão: é a porcentagem de pessoas que realizaram uma ação ao abrir o seu e-mail e clicar no link. Por exemplo, fez uma compra, assinou ou baixou algum conteúdo.
  • Taxa de rejeição: corresponde à porcentagem de mensagens que não são entregues corretamente à caixa de entrada dos seus destinatários.

 

6. Integre seu Shop com aplicativos de e-mail marketing

A App Store do Mercado Livre é um espaço onde você encontrará uma variedade de ferramentas para atender às necessidades do seu negócio. É possível integrá-las com seu Shop para criar campanhas de e-mail marketing e simplificar o processo. Algumas sugestões:

  • MailUp: Permite a criação e o disparo de newsletter e SMS personalizados.
  • Doppler: É uma plataforma para criar e-mails, SMS automatizados e formulários. Oferece templates e um editor fácil de usar.
  • Perfit: Permite a criação de campanhas personalizadas e automatizadas, assim como testes de performance. Inclui relatórios completos com métricas de campanhas.

Acesse a App Store e conheça todas as opções disponíveis.

Agora que você conhece mais sobre e-mail marketing, impulsione seu negócio usando essa estratégia.

Para aprender mais sobre e-mail marketing, confira este guia.

Crie estratégias de fidelização para posicionar sua marca

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