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Entendendo as origens de trĂĄfego do seu ecommerce no Google Analytics
VocĂȘ conhece todas as origens de trĂĄfego do Google Analytics?


O Google Analytics Ă© a ferramenta de Analytics mais utilizada no mundo mas existem diversas dĂșvidas sobre os dados contidos nas ferramentas como as origens de trĂĄfego.

Qualquer acesso que um usuĂĄrio realiza em seu Ecommerce Ă© contabilizado na ferramenta (desde que a mesma esteja instalada) e o GA consegue identificar esses acessos e a origem do mesmo, chamando assim de origens de trĂĄfego e vocĂȘ consegue identificar facilmente no Google Analytics Universal acessando o relatĂłrio de Aquisição > Todo o TrĂĄfego > Origem/MĂdia, mas uma coisa nĂŁo sai da cabeça de muita gente⊠O que sĂŁo essas origens?
Basicamente o GA divide as origens de trĂĄfego em 4 tipos:
- Google / CPC - TrĂĄfego oriundo de anĂșncios do Google, ou seja, do Google Ads;
- Google / Organic - TrĂĄfego oriundo da busca do Google mas sem ser anĂșncio, ou seja, seu SEO performando;
- Direct / None - TrĂĄfego proveniente dos usuĂĄrios que acessaram o seu site digitando "diretamente" no navegador a URL do seu site, exemplo, a pessoa digitar no Chrome www.metricasboss.com.br
- Referral - TrĂĄfego de referĂȘncia, ou seja, todo o trĂĄfego que nĂŁo for os 3 mencionados acima, exemplo, o link que inclui aĂ acima www.metricasboss.com.br aparecerĂĄ em meu Google Analytics como mercadoshops/referral
Tenho certeza que vocĂȘ deve estar se perguntando agora, como eu consigo medir entĂŁo meu trĂĄfego de influenciadores? Facebook Ads? Afiliados?
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A importĂąncia do Trackeamento de URLS

Se vocĂȘ fizer um anĂșncio no Facebook Ads, uma parceria com influenciadores e outras do tipo e nĂŁo "trackear" as URLS, seus acessos aparecerĂŁo SEMPRE como Referral e isso farĂĄ com que vocĂȘ nĂŁo consiga mensurar seus resultados de forma correta e muito menos justificar o resultado sobre o seu investimento, o famoso ROAS.
Para evitar que esse problema aconteça, necessitamos trackear as URLS dos nossos anĂșncios e das divulgaçÔes que faremos, seja em afiliados, Facebook Ads ou qualquer outra origem de trĂĄfego que nĂŁo seja uma das 3 primeiras mencionadas no inĂcio deste post.
O Trackeamento de URLS consiste em incluir parĂąmetros no link que serĂĄ publicado para que o GA possa identificar essa origem e com isso a mesma nĂŁo ser chamada de Referral.
O Trackeamento no GA 3, ou GA Universal é dividido em 5 critérios, são eles:
Vamos supor que vocĂȘ esteja trackeando a URL do seu anĂșncio no Instagram Stories da campanha de dia das mĂŁes,ok?
- Source = Origem do acesso. Aqui vocĂȘ deve informar de fato qual serĂĄ a origem do acesso do usuĂĄrio ao seu site, no nosso caso serĂĄ Instagram.
Ă MUITO importante informar que o trackeamento de URLS Ă© Case Sensitive, ou seja, ele diferencia maiĂșsculas e minĂșsculas, beleza?
- Medium = MĂdia do acesso. No nosso caso serĂĄ o Stories mas aqui vocĂȘ informarĂĄ de fato qual a mĂdia que estĂĄ levando o acesso ao usuĂĄrio.
- Campaign = Campanha que vocĂȘ estĂĄ divulgando e conforme expliquei acima, no nosso caso serĂĄ Dia_das_Maes.
- Keyword = Palavra Chave. Esse Ă© um campo especĂfico para Google Ads e vocĂȘ nĂŁo deve se preocupar com o mesmo.
- Content = ConteĂșdo. Aqui vocĂȘ pode listar o conteĂșdo do anĂșncio como por exemplo, VĂdeo promo_dia_das_maes, definir de fato o conteĂșdo exibido.
Com o trackeamento bem definido vocĂȘ conseguirĂĄ identificar de melhor maneira as origens dos seus acessos.
Não sei se passou despercebido, mas eu não inclui acento no maes e separei os espaços com "_", sabe por que?
Assim como expliquei que ele Ă© Case Sensitive, ele tambĂ©m nĂŁo reconhece caracteres especiais e acentos, ou seja, NĂO USE!
O Site onde vocĂȘ realizar esse trackeamento Ă© o URL BUILDER e para te ajudar ainda mais, deixo abaixo um vĂdeo onde ensino sobre as origens de trĂĄfego e como vocĂȘ pode realizar NA PRĂTICA o trackeamento:
Artigo criado por Gustavo Esteves em colaboração com o Mercado Shops

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