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Entendendo as origens de tráfego do seu ecommerce no Google Analytics

Você conhece todas as origens de tráfego do Google Analytics?

O Google Analytics é a ferramenta de Analytics mais utilizada no mundo mas existem diversas dúvidas sobre os dados contidos nas ferramentas como as origens de tráfego.

Qualquer acesso que um usuário realiza em seu Ecommerce é contabilizado na ferramenta (desde que a mesma esteja instalada) e o GA consegue identificar esses acessos e a origem do mesmo, chamando assim de origens de tráfego e você consegue identificar facilmente no Google Analytics Universal acessando o relatório de Aquisição > Todo o Tráfego > Origem/Mídia, mas uma coisa não sai da cabeça de muita gente… O que são essas origens?

Basicamente o GA divide as origens de tráfego em 4 tipos:

  • Google / CPC - Tráfego oriundo de anúncios do Google, ou seja, do Google Ads;
  • Google / Organic - Tráfego oriundo da busca do Google mas sem ser anúncio, ou seja, seu SEO performando;
  • Direct / None - Tráfego proveniente dos usuários que acessaram o seu site digitando "diretamente" no navegador a URL do seu site, exemplo, a pessoa digitar no Chrome www.metricasboss.com.br
  • Referral - Tráfego de referência, ou seja, todo o tráfego que não for os 3 mencionados acima, exemplo, o link que inclui aí acima www.metricasboss.com.br aparecerá em meu Google Analytics como mercadoshops/referral

Tenho certeza que você deve estar se perguntando agora, como eu consigo medir então meu tráfego de influenciadores? Facebook Ads? Afiliados?

 

A importância do Trackeamento de URLS

Se você fizer um anúncio no Facebook Ads, uma parceria com influenciadores e outras do tipo e não "trackear" as URLS, seus acessos aparecerão SEMPRE como Referral e isso fará com que você não consiga mensurar seus resultados de forma correta e muito menos justificar o resultado sobre o seu investimento, o famoso ROAS.

Para evitar que esse problema aconteça, necessitamos trackear as URLS dos nossos anúncios e das divulgações que faremos, seja em afiliados, Facebook Ads ou qualquer outra origem de tráfego que não seja uma das 3 primeiras mencionadas no início deste post.

O Trackeamento de URLS consiste em incluir parâmetros no link que será publicado para que o GA possa identificar essa origem e com isso a mesma não ser chamada de Referral.

O Trackeamento no GA 3, ou GA Universal é dividido em 5 critérios, são eles:

Vamos supor que você esteja trackeando a URL do seu anúncio no Instagram Stories da campanha de dia das mães,ok?

  • Source = Origem do acesso. Aqui você deve informar de fato qual será a origem do acesso do usuário ao seu site, no nosso caso será Instagram.

É MUITO importante informar que o trackeamento de URLS é Case Sensitive, ou seja, ele diferencia maiúsculas e minúsculas, beleza?

  • Medium = Mídia do acesso. No nosso caso será o Stories mas aqui você informará de fato qual a mídia que está levando o acesso ao usuário.
  • Campaign = Campanha que você está divulgando e conforme expliquei acima, no nosso caso será Dia_das_Maes.
  • Keyword = Palavra Chave. Esse é um campo específico para Google Ads e você não deve se preocupar com o mesmo.
  • Content = Conteúdo. Aqui você pode listar o conteúdo do anúncio como por exemplo, Vídeo promo_dia_das_maes, definir de fato o conteúdo exibido.

Com o trackeamento bem definido você conseguirá identificar de melhor maneira as origens dos seus acessos.

Não sei se passou despercebido, mas eu não inclui acento no maes e separei os espaços com "_", sabe por que?

Assim como expliquei que ele é Case Sensitive, ele também não reconhece caracteres especiais e acentos, ou seja, NÃO USE!

O Site onde você realizar esse trackeamento é o URL BUILDER e para te ajudar ainda mais, deixo abaixo um vídeo onde ensino sobre as origens de tráfego e como você pode realizar NA PRÁTICA o trackeamento:

Link: Google Analytics - Saiba como taguear as suas URLS com o URL Builder e mensurar as suas campanhas!

Artigo criado por Gustavo Esteves em colaboração com o Mercado Shops

Agora que você conhece o Google Analytics, use-o no seu Mercado Shop.

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