Voltar ao curso

Menos de 2 minutos

CaracterĂ­sticas do produto: tudo o que vocĂȘ precisa saber

Preencher as caracterĂ­sticas, o cĂłdigo universal e a descrição do seu produto melhora a qualidade e a exposição dos seus anĂșncios.

Dados que devem ser preenchidos


1. Características principais e secundárias


São as informações que descrevem seu produto. Em um celular, por exemplo, podem incluir marca, modelo, capacidade de memória interna, entre outras.‹

Os compradores usam diferentes palavras para buscar e filtrar os produtos que desejam. Por isso, preencher as características principais e secundárias aumenta a sua exposição nos resultados de busca.

 

Como preencher as características


Procure escrever com boa ortografia e evite símbolos ou dados incorretos.

Se tiver dúvidas ou não souber como preencher algum dado, você pode usar inteligência artificial clicando no botão “Sugerir características”. Isso te ajuda a preencher os campos rapidamente e, com base no resultado, você pode confirmar, editar ou desfazer as sugestões.

 

2. Código universal


Todos os produtos têm um, é como se fosse o número de documento deles.
Se você oferece variações, deve preencher o código de cada uma.

Por exemplo, se você vende mochilas em diferentes cores, cada opção é uma variação e tem um código próprio.‹

Se algum dado estiver faltando nas características, esse código pode nos ajudar a preencher para você.

Como encontrar o código universal de um produto

  • Ele é numérico.
  • Tem entre 8 e 14 dígitos.
  • Está próximo do código de barras, na caixa ou embalagem do produto.

Caso não o encontre, você pode confirmar o código com o seu fornecedor ou fabricante. Além disso, é possível usar um aplicativo para escanear o código de barras e identificá-lo. Lembre-se que ele pode ser um EAN, UPC, JAN ou ISBN.

Se preferir, consulte os detalhes sobre os códigos universais.

 

3. Descrição


A descrição permite que você forneça mais detalhes sobre o seu produto. Nela, você pode incluir informações que não foram solicitadas nas características principais ou secundárias.

Para economizar tempo, lembre-se de que é possível gerar uma descrição com inteligência artificial através do botão “Sugerir descrição”.

 

O que fazer se você não tiver todos os dados


É possível que características que não se apliquem ao seu produto sejam solicitadas ou que você não consiga preencher o código universal. Isso pode acontecer com produtos artesanais, fabricados ou vendidos de forma fracionada (como cabos ou cordas). Nesses casos, você pode marcar a opção “Não se aplica”.

Entretanto, lembre-se de que os compradores preferem anúncios com o máximo de informações possível. Marque essa opção na menor quantidade de campos.

Além disso, se o seu anúncio tiver poucas informações ou dados incorretos, ele poderá ser pausado e ter o status “Para revisar”. Para mais informações sobre o assunto, consulte os critérios de revisão.


O que é mais importante: preencher as características ou a descrição?


Ambas são importantes. Embora alguns dados se repitam, é possível usar ambas as opções para se complementarem estrategicamente.

 

Evite cometer infrações


Siga estas dicas e evite cometer possíveis infrações de propriedade intelectual no seu anúncio:

  • Informe sempre a marca real do seu produto nas características principais.

  • Se o seu produto não tiver marca, digite “Genérica” para não deixar o campo vazio.

  • Mantenha consistência. As informações que você incluir nas características do produto devem corresponder às informações do título, da descrição, exibindo as imagens do produto à venda.


Observe que se identificarmos uma infração de propriedade intelectual, vamos cancelar seu anúncio, em cumprimento às nossas políticas.

Por último, na seção “Anúncios”, é possível conferir a pontuação de qualidade de cada anúncio. Preencha os objetivos de qualidade que sugerimos para aumentar suas chances de vender. Caso seja do seu interesse, confira o que é qualidade e como é possível melhorá-la.

Preencha as fichas tĂ©cnicas e melhore os anĂșncios

3 conteĂșdos

O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?