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Guia de conselhos para migrar sua loja online

Se vocĂȘ vai migrar sua loja online, Ă© importante saber o que pode fazer para evitar perder dados e vendas. Descubra como nesta nota.

Durante 2025, a solução Mercado Shops como a conhecemos até agora começará uma transição para Minha página. Tudo continua igual até 31 de dezembro: as ferramentas da sua loja continuarão funcionando normalmente.

Sabemos que as vendas online são fundamentais para o seu negócio. Por isso, compartilhamos este guia com dicas para migrar sua loja para plataformas semelhantes ao Mercado Shops.

É importante seguir um plano estruturado para evitar perdas de informação, tráfego e vendas. Siga estes passos chave para realizar uma migração bem-sucedida:


1. Avalie opções de plataformas


Antes de escolher uma nova plataforma, você deve considerar alguns aspectos:

  • Custos: tarifas mensais, comissões por venda e integrações.
  • Funcionalidades: opções de personalização, métodos de pagamento e envio, integração com marketplaces.
  • Usabilidade: facilidade para administrar produtos e pedidos.
  • SEO & Marketing: otimização para buscadores e ferramentas de promoção.
  • Suporte & Comunidade: assistência técnica e documentação disponível.

💡 Sugestão: algumas plataformas oferecem testes gratuitos. Aproveite essa opção para testar funcionalidades antes de tomar uma decisão.

Com Minha página, você pode criar sua própria loja online dentro do Mercado Livre. Conheça tudo sobre Minha página.


2. Estabeleça o design e a configuração visual


Aproveite ao máximo as possibilidades de design que a nova plataforma oferece: muitas plataformas oferecem designs pré-determinados que são otimizados para uma melhor conversão.

Personalize a nova plataforma para que reflita sua marca:

  • Configure menus, navegação e categorização de produtos.
  • Ajuste cores, logotipos, tipografias e estilos visuais.


💡 Sugestão:
use sua loja no Mercado Shops como referência para manter a coerência com sua marca.


3. Sincronize seu catálogo de produtos


Decida como migrar seu inventário:

  • Carga manual: ideal se você tem poucos produtos.
  • Carga automática com um ERP ou integrador: recomendado para grandes catálogos.

Se você quiser manter sincronizado o estoque e preço das suas publicações do Mercado Livre na sua nova loja, você pode fazer isso através de um integrador que permita gerenciar todos os seus canais de venda. Recomendamos conhecer as soluções integradas ao Mercado Livre.


🎁 Benefício exclusivo:
por ser vendedor do Mercado Shops, oferecemos um cupom para criar sua conta no HUB de integração Shopping de Preços. Utilize o código SHOPS90 e aproveite 3 meses grátis.


4. Habilite o Mercado Pago como método de pagamento


O Mercado Pago é a plataforma de pagamentos mais utilizada na América Latina, o que oferece segurança e confiança para seus clientes e para você. Ao integrá-lo na sua nova loja, você poderá oferecer:

  • Pagamentos com cartões de crédito e débito (com ou sem parcelas).
  • Opções de pagamento em dinheiro e saldo em conta do Mercado Pago.

5. Define logística e integraciones de envíos


Os Envios do Mercado Livre estão disponíveis apenas para vendas que você realiza dentro do Mercado Livre, portanto, não será uma opção na nova plataforma que você escolher. Para continuar usando essa solução, recomendamos usar Minha página, sua própria loja dentro do Mercado Livre.

Se você decidir migrar sua loja para outra plataforma, deverá escolher uma solução logística. Considere:

  • Métodos de envio disponíveis.
  • Prazo de entrega e custos.
  • Integrações com sua nova plataforma.
  • Assistência técnica.

6. Vincule seu domínio e otimize o SEO

  • Vincule seu domínio próprio à nova plataforma que você escolheu seguindo os passos que forem indicados lá. Seu domínio próprio sempre será seu: você pode associá-lo à sua nova loja quando quiser. No entanto, recomendamos migrar o domínio antes de desativar sua loja para evitar que, quando os compradores acessarem seu endereço, vejam uma tela de erro. No Mercado Shops, não é necessário realizar nenhuma ação; ao associar seu domínio a uma nova loja, ele será automaticamente desassociado daqui.
  • Use o Google Analytics e o Google Search Console para identificar as URLs com mais tráfego. Além disso, lembre-se de incluir as palavras-chave na descrição dos seus produtos e ao longo da nova loja.
  • Aplique o redirecionamento 301 para manter o posicionamento orgânico da sua loja nos buscadores.


📌 Importante: atualize o link da sua loja em suas redes sociais e outros canais para que seus clientes recorrentes fiquem bem informados.


7. Configure ferramentas de marketing


Certifique-se de que a nova loja esteja conectada com:

  • Google Analytics para medir o desempenho.
  • Meta Ads (Facebook & Instagram) para publicidade.
  • Google Merchant Center para que seus produtos possam aparecer de forma orgânica quando os clientes buscarem produtos ou empresas como a sua na Busca, Maps e muito mais.

8. Migre sua base de clientes

  • Baixe a lista de seus compradores e assinantes. Você pode fazer isso acessando "Gestão do meu Shop" e selecionando a opção "Baixar lista". Ir para Gestão do meu Shop.
  • Carregue essas informações na nova plataforma para conservar o histórico de compradores e segmentar e personalizar futuras campanhas de email marketing.


💌 Estratégia recomendada:
envie um email aos seus clientes com a justificativa da renovação da sua loja e ofereça um cupom de desconto.


9. Baixe as informações relevantes da sua Loja

  • Vendas: acesse seu “painel de Vendas” e, na aba do Mercado Shops, selecione a opção “Baixar Excel de vendas”. Ir para Vendas.
  • Cupons de desconto: acesse a “Central de promoções” dentro de “Publicações”. Na aba do Mercado Shops, selecione a opção “Relatório de cupons”. Ir para a Central de promoções.

10. Finalize a migração e inaugure sua nova loja


Uma vez que você complete estes passos:

✅ Verifique se todas as informações estão corretamente carregadas.
✅ Desative sua loja no Mercado Shops para evitar confusão entre seus clientes. Ir para Desativar minha Loja.


🚀 Pronto! Agora você pode continuar crescendo com sua nova loja online.

Com esses passos, você garantirá uma transição eficiente e sem perda de tráfego ou vendas. Boa sorte nesta nova etapa!

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