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Marketplace ou loja online? Entenda a diferença entre eles

Antes de começar qualquer negócio online, é importante entender os termos e canais onde você pode vender, e colocar na ponta do lápis qual melhor atende os seus objetivos no momento.

O primeiro passo é saber diferenciar os – marketplace ou loja própria, conhecendo suas características.

O que é Marketplace

O marketplace é uma espécie de shopping online onde várias marcas vendem seus produtos para os clientes. Esse tipo de site costuma ter muitos acessos, o que facilita bastante nas vendas, principalmente, para quem está começando.

 

Diferença entre um marketplace e um e-commerce

Você já sabe o que é um marketplace, mas para entender um pouco mais sobre o assunto, é preciso que você conheça a diferença entre um marketplace e um e-commerce. Basicamente, o e-commerce seria como a sua loja própria, onde você anuncia os seus produtos e faz o gerenciamento. Dessa forma, podemos exemplificar da seguinte forma: o Mercado Livre é um marketplace e a nossa facilidade para você criar sua loja online, Mercado Shops, é um e-commerce.

Há também outras diferenças, principalmente, na parte financeira. O marketplace tem um investimento inicial mais baixo e o benefício de ter uma grande audiência – composta majoritariamente por usuários em etapas mais avançadas da jornada do consumidor (eles já têm o desejo de comprar). Para o e-commerce, você vai precisar atrair seus consumidores até o seu site para começar a formar uma audiência e, em seguida, realizar suas vendas.

Como funciona o Marketplace no Mercado Livre

Para fazer parte do marketplace do Mercado Livre, basta que você crie sua conta, faça seus anúncios e comece a vender. Os seus produtos são exibidos para os milhões de clientes que acessam diariamente o site, o que aumenta muito as suas possibilidades de fazer uma venda.

Em relação a vender, no caso do Mercado Livre, você paga um percentual de suas transações, de acordo com o tipo de anúncio. No Mercado Shops, o seu e-commerce, o funcionamento é semelhante, mas nesse caso a sua loja virtual não possui taxas de criação, nem manutenção. O valor só é pago após sua venda.

 

Mas você sabe quanto custa investir no marketplace?

Uma vez que o marketplace do Mercado Livre já oferece toda a tecnologia e estrutura – meios de pagamentos, soluções logísticas e de gestão – para vender os seus produtos, você só precisa se preocupar com outros aspectos da operação:

  • Estoque inicial
  • Recursos humanos (equipe enxuta)
  • Pagamento da comissão por venda realizada (varia conforme canal e categoria)

 

Estoque inicial

Ao escolher o tipo de produto que irá comercializar, procure entender o volume de buscas por ele no mercado. Com base nisso, compre um volume inicial de peças e cadastre seus anúncios.

É muito importante só anunciar aquilo que tem em estoque, pois ao concretizar a venda é necessário despachar em até 24h para impactar de forma positiva sua reputação na plataforma. Se o produto não estiver disponível em estoque, você dependerá dos prazos de entrega do seu fornecedor e atrasará o envio ao seu cliente.

 

Recursos humanos

Você pode começar sua operação gerenciando tudo sozinho, mas precisa ter em mente que – a medida que os pedidos aumentarem – precisará estruturar uma pequena equipe para te ajudar. Lembre-se que gerir um negócio envolve controle de estoque, contabilidade e o atendimento ao cliente.

 

Comissão por venda no marketplace do mercado livre

Publicar seus produtos no marketplace não tem custo. No Mercado Livre você só paga um percentual sobre o valor da venda. Ou seja, você só paga algo, quando vender. Portanto, é possível entrar e, dependendo da oferta e demanda pelo produto, começar a receber pedidos em poucos minutos.

No caso da loja virtual Mercado Shops, você tem acesso a todo o ecossistema oferecido pelo marketplace, seja para pagamentos com o Mercado Pago, logística com o Mercado Envios e demais áreas.

Além dessas facilidades, a sua loja virtual Mercado Shops é gratuita, sem taxa de ativação ou manutenção, e você consegue criá-la com apenas um clique.

Por que investir em uma loja online?

Em sua loja online própria, você e sua marca são os protagonistas. Para trabalhar com esse canal de vendas, deve procurar uma plataforma que ofereça o suporte que precisa para o seu perfil de negócios. O Mercado Shops resolve isso muito bem, pois traz muitas facilidades para que você possa abrir sua própria loja online sem custos extras ou complicações.

Para isso, é importante que considere algumas questões:

 

  • Personalização do design do site.
  • Domínio próprio.
  • Integração de pagamentos.
  • Soluções logísticas.
  • App Store para que possa usar todas as aplicações disponíveis

Conheça os benefícios de ter sua própria loja online:

 

1. Marca forte

Ao ter sua própria loja online, poderá personalizar muitos aspectos e isso permitirá que você valorize sua marca.

 

2. Ter seu próprio domínio

É mais uma forma de consolidar e fortalecer a sua marca. Ao ter seu próprio endereço, a loja será mais fácil de lembrar. Além disso, é possível que seus potenciais consumidores tenham mais confiança em seu negócio, pois ter um site próprio é sinal de profissionalismo.

 

3. Trabalhar com uma base de dados de seus clientes

A base de dados de clientes é uma ferramenta do Mercado Shops que o vai ajudar a manter uma boa comunicação com os seus consumidores, fortalecer a experiência de pós-venda e fidelizar os seus clientes. Você pode facilmente baixá-la e usá-la para planejar novas estratégias de marketing, fazer um acompanhamento personalizado, oferecer cupons de desconto, enviar newsletter e criar campanhas, entre outros.

 

4. E-mails específicos

Ao ter seu próprio domínio, você pode criar contas de e-mail com o endereço da sua loja. Além disso, pode segmentar por áreas de trabalho, como vendas, atendimento ao cliente, etc. Isso dará ao seu cliente a segurança de lidar com um vendedor profissional.

 

5. Integrações

Uma plataforma como o Mercado Shops permite que você não só aproveite todas as funcionalidades e serviços do Mercado Livre, como que integre à sua loja online outras ferramentas que o ajudarão a melhorar a gestão do seu negócio. Isso facilitará sua operação diária.

Você pode se concentrar em vender e fazer a sua marca crescer.

 

6. Estratégias empresariais

Com a sua loja online no Mercado Shops, você poderá ter o controle total da sua estratégia de vendas. Dessa forma, pode criar promoções e descontos e utilizar as redes sociais a seu favor para tornar-se conhecido.

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