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Mensagens: saiba quando usá-las e economize tempo no seu gerenciamento

Responda no prazo e mantenha o controle dos negócios. Uma Comunicação rápida ajuda a fechar vendas e melhora a experiência dos seus compradores.

Uma boa comunicação pós-venda não se refere à quantidade de mensagens, mas sim de enviar a mensagem certa no momento adequado. Ao otimizar suas interações, você mantém uma comunicação clara e eficaz, sem perder tempo com mensagens desnecessárias. Assim, o comprador recebe exatamente a informação que precisa, melhorando a experiência e a gestão.

 

Identifique as mensagens enviadas pelos compradores:

Quando um comprador entrar em contato com você, um ponto azul aparecerá nas “Mensagens” em cada venda. Além disso, é possível encontrá-las pela opção “Filtrar e ordenar”, selecionando a categoria “Conversas” e escolhendo “Com mensagens não lidas”.

Se você tiver uma reclamação aberta, as mensagens relacionadas aparecerão na seção “Atendimento pós-venda”, na categoria “Reclamações”

Boas práticas ao conversar com o comprador:

  • Lembre-se de que não é permitido compartilhar ou solicitar dados pessoais que incentivem o contato fora do Mercado Livre, como links para redes sociais, e-mails ou números de telefone.
  • Evite usar mensagens com linguagem ofensiva ou conteúdo inapropriado.
  • Não desmotive os compradores a abrir reclamações, nem os incentive a abri-las por um motivo desnecessário.

Recupere suas mensagens marcando-as como “não lidas”:

  • Acesse suas conversas e, no canto superior direito, estão os 3 pontinhos onde você encontrará a opção “Marcar como não lido”.
  • Na opção “Mensagens” do painel de “Atendimento pós-venda” e acessando os 3 pontinhos de cada uma das vendas, você também encontrará a opção “Marcar como não lida”. Uma vez marcada como não lida, você poderá marcá-la como lida novamente.
  • Para encontrar as conversas não lidas, você pode usar a opção “Filtrar e ordenar”.
  • Se você tiver marcado a conversa como não lida e depois ocorrer algum bloqueio permanente, ela será marcada automaticamente como lida.

Quando você pode entrar em contato com o comprador

Se você quiser iniciar a conversa, clique na opção “Iniciar conversa” no canto superior direito de cada venda ou também no detalhe da venda. Lembre-se de que você só tem uma mensagem disponível para iniciar a conversa, então ela deve ser breve e clara. Você poderá enviar outra mensagem quando o comprador responder.

Ao acessar, você encontrará várias opções que vão te ajudar a gerenciar melhor o tempo:

  • Pedir ou confirmar variações: é importante que você informe todas as variações do produto na ficha técnica do anúncio, caso contrário, é possível  combinar com o comprador, antes de entregar o produto, características como: marca, modelo, tamanho, cor etc.
  • Escrever uma mensagem personalizada: você pode usar esse recurso, antes de entregar o produto, para dar instruções de uso, confirmar o horário de entrega ou notificar sobre problemas no envio, oferecendo uma solução antecipadamente.

A conversa será desativada quando…

  • A venda for entregue.
  • Você fizer uma venda de supermercado ou com envio Full.
  • Já passaram 30 dias desde a confirmação do pagamento da venda ou desde que a última mensagem foi enviada.
  • O comprador te bloquear e a conversa for desativada.
  • Uma fraude for identificada em uma venda.
  • Uma venda for cancelada.
  • Uma reclamação ou mediação for encerrada.

Para você economizar tempo e gerenciar suas vendas de forma mais eficiente, nós do Mercado Livre informamos ao comprador o andamento da venda ou do envio. Assim, evitamos que ele receba informações duplicadas, reduzindo a carga de trabalho. Além disso, não é necessário enviar mensagens apenas para agradecer ou cumprimentar: o ideal é entrar em contato somente quando for realmente necessário, para que a comunicação seja útil e eficaz para ambas as partes.

Saiba como responder às perguntas/mensagens dos compradores

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