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Mensagens: saiba quando usá-las e economize tempo no seu gerenciamento
Já pensou quantas mensagens enviadas ao seu comprador você poderia diminuir todos os dias? Confira algumas dicas que vão te ajudar a otimizar seu tempo.
Para prestar um bom atendimento pós-venda, não é necessário enviar várias mensagens para seu comprador. O importante é entender estrategicamente quando é necessário entrar em contato, assim, você economiza tempo e esforços, evitando o envio de mensagens pouco relevantes ou ainda aquelas que nós já enviamos. Dessa forma, seu comprador terá uma boa experiência com as mensagens enviadas.
O que acontece quando uma conversa é iniciada?
Se o comprador inicia a conversa, você pode responder sempre que necessário com mensagens de até 350 caracteres.
Se você quiser iniciar a conversa, pode entrar no sistema de mensagens pelo detalhe da venda e selecionar algumas opções, que permitem gerenciar melhor seu tempo: "solicitar ou confirmar variações" e "escrever uma mensagem personalizada".
Você pode entrar em contato com o comprador quando...
- Precisar solicitar ou confirmar variações: é importante que você adicione em sua ficha técnica todas as variações do produto no seu anúncio mas, se não adicioná-las, você pode definir com o comprador as características do produto, como marca, modelo, tamanho, cor etc.
- Precisar enviar uma mensagem personalizada: para explicar como usar o produto, confirmar o horário de entrega ou notificar sobre problemas com o envio e assim antecipar a solução.
Observe que você tem somente 1 mensagem disponível para iniciar a conversa e ela deve ser breve e clara.
Não é necessário entrar em contato com o comprador para…
- Confirmar o progresso da venda ou do envio: nós informamos essas alterações ao comprador diretamente pelo Mercado Livre, por isso, não é necessário informá-lo. Assim, evitamos que você tenha trabalho operacional e seu comprador recebe essa informação somente uma vez.
- Agradecer ou enviar mensagens "informais": seu comprador não espera que você entre em contato somente para agradecer. É importante que você agradeça somente quando necessário, assim, as duas partes ganham tempo.
A conversa será desativada se…
- Houver uma venda de supermercado ou com envio Full: nesses casos, você não poderá iniciar uma conversa com o comprador até que a venda seja marcada como "entregue".
- Passaram-se 30 dias desde que a venda foi feita ou do envio da última mensagem: se isso ocorrer, a conversa será desativada até o comprador te escrever novamente.
- O comprador te bloquear e a conversa estiver desativada: nesse caso, se houver mensagens anteriores, você poderá visualizá-las mas não respondê-las. Caso a conversa não tenha sido iniciada, o acesso estará desativado.
Confira estas boas práticas na hora de conversar com seu comprador:
- Lembre-se de não compartilhar ou solicitar dados pessoais que incentivem contato fora do Mercado Livre, como links de redes sociais ou números de telefone.
- Não use mensagens com linguagem ofensiva ou conteúdo inapropriado.
- Não desestimule as pessoas que compram seus produtos a iniciar reclamações nem as incentive a fazer reclamações por uma causa incorreta.
- Escreva mensagens claras, de no máximo 350 caracteres.
Como você pode ver, identificar as situações em que vale à pena entrar em contato com o comprador ajuda a melhorar a experiência que você oferece, com menos esforço e tempo. Coloque em prática as nossas dicas e economize tempo ao gerenciar suas vendas.
Saiba como responder às perguntas/mensagens dos compradores
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