Mensagens: saiba quando usá-las e economize tempo no seu gerenciamento

Você já calculou o quanto poderia economizar por dia nas mensagens que envia para seus compradores?

Mercado Livre
Mensagens: saiba quando usá-las e economize tempo no seu gerenciamento

Conforme nossa análise das mensagens no Mercado Livre, descobrimos que 50% das mensagens enviadas pelos vendedores aos compradores poderiam ser evitadas ao consultar os detalhes da compra ou do envio.

Para você, isso significa uma grande economia de tempo, esforço e carga operacional.

Isso acontece porque seu comprador não precisa que você entre sempre em contato. Há casos específicos no seu processo de venda onde é essencial que você e seu comprador se comuniquem, e que você possa resolver efetivamente com a lista atual de opções fornecidas por seu sistema de mensagens. Por outro lado, há outros casos em que não é necessário iniciar uma conversa.

Aqui, explicamos como identificar cada caso, para que você faça da ferramenta de mensagens a sua melhor aliada no pós-venda:

É importante que você entre em contato com seu comprador quando…

Houver algum problema com o produto comprado:

Avise seu comprador caso haja algum problema com o produto. Nessa hora, é essencial que você envie uma mensagem personalizada, explicando o que aconteceu de forma clara e específica, e apresentando uma solução.

Faltar informação para concluir a venda:

Antes do envio, é melhor confirmar todas as variações do produto comprado. Assim, você atende 100% das expectativas. Para isso, você pode usar a opção de pedir ou confirmar variações das suas mensagens.

O produto pedido for personalizado:

Nesse caso, é melhor entrar em contato com seu comprador e combinar as alterações necessárias para o produto. Assim, você tem certeza de enviar o produto esperado e seu comprador recebe exatamente o que quer.

 

Os dados para faturamento não carregaram:

Antes de escrever para seu comprador, verifique nos detalhes da venda se os dados já foram inseridos. Se precisar, entre em contato pela opção Solicitar dados de faturamento, nas mensagens, e você automaticamente terá uma mensagem com os dados necessários, conforme seu país, e basta enviá-la. Simples assim!

O envio for Flex:

Você pode economizar tempo escolhendo a opção Confirmar prazos de entrega, onde uma mensagem predefinida é carregada e basta você preencher sobre quando o produto será entregue.

 

O envio tiver que ser combinado:

Se seu comprador escolher a opção Combinar o envio com o vendedor, escreva uma mensagem personalizada, breve e clara, e que não gere dúvidas sobre o processo e envio. Assim, você tem a chance de chamar a atenção do comprador e receber uma resposta rápida.

 

O produto é muito grande ou pesado para o Mercado Livre enviar:

Se este é o seu caso, você pode aproveitar as mensagens para confirmar o processo e as condições de envio com seu comprador.

 

Não se preocupe se precisar entrar em contato com o seu comprador para…

Confirmar o progresso da venda ou do envio:

Informamos essas mudanças ao comprador pelo Mercado Livre, portanto, você não precisa fazer isso. Assim, eliminamos a sua carga operacional e seu comprador recebe essas informações sobre a compra apenas uma vez.

Agradecer ou enviar mensagens “informais”:

Enviar muitas mensagens não significa prestar o melhor serviço, especialmente no mundo do comércio eletrônico, onde as vendas são gerenciadas de forma cada vez mais rápida. Portanto, o comprador não espera que você entre em contato apenas para agradecer ou fazer comentários desnecessários sobre a venda. Por outro lado, você pode oferecer uma grande experiência de compra com um anúncio completo, um produto que atenda às expectativas e informando o comprador se algo acontecer no processo.

Antecipar uma reclamação:

A reclamação significa que houve uma falha no processo de compra.

Assim, voltando ao ponto anterior, ao invés de se sobrecarregar com mensagens e fazer o mesmo com o seu comprador, a melhor forma de evitar uma reclamação é manter um anúncio completo, um produto que atenda às expectativas do comprador ou informá-lo sobre qualquer inconveniente.

 

E, por fim, não use suas mensagens para…

Compartilhar ou solicitar dados que incentivem o contato fora do Mercado Livre:

Procuramos proteger as compras e vendas dos nossos clientes. Por isso, nos reservamos o direito de excluir qualquer mensagem que contenha dados pessoais, links de redes sociais ou do Mercado Pago e que tente promover transações fora do Mercado Livre, pois somente assim podemos garantir nosso programa de proteção ao vendedor.

Enviar mensagens com linguagem ofensiva ou conteúdo inapropriado:

Dentro das nossas regras de moderação de conteúdo, também nos reservamos o direito de excluir qualquer anexo ou mensagem que tenha conteúdo ofensivo, já que procuramos promover um ambiente de respeito mútuo entre as partes envolvidas.

Como você pode ver, não é necessário enviar dezenas de mensagens para seu comprador para prestar um bom serviço de pós-venda. Trata-se de entender estrategicamente quando entrar em contato, para que você economize tempo e esforço evitando mensagens desnecessárias ou aquelas que já nos encarregamos, para oferecer uma experiência eficiente e profissional ao seu comprador através das suas mensagens.

 

Ganhe tempo, use menos carga operacional e ofereça melhor atendimento aos seus compradores através do sistema de mensagens!

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