Menos de 2 minutos

Nova forma de negociar seus recebíveis

Confira o que muda com a nova resolução do Banco Central e saiba como isso impacta seus recebíveis.

A partir do dia 07 de Junho de 2021, entram em vigor a Resolução 4.734 e a Circular 3.952 do Banco Central, com isso você poderá negociar seus recebíveis de uma maneira mais prática! 

 

O que muda?

Com a vigência dessa nova regra, todas as vendas realizadas com cartões de débito e crédito – ou recebíveis – serão armazenadas por instituições denominadas Registradoras, garantindo assim, maior segurança das suas informações. 

As Registradoras – entidades autorizadas pelo Banco Central – têm a função de receber, armazenar e, caso você autorize, compartilhar as informações de suas vendas com  outras instituições. 

 

Como isso funciona?

Suas informações, uma vez que estejam armazenadas de maneira segura junto às Registradoras, podem ser compartilhadas e utilizadas como garantia junto às instituições financeiras, como o Mercado Crédito, e outras empresas como o próprio Mercado Pago.

Para começar a utilizar essa função, basta você autorizar a disponibilização dessas informações. 

 

Onde autorizo?

Você pode autorizar via Mercado Pago ou utilizando a funcionalidade disponibilizada por outras instituições que tiver relacionamento.

No Mercado Pago acesse a sessão Seu Dinheiro, Dinheiro a liberar, Agenda de Recebíveis. 

Em qualquer momento, você poderá cancelar a autorização dentro da plataforma Mercado Pago ou via instituição terceira em que tenha realizado a autorização.

 

Como ocorre a garantia?

Após realizada a autorização, suas informações estarão disponíveis e seus recebíveis poderão ser consultados em operações com o Mercado Crédito ou antecipações com o Mercado Pago. Dessa forma, você aumenta suas chances de aprovação e de reduzir as taxas cobradas. Mas não se preocupe, você sempre será informado. Importante destacar que você poderá negociar a totalidade ou apenas parte dos seus recebimentos.

Além disso, você também poderá oferecer seus recebíveis como garantia em operações com outras instituições do mercado. Nesse caso, seus recebíveis dados em garantia serão redirecionados e liquidados em um novo domicílio bancário.

Como acompanhar esse fluxo no Mercado Pago?

Todas as informações referentes aos fluxos de recebíveis estarão disponíveis de forma transparente na plataforma no Mercado Pago. Você poderá acompanhar na sessão “Seu Dinheiro”, “Dinheiro a liberar”, “Agenda de Recebíveis”. As informações estarão disponíveis para a sua consulta, além disso, teremos uma FAQ para responder suas principais dúvidas.

Caso você não concorde que seus recebíveis estejam em garantia, você poderá contestar via aplicativo Mercado Pago. Isso garante maior transparência e segurança nas operações e facilidade no processo. Essa é uma forma fácil e rápida de proteger sua conta. 

Esperamos que, com todas essas informações, tenha ficado claro para você como funciona essa nova funcionalidade. O Mercado Pago está cada vez mais envolvido em ajudar os empreendedores de médio e pequeno porte a organizar suas finanças e solicitar empréstimos de modo prático e seguro. 

 

Alguns detalhes para você compreender ainda mais:

O que é uma registradora?

A registradora de recebíveis é uma instituição autorizada pelo Banco Central que armazena todo o fluxo de pagamentos realizado por cartões, garante a segurança e a visibilidade aos recebíveis e, dessa forma, os recebíveis se tornam ativos que podem ser usados como garantia em operações.

 

O que é um registro sobre os recebíveis?

A partir do momento em que você cede seus recebíveis como garantia para uma determinada instituição, essa instituição executa um registro sobre seus recebíveis junto à registradora parceira. Na prática, seus recebíveis dados em garantia serão redirecionados e liquidados em um novo domicílio bancário, acordado no contrato da operação, e não mais no seu atual domicílio bancário. 

 

O que é a autorização?

Caso você queira que o mercado tenha acesso a informações referentes a sua agenda de recebíveis, você terá que autorizar as instituições de sua preferência a visualizarem sua agenda. Essa autorização permitirá que a instituição em questão consulte suas informações, assim poderá entender melhor o seu fluxo financeiro e ofertar produtos que correspondem a sua necessidade.

 

O que é o cancelamento da autorização?

A qualquer momento, você poderá cancelar uma autorização previamente realizada para determinadas instituições. Isso irá impedir que a instituição em questão siga consultando sua agenda de recebíveis. 

 

O que é contestação?

Você poderá contestar um registro indevido. Caso seus recebíveis passem a ser liquidados em um novo domicílio bancário sem que você tenha contratado essa operação, você poderá contestar a execução dessa trava de recebíveis.

Recorra ao Mercado Pago para organizar as suas finanças

O que você achou desse conteúdo?