Menos de 2 minutos
O que é a taxa de aprovação de pagamentos e como melhorá-la
Ter uma alta taxa de aprovação de pagamentos é fundamental para qualquer comércio eletrônico. Saiba do que se trata e como você pode melhorá-la.
Quando se trata de pagamentos dentro de uma loja on-line, há um número que parece se destacar entre tantos outros: a taxa de aprovação.
O que é a taxa de aprovação
Quando uma pessoa faz uma compra, preenche as informações gerais e informa os dados do cartão dela, a plataforma de pagamento envia a transação para o banco. Em questão de segundos, o comprador recebe a confirmação de que seu pagamento foi aprovado ou recusado.
A taxa de aprovação é calculada com base no número de transações que foram aprovadas sobre o total de pagamentos efetuados.
A taxa de aprovação permite medir a eficiência da ferramenta de pagamentos que você oferece, além de funcionar como um indicador de sucesso.
Fatores que reduzem a taxa de aprovação
Falta de clareza ao concluir a compra
Quando o processo de pagamento não é claro, prático e objetivo, os clientes podem se confundir ou inserir os dados incorretamente, o que pode fazer com que o pagamento seja recusado.
Processo de compra complicado, dividido em várias páginas
Quando o processo de compra é muito longo, com várias etapas e campos a serem preenchidos, o cliente pode desistir da compra ou preencher os dados incorretamente. Isso afeta diretamente a taxa de conversão e, consequentemente, a taxa de aprovação de pagamentos.
Falta de atualizações
A integração da sua loja com o provedor do serviço de pagamentos deve estar sempre atualizada, caso contrário, a taxa de aprovação pode ser afetada porque o processo não garante o envio correto das informações da compra.
Instabilidade de servidores e plataformas de pagamento
Para que seu site venda e suas taxas de aprovação sejam altas, é importante que tanto a sua página quanto a plataforma de pagamento que você usa tenham estabilidade. Se elas não funcionarem corretamente ou se houver erros no processo de compra, você corre o risco de perder clientes.
Muitos campos de cadastro
O cadastro deve solicitar apenas as informações que são indispensáveis para o cliente fazer a compra. Recomendamos que você divida o cadastro de acordo com dados pessoais e dados de pagamento.
Falta de um sistema antifraude sólido
Um sistema antifraude que combina tecnologia, inteligência artificial, uma base de dados robusta e análise manual de transações evita que as aquelas que forem legítimas sejam bloqueadas, preservando sua taxa de aprovação.
Conheça as boas práticas de venda
2 conteúdos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
O que você achou desse conteúdo?
MÓDULO