Menos de 2 minutos
O que Ă© o Google Tag Manager: otimize a anĂĄlise do seu Shop
Saiba para que serve o gerenciador de tags do Google e como os visitantes se comportam na sua loja para tomar decisÔes com base em informaçÔes.

Para que serve o Google Tag Manager?
O gerenciador de tags do Google é uma ferramenta que permite adicionar fragmentos de código de serviços de marketing ou análise digital (como o Google Ads ou o Google Analytics) da sua loja virtual, obtendo informações sobre seus visitantes. Esses códigos são conhecidos como tags (etiquetas) e permitem que você saiba:
- Quantas pessoas visitam sua loja virtual;
- Em quais botões ou links os visitantes clicam;
- Quantas pessoas abandonam o carrinho antes de concretizar a compra.
đĄ Estas informações são compiladas na sua conta do Google Analytics para que você possa conhecer a eficiência das suas campanhas, planejar ações de retargeting e identificar oportunidades de melhoria para sua loja virtual.
Benefícios do Google Tag Manager
â Você pode vincular sua loja com serviços ou aplicativos sem precisar modificar o código fonte.
â Permite que você adicione ou exclua tags de forma fácil, sem precisar ter conhecimentos de programação.
â Simplifica o gerenciamento das tags de acompanhamento, otimizando suas campanhas. Os resultados são analisados no Google Analytics.
Componentes do Google Tag Manager
Os principais componentes do gerenciador de tags do Google são as tags, os acionadores e as variáveis. Vamos ver do que se trata cada um deles e como se relacionam entre si:
đ As tags são fragmentos de código que compilam informações sobre o comportamento dos visitantes na sua loja virtual.
đ Os acionadores são as ações que os visitantes realizam, como clicar em um botão ou completar um formulário, ativando as tags para que registrem as interações.
đ As variáveis permitem armazenar informações de monitoramento de forma mais específica, como o endereço URL em que um usuário está, um formulário preenchido, o texto do botão clicado ou a fonte de origem do visitante.
đą Para saber quais são as tags do Google Tag Manager que são compatíveis com o Mercado Shops, clique aqui.
Faça boas perguntas
Podemos entender melhor o funcionamento destes componentes ao fazermos algumas perguntas fundamentais:
- O que você deseja que o Google Tag Manager registre? Esta pergunta é respondida pela tag, já que ela define a ação que será rastreada, como um clique, uma conversão ou uma visita a alguma página.
- Quando você deseja que aconteça? Esta é a função do acionador, que estabelecerá quais as condições para que a tag seja ativada. É o momento ou a interação do usuário que provoca a ação de monitoramento.
- Quais informações eu desejo obter quando a tag for ativada? Aqui entra em jogo a variável. As variáveis permitem que as tags sejam ativadas em circunstâncias específicas, como quando um usuário visita uma determinada página, em vez de qualquer outra página da sua loja virtual.
Conheça melhor seu pĂșblico com o Gerenciador de tags do Goog
2 conteĂșdos
Inicie sessĂŁo para podermos te recomendar conteĂșdos exclusivos
Inicie sessĂŁo para podermos te recomendar conteĂșdos exclusivos
O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?
MĂDULO