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O que é taxa de aprovação e como ela impacta o seu negócio

Entenda o que é a taxa de aprovação e de que maneira ela impacta no sucesso no seu e-commerce. Saiba como impulsionar essa métrica e melhorar o seu planejamento comercial.

A taxa de aprovação do seu e-commerce Ă© o resultado do percentual de pedidos pagos – portanto, faturados – sobre os pedidos efetuados. Por exemplo, se vocĂȘ recebeu 100 pedidos em um mĂȘs e 80 foram pagos, isso significa que vocĂȘ tem uma taxa de aprovação de 80%. Ela impacta, diretamente, na saĂșde financeira do seu e-commerce.

Trata-se de uma mĂ©trica importante para que vocĂȘ analise o desempenho da sua empresa. VocĂȘ pode acompanhar esta informação por meio da ĂĄrea TransaçÔes, do Google Analytics – ou pode fazer um relatĂłrio no Excel e ir alimentando manualmente – e acompanhar as informaçÔes a cada hora, por dia, todo o mĂȘs, pela demografia dos compradores, por ticket mĂ©dio e mĂ©todo de pagamento ou outro indicador que julgue necessĂĄrio e na periodicidade que fizer sentido para o seu planejamento. Os dados te darĂŁo insights importantes sobre o negĂłcio e te ajudam com a estratĂ©gia comercial.

 

Como melhorar a sua taxa de aprovação

Para manter os Ă­ndices de aprovação estĂĄveis ou melhorĂĄ-los, existem algumas medidas que vocĂȘ pode tomar, jĂĄ que começou a monitorar o volume de vendas aprovadas e nĂŁo aprovadas:

 

Atenção para a jornada do consumidor

Uma das principais atitudes Ă© olhar, de perto, para algumas etapas da jornada de compra do seu consumidor para que vocĂȘ consiga conquistĂĄ-lo, facilitar a sua experiĂȘncia e impedir que as vendas caiam:

 

Hora da escolha

Neste ponto, o comprador jĂĄ pesquisou as possĂ­veis opçÔes e Ă© preciso que ele identifique o seu produto como algo que ele necessita e que faz sentido para ele. Pensando nisso, deixe o seu anĂșncio bem completo, com fotos em alta resolução e descrição completa. A chances de concluir a venda sĂŁo maiores.

 

DecisĂŁo de compra

chegou a hora de mostrar por que o que vocĂȘ vende Ă© melhor do que o que o concorrente oferece. Nesse momento, Ă© quando vocĂȘ precisa facilitar para o seu cliente. Ofereça diferentes formas de pagamento, com parcelamento – sem juros Ă© sempre melhor – e diversas opçÔes para o frete.

As etapas acima são momentos-chave e impactam diretamente na taxa de aprovação, jå que estão ligadas ao momento da compra diretamente. Fazer com que seu e-commerce seja atraente em cada um deles garante que a venda aconteça.

Relacionamento prĂłximo

Esteja prĂłximo dos seus clientes. Seja por meio do atendimento personalizado, em campanhas pagas via redes sociais, e-mail marketing ou chat. NĂŁo importa qual plataforma vocĂȘ escolha, Ă© preciso ser lembrado e fazer com que os seus produtos estejam em evidĂȘncia tambĂ©m.

Vilãs da taxa de aprovação

Saiba de que maneira proceder para a retirada de estoque:

Mesmo que seu cliente conclua a compra, isso nĂŁo garante que o dinheiro irĂĄ cair na conta do seu e-commerce. Muitos pedidos sĂŁo feitos, mas nĂŁo aprovados por questĂ”es envolvendo as condiçÔes de pagamento na maioria das vezes: ou nĂŁo pagam o boleto ou a transação nĂŁo Ă© aprovada pela empresa de cartĂŁo de crĂ©dito. Quando isso acontece com frequĂȘncia, Ă© um sinal de que Ă© preciso mudar e variar as condiçÔes de pagamento para o seu pĂșblico.

A taxa de aprovação é o que faz o seu negócio prosperar ou afundar. Afinal, reflete as vendas que foram pagas pelo consumidor. Não deixe de acompanhar, com cuidado, como este índice estå no seu e-commerce e readapte a sua estratégia comercial se for preciso.

Acompanhe a taxa de aprovação e siga nossas dicas para melhorar sua performance.

O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?