Menos de 2 minutos

O que é taxa de aprovação e como ela impacta o seu negócio

Entenda o que é a taxa de aprovação e de que maneira ela impacta no sucesso no seu e-commerce. Saiba como impulsionar essa métrica e melhorar o seu planejamento comercial.

A taxa de aprovação do seu e-commerce é o resultado do percentual de pedidos pagos – portanto, faturados – sobre os pedidos efetuados. Por exemplo, se você recebeu 100 pedidos em um mês e 80 foram pagos, isso significa que você tem uma taxa de aprovação de 80%. Ela impacta, diretamente, na saúde financeira do seu e-commerce.

Trata-se de uma métrica importante para que você analise o desempenho da sua empresa. Você pode acompanhar esta informação por meio da área Transações, do Google Analytics – ou pode fazer um relatório no Excel e ir alimentando manualmente – e acompanhar as informações a cada hora, por dia, todo o mês, pela demografia dos compradores, por ticket médio e método de pagamento ou outro indicador que julgue necessário e na periodicidade que fizer sentido para o seu planejamento. Os dados te darão insights importantes sobre o negócio e te ajudam com a estratégia comercial.

 

Como melhorar a sua taxa de aprovação

Para manter os índices de aprovação estáveis ou melhorá-los, existem algumas medidas que você pode tomar, já que começou a monitorar o volume de vendas aprovadas e não aprovadas:

 

Atenção para a jornada do consumidor

Uma das principais atitudes é olhar, de perto, para algumas etapas da jornada de compra do seu consumidor para que você consiga conquistá-lo, facilitar a sua experiência e impedir que as vendas caiam:

 

Hora da escolha

Neste ponto, o comprador já pesquisou as possíveis opções e é preciso que ele identifique o seu produto como algo que ele necessita e que faz sentido para ele. Pensando nisso, deixe o seu anúncio bem completo, com fotos em alta resolução e descrição completa. A chances de concluir a venda são maiores.

 

Decisão de compra

chegou a hora de mostrar por que o que você vende é melhor do que o que o concorrente oferece. Nesse momento, é quando você precisa facilitar para o seu cliente. Ofereça diferentes formas de pagamento, com parcelamento – sem juros é sempre melhor – e diversas opções para o frete.

As etapas acima são momentos-chave e impactam diretamente na taxa de aprovação, já que estão ligadas ao momento da compra diretamente. Fazer com que seu e-commerce seja atraente em cada um deles garante que a venda aconteça.

Relacionamento próximo

Esteja próximo dos seus clientes. Seja por meio do atendimento personalizado, em campanhas pagas via redes sociais, e-mail marketing ou chat. Não importa qual plataforma você escolha, é preciso ser lembrado e fazer com que os seus produtos estejam em evidência também.

Vilãs da taxa de aprovação

Saiba de que maneira proceder para a retirada de estoque:

Mesmo que seu cliente conclua a compra, isso não garante que o dinheiro irá cair na conta do seu e-commerce. Muitos pedidos são feitos, mas não aprovados por questões envolvendo as condições de pagamento na maioria das vezes: ou não pagam o boleto ou a transação não é aprovada pela empresa de cartão de crédito. Quando isso acontece com frequência, é um sinal de que é preciso mudar e variar as condições de pagamento para o seu público.

A taxa de aprovação é o que faz o seu negócio prosperar ou afundar. Afinal, reflete as vendas que foram pagas pelo consumidor. Não deixe de acompanhar, com cuidado, como este índice está no seu e-commerce e readapte a sua estratégia comercial se for preciso.

Acompanhe a taxa de aprovação e siga nossas dicas para melhorar sua performance.

O que você achou desse conteúdo?