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O que fazer com a base de dados de seus clientes
Descubra as melhores estratégias para utilizar a base de dados dos seus clientes, aumentar sua fidelização e conseguir mais vendas.
A base de dados dos seus clientes é uma lista que registra todos os consumidores do seu Mercado Shop. Nela encontrará dados como: o nome e sobrenome dos clientes, o gênero que consta em seu documento de identificação, a data de nascimento, o endereço do e-mail, o número de telefone, os produtos que compraram, as datas em que efetuaram a referida transação e se estão dispostos a receber comunicações.
Para continuar promovendo seu negócio, mostraremos o que você pode fazer com sua base de dados para reter seus clientes e oferecer a eles uma melhor experiência de pós-venda.
Lembre-se: se os clientes não quiserem ser contatados, você não poderá usar seus dados para enviar comunicações.
O que fazer com a base de dados
Descubra 5 ações que pode fazer com a base de dados de seus clientes:
Campanhas de e-mail marketing
Se a sua base de dados for ampla, a execução de campanhas de e-mail marketing será de grande ajuda para comunicar notícias, novidades, novos produtos, descontos e muito mais aos seus clientes. Além disso, é o local ideal para reforçar a imagem da sua marca e também melhorar o posicionamento do seu negócio.
Dentro da App Store do Mercado Livre você contará com ferramentas para explorar todo o potencial das ferramentas de e-mail marketing e assim auxiliar na divulgação e crescimento do seu negócio.
Lembre-se de não enviar comunicações publicitárias a clientes que não queiram ser contatados. Isso afetará negativamente a imagem da sua marca e eles podem preferir comprar da concorrência.
Campanhas de remarketing
É uma técnica para criar anúncios personalizados, voltados para usuários que já interagiram com seu negócio online. Com esta campanha poderá alcançar os seus clientes e mostrar-lhes publicidades de produtos que compraram anteriormente ou mercadorias pelas quais demonstraram interesse ao navegar na sua loja. Desta forma, você vai captar a atenção deles novamente e aumentar as possibilidades de compra. Aprenda como fazer uma campanha de remarketing com o Google Ads.
Além disso, pode fazer campanhas de remarketing através do Facebook e do Instagram. Sua base de clientes colabora divulgando a frequência de compra de seus clientes. Sabendo disso, você pode direcionar a campanha de remarketing para quem tem pouca interação com o seu negócio e mostrar a eles anúncios com produtos semelhantes aos que compraram anteriormente ou recomendações de mercadorias de seu interesse.
Campanhas em redes sociais com audiências personalizadas
As campanhas publicitárias no Instagram e no Facebook são uma ótima estratégia para alcançar novos clientes e fazer com que seus clientes pensem em você com frequência. Recomendamos que, ao escolher o target de suas campanhas, você crie uma audiência personalizada. Isso te ajudará a alcançar um público específico que já sabe que está interessado em seus produtos.
Sua base de dados do Mercado Shop também ajudará você a criar audiências similares no Meta. Elas são usadas para criar campanhas de marketing que alcançarão pessoas com características semelhantes às que já compraram de você. Como funciona? Basicamente, você terá que criar uma campanha “lookalike” e o Meta usará as informações de seus clientes para identificar padrões de comportamento e procurará usuários em seu banco de dados que manifestem esses padrões para impactá-los com anúncios.
Acompanhamento personalizado através do WhatsApp Business
Um bom atendimento ao cliente desempenha um papel crucial na retenção de seus clientes. Manter o vínculo com as pessoas após a compra, com mensagens, ofertas pensadas para elas e canais abertos para tirar dúvidas, torna o relacionamento mais pessoal e ajuda a fidelização.
Uma ferramenta para esse monitoramento é o WhatsApp Business. Nele, pode criar mensagens automáticas que permitem uma resposta imediata a mais pessoas. Você pode gerar mensagens de boas-vindas, mensagens de ausência e formular respostas rápidas. Além disso, para melhorar seu gerenciamento de tempo e encontrar chats mais rapidamente, pode criar marcadores e categorizar as mensagens de acordo com seu status de vendas.
Faça pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação, também chamadas de Net Promoter Score (NPS), ajudarão você a entender o que seus clientes mais gostam, qual aspecto do seu negócio pode ser melhorado e também servirão de inspiração para se comunicar de forma assertiva, levando em consideração os gostos de seus clientes. Para começar a medir a satisfação dos seus clientes, você tem que pensar no que deseja medir e, a partir daí, criar as perguntas da pesquisa. Recomendamos não mais que 5.
Existem diferentes plataformas para fazer essas pesquisas, como Google Forms, Mailchimp, QuestionPro, entre outras, e você também pode enviá-las através de campanhas de email marketing e WhatsApp.
A base de dados do seu Mercado Shop será de grande ajuda para fidelizar os seus clientes e potencializar suas vendas. Anote esses pontos e comece a fazer melhor uso da sua base de dados.
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