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O que fazer com a base de dados de seus clientes

Descubra as melhores estratégias para utilizar a base de dados dos seus clientes, aumentar sua fidelização e conseguir mais vendas.

A base de dados dos seus clientes é uma lista que registra todos os consumidores do seu Mercado Shop. Nela encontrará dados como: o nome e sobrenome dos clientes, o gênero que consta em seu documento de identificação, a data de nascimento, o endereço do e-mail, o número de telefone, os produtos que compraram, as datas em que efetuaram a referida transação e se estão dispostos a receber comunicações.

Para continuar promovendo seu negócio, mostraremos o que você pode fazer com sua base de dados para reter seus clientes e oferecer a eles uma melhor experiência de pós-venda.

Lembre-se: se os clientes não quiserem ser contatados, você não poderá usar seus dados para enviar comunicações.

O que fazer com a base de dados

Descubra 5 ações que pode fazer com a base de dados de seus clientes:

Campanhas de e-mail marketing

Se a sua base de dados for ampla, a execução de campanhas de e-mail marketing será de grande ajuda para comunicar notícias, novidades, novos produtos, descontos e muito mais aos seus clientes. Além disso, é o local ideal para reforçar a imagem da sua marca e também melhorar o posicionamento do seu negócio.

Dentro da App Store do Mercado Livre você contará com ferramentas para explorar todo o potencial das ferramentas de e-mail marketing e assim auxiliar na divulgação e crescimento do seu negócio.

Lembre-se de não enviar comunicações publicitárias a clientes que não queiram ser contatados. Isso afetará negativamente a imagem da sua marca e eles podem preferir comprar da concorrência.

 

Campanhas de remarketing

É uma técnica para criar anúncios personalizados, voltados para usuários que já interagiram com seu negócio online. Com esta campanha poderá alcançar os seus clientes e mostrar-lhes publicidades de produtos que compraram anteriormente ou mercadorias pelas quais demonstraram interesse ao navegar na sua loja. Desta forma, você vai captar a atenção deles novamente e aumentar as possibilidades de compra. Aprenda como fazer uma campanha de remarketing com o Google Ads.

Além disso, pode fazer campanhas de remarketing através do Facebook e do Instagram. Sua base de clientes colabora divulgando a frequência de compra de seus clientes. Sabendo disso, você pode direcionar a campanha de remarketing para quem tem pouca interação com o seu negócio e mostrar a eles anúncios com produtos semelhantes aos que compraram anteriormente ou recomendações de mercadorias de seu interesse.

 

Campanhas em redes sociais com audiências personalizadas

As campanhas publicitárias no Instagram e no Facebook são uma ótima estratégia para alcançar novos clientes e fazer com que seus clientes pensem em você com frequência. Recomendamos que, ao escolher o target de suas campanhas, você crie uma audiência personalizada. Isso te ajudará a alcançar um público específico que já sabe que está interessado em seus produtos.

Sua base de dados do Mercado Shop também ajudará você a criar audiências similares no Meta. Elas são usadas ​​para criar campanhas de marketing que alcançarão pessoas com características semelhantes às que já compraram de você. Como funciona? Basicamente, você terá que criar uma campanha “lookalike” e o Meta usará as informações de seus clientes para identificar padrões de comportamento e procurará usuários em seu banco de dados que manifestem esses padrões para impactá-los com anúncios.

 

Acompanhamento personalizado através do WhatsApp Business

Um bom atendimento ao cliente desempenha um papel crucial na retenção de seus clientes. Manter o vínculo com as pessoas após a compra, com mensagens, ofertas pensadas para elas e canais abertos para tirar dúvidas, torna o relacionamento mais pessoal e ajuda a fidelização.

Uma ferramenta para esse monitoramento é o WhatsApp Business. Nele, pode criar mensagens automáticas que permitem uma resposta imediata a mais pessoas. Você pode gerar mensagens de boas-vindas, mensagens de ausência e formular respostas rápidas. Além disso, para melhorar seu gerenciamento de tempo e encontrar chats mais rapidamente, pode criar marcadores e categorizar as mensagens de acordo com seu status de vendas. 

 

Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação, também chamadas de Net Promoter Score (NPS), ajudarão você a entender o que seus clientes mais gostam, qual aspecto do seu negócio pode ser melhorado e também servirão de inspiração para se comunicar de forma assertiva, levando em consideração os gostos de seus clientes. Para começar a medir a satisfação dos seus clientes, você tem que pensar no que deseja medir e, a partir daí, criar as perguntas da pesquisa. Recomendamos não mais que 5.

Existem diferentes plataformas para fazer essas pesquisas, como Google Forms, Mailchimp, QuestionPro, entre outras, e você também pode enviá-las através de campanhas de email marketing e WhatsApp.

A base de dados do seu Mercado Shop será de grande ajuda para fidelizar os seus clientes e potencializar suas vendas. Anote esses pontos e comece a fazer melhor uso da sua base de dados.

Continue impulsionando seu Mercado Shop!

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