O que fazer quando tem uma devolução no Mercado Livre

A devolução de uma compra pode ser um sinal para identificar alguma oportunidade de melhoria no seu processo de venda e para ampliar o seu negócio.

Mercado Livre
Boas práticas
O que fazer quando tem uma devolução no Mercado Livre

Quando um usuário compra um produto e não recebe o que esperava, ele tem a opção de devolvê-lo e receber seu dinheiro de volta. Isso pode acontecer porque o produto chega incompleto, quebrado, no tamanho errado ou ele simplesmente se arrependeu de ter feito a aquisição.

É obrigatório aceitar uma devolução?

De acordo com a Lei de Defesa do Consumidor, é uma obrigação do vendedor aceitar qualquer troca ou devolução solicitada por um comprador no prazo de 7 dias após o recebimento do produto.

Alguns compradores têm um prazo estendido para poder fazer uma devolução agilizada, dependendo do seu nível do Mercado Pontos – o programa de pontos do Mercado Livre onde o comprador acumula benefícios a medida que vai subindo de nível na plataforma.

Lembre-se de que para alcançar e manter uma boa reputação, você deve ter menos de 3% de vendas com reclamação.

 

Como eu sei que tenho uma devolução?

Quando o comprador iniciar a devolução, o status deste produto será alterado na sua lista de vendas e, na sua conta do Mercado Pago. O dinheiro da mesma compra será retido com o motivo “Devolução de produtos”. Nós debitaremos sua conta e devolveremos tudo que você tenha gasto, como a tarifa de venda ou o custo do envio.

 

Como posso evitar uma devolução?

A melhor forma de evitar devoluções é oferecer uma boa experiência para os seus compradores. Antes de enviar seu produto:

  • Elabore um bom anúncio, com uma ficha técnica completa. Oferecer todas as informações que o comprador precisa ajuda a evitar confusões posteriores.
  • Aproveite as perguntas que os usuários fazem para dar informações precisas e oferecer o melhor atendimento possível. Confira como converter perguntas em vendas.
  • Certifique-se de que seu produto tenha todas as suas peças e funcione perfeitamente bem.
  • Certifique-se de que seu produto atenda às características solicitadas pelo comprador no momento da compra.
  • Garanta uma boa embalagem, que proteja o produto para que chegue em boas condições. Veja dicas para embalar corretamente os seus produtos.
  • Fale com o seu comprador pelo sistema de Mensagens. O atendimento pós-venda ajuda a evitar devoluções. Escreva para o comprador depois que ele receber o produto para ver se está tudo em ordem, se ele tem alguma dúvida e para que saiba que você está à disposição. Isso promove um canal de comunicação que pode evitar uma devolução.

Confira o estado dos seus produtos antes de enviá-los e garanta que o pedido do seu cliente corresponde ao que você está oferecendo. Isso reduzirá o número de reclamações ao mínimo!

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi