O que não pode faltar para você lançar sua loja online

O universo do comércio eletrônico é cada vez maior e gera grandes oportunidades para vender. Aprenda como abrir a sua loja online hoje mesmo.

Mercado Shops
Crie sua loja
O que não pode faltar para você lançar sua loja online

Uma loja online é muito mais do que um site na internet. É um espaço de e-commerce, pensado e construído para que os empreendedores possam chegar a uma grande quantidade de potenciais consumidores, e maximizar seu negócio e seus lucros. Por isso, você deve ter elementos que tornem sua loja atrativa para seus futuros clientes.

E mesmo sabendo que abrir sua loja online no Mercado Shops é realmente muito simples, existem alguns assuntos básicos que valem a pena ser revisados antes do lançamento da loja, para que ela seja exatamente como você quer – e tenha todas as ferramentas e configurações que te ajudarão a elevar as vendas ao máximo.

Acompanhe-nos nessa checklist completa e verifique se você não está se esquecendo de nada. E aí, pode começar com tudo.

1. Escolha a plataforma

O mais importante é escolher a plataforma mais apropriada para suas necessidades. Você pode vender online em um marketplace ou desenvolver a sua própria loja online. Entre os sites de venda online, a loja virtual é a opção mais parecida com ter uma loja física, com endereço (URL), logo, cores e estilo da sua marca.

No Mercado Shops, você conta com as duas opções. Terá seus produtos sempre expostos no Mercado Livre, mas pode também montar sua própria loja online, que não tem custo de ativação ou manutenção, e ainda estar integrado ao Mercado Livre, resolvendo todas as suas necessidades e tendo um canal próprio de vendas na internet em apenas alguns minutos.

 

2. Escolha o nome da sua loja

É muito importante dedicar um tempo para pensar no nome da sua loja. Na internet, ao criar sua loja online, o nome do seu negócio o transformará em uma marca. Pense em nomes fáceis, relacionados aos produtos que você vende.

Visualize sua empresa com o nome que escolher e se pergunte se realmente reflete a mensagem que você deseja deixar no mundo. Para concluir, assegure-se de que não existam concorrentes com o mesmo nome. Uma vez tomada a decisão final, você poderá configurar sua loja e deixar o nome bem visível na parte superior da página.

 

3. Escolha o layout da sua loja

Tão importante como ter um bom nome é configurar sua loja com um layout próprio, que reflita os valores da sua marca e represente seu negócio da melhor maneira possível. No Mercado Shops, você pode selecionar entre várias opções disponíveis e personalizar a sua loja como quiser, trocando cores, estrutura e a visualização para satisfazer suas necessidades e gostos. 

Cada layout tem características próprias e diferentes formas de exibir os produtos. O mais importante é encontrar uma opção que te ajude a expor os itens da sua loja da melhor maneira possível.

4. Defina a URL da sua loja

O domínio virtual é a identidade do seu negócio na internet. É o endereço que seus potenciais clientes escreverão no navegador para chegar até a sua loja online. No Mercado Shops, você pode ter uma loja com domínio próprio de duas maneiras:

  • Criando-o diretamente da plataforma – e seu nome de loja estará vinculado a um endereço do Mercado Shops da seguinte forma: “suamarca.mercadoshops.com.br”.
  • Comprando um domínio próprio, como por exemplo “suamarca.com.br”, e vinculando-o ao Mercado Shops com os passos deste tutorial.

5. Carregue o seu catálogo de produtos

Algo que, sem dúvidas, deve estar disponível para seu usuário na loja online, é o seu catálogo de produtos, que serve como uma carta de apresentação. Seu catálogo estará mais completo se você classificá-lo por categorias (especialmente se houver uma variedade extensa de produtos).

No Mercado Shops, através da integração com o Mercado Livre, você poderá escolher quais produtos aparecerão em ambas as plataformas, e quais deverão ser exibidos apenas em um só lugar.

6. Fotos e descrições

Para que o catálogo de produtos tenha impacto, te recomendamos fazer uma revisão do que você adicionar na loja. Priorize boas fotos e uma descrição clara e objetiva.

 

7. Suba os banners

Na parte superior de sua loja, você pode incluir imagens para mostrar sua marca e os produtos que você vende. Os banners, como já se sabe, são de grande ajuda para melhorar ainda mais os aspectos da sua loja online e, principalmente, funcionam como vitrines virtuais dos produtos.

Esses banners podem se referir ao seu negócio, a seus produtos e/ou às categorias. Na loja do Mercado Shops, você pode incluir até 6 banners, e ainda personalizá-los a partir de um mesmo painel.

8. Descreva as formas de pagamento da sua loja online

Sua loja online deve oferecer muita visibilidade de toda a informação de meios de pagamento que seus compradores possam precisar.

No Mercado Shops, você já conta com todas as opções de pagamento disponíveis no Mercado Livre. Portanto, pode oferecer aos seus consumidores as opções que preferir, inclusive de parcelamento. Todos os benefícios do Mercado Pago estão disponíveis para a sua loja.

9. Descreva os meios de envio

O frete deve ficar muito claro, para que o cliente confie que sua compra vai chegar no prazo e da forma previstos. É muito importante ter bem planejado e organizado esse tema: grande parte do sucesso da venda online tem relação com a entrega do produto. Em sua loja do Mercado Shops, você pode oferecer soluções de envio integradas com o Mercado Livre.

10. Divulgue o lançamento

Você não só deve realizar uma campanha de comunicação digital anunciando a data de lançamento de sua loja online: também deve reforçá-la com algumas estratégias extras.

Uma boa opção é vincular-se a outras lojas onde se comercializam produtos complementares aos seus (por exemplo, se você vende sapatos, pode fazer parceria com uma loja de roupas), e torná-las parceiras na divulgação da sua loja em troca de alguns dos seus produtos.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi