Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Potencialize sua loja com os elementos do Mercado Shops

Os elementos são utilizados para organizar a sua loja e a experiência de navegação de cada página. Saiba como editá-los para melhorar a sua loja

Os elementos são a chave para estruturar a sua loja. Estas ferramentas de design da sua loja online não só melhoram a experiência de navegação, como também têm um impacto significativo na forma como a sua marca é apresentada e percepcionada.

Organizar a sua loja através de elementos bem definidos não só mostra o que oferece, como também comunica de forma eficaz a essência da sua marca. Quando os usuários encontram uma loja organizada e atraente, tendem a passar mais tempo navegando, o que se traduz em mais oportunidades de venda.

Neste artigo, você verá:

  1. Como adicionar e editar elementos
  2. Tipos de elementos e suas características específicas:
    A. Elementos de conteúdo: podem apresentar as informações do seu Shop utilizando uma variedade de formatos, desde um banner, uma lista de conteúdos, um vídeo ou texto.
    B. Elementos de produtos: destacam os produtos do seu Shop de uma forma dinâmica e moderna, com carrosséis e galerias dos produtos publicados
    C. Elementos de categorias: apresentam as suas categorias de uma forma clara e chamativa, assim seus clientes encontram mais fácil o que procuram no seu Shop.

Como adicionar e editar elementos

1. Para adicionar um elemento, vá ao Editor de Design da sua loja. 

2. Dentro do Editor de Design, na margem esquerda, encontre Páginas de conteúdo e clique no primeiro ícone.

3. Ali você encontrará os elementos predefinidos do modelo que escolheu. Pode editá-los, excluí-los e alterar a sua ordem na loja.

4. Para adicionar um novo elemento, clique no botão + e escolha o elemento que deseja para a sua loja.

5. Você pode mover os elementos para mudar sua posição.

6. Pode ocultar e excluir os elementos da sua loja. Além disso, todos podem ser personalizados para realçar a personalidade da sua marca e diferenciá-la da concorrência.

Ao destacar os seus produtos através de galerias de imagens e vídeos, você oferece aos compradores uma visão completa da sua oferta, o que pode ser crucial para ajudá-los a tomar decisões de compra informadas.

Uma organização cuidadosa dos elementos não só facilita a localização dos produtos, como também aumenta a confiança dos compradores. Uma loja bem estruturada, desenhada e gerenciada transmite profissionalismo e seriedade, gerando confiança nos visitantes e aumentando a probabilidade de que eles escolham a sua loja para as suas compras.

Elementos de conteúdo

Os elementos de conteúdo são espaços que permitem captar todas as informações e conteúdos sobre a sua loja que você considere relevantes. Ao mesmo tempo, marcam a experiência de navegabilidade dentro do seu Shop.

Você pode incluir diversos formatos que agregam valor para seus compradores:

  1. Banner principal
  2. Banner secundário
  3. Lista de conteúdos
  4. Texto
  5. Texto formatado
  6. Vídeo

Como editá-los

1. No menu de elementos, selecione o separador Conteúdo e a opção que queira adicionar, e clique em Adicionar elemento.

2. Poderá movê-lo, excluí-lo ou adicionar mais elementos de produtos se assim desejar.

3. Para editá-lo, clique no elemento e veja abrir o menu lateral de edição.

Edição de elementos de conteúdo

Banner principal

O elemento do banner serve para destacar novas informações sobre o seu Shop, tais como ofertas, produtos ou dias especiais. Inclui uma imagem, um título, um parágrafo e um apelo à ação. Tem o maior espaço visual de todos os componentes e pode ser utilizado para destacar promoções, eventos e as últimas novidades sobre a sua loja.

Ao clicar no elemento, você pode escolher diferentes opções. Terá que selecionar a fotografia do banner, tanto para a versão para computador como para a versão móvel.

Também pode configurar o texto, o seu alinhamento e cor. E ainda vincular um botão a um link específico, como por exemplo, um novo produto.

Banner secundário

Os banners secundários são utilizados para informar aos seus clientes sobre novidades, promoções ou qualquer outra informação relevante sobre seu Shop. Serve para apresentar informações específicas que você considere relevantes para a sua loja, numa hierarquia inferior ao do Banner Principal.

A partir do Editor de Design, você pode escolher a imagem do banner, o seu alinhamento, escrevê-la e vincular um link a um botão.

Lista de conteúdo

Este elemento é utilizado para listar notícias, eventos, promoções ou quaisquer outras novidades que os seus clientes precisem saber sobre a sua loja. Neste espaço, você pode adicionar o conteúdo que preferir com a flexibilidade de organizá-lo como desejar.

Ao adicionar este elemento, poderá configurar o design, o título, as partes que terá e a sua ordem no painel lateral.

As partes são: imagens, títulos, parágrafo e um botão. Cada parte pode ser ativada ou desativada, e todas as opções terão a mesma combinação

Texto

Este elemento permite-lhe destacar informações importantes sobre a sua empresa. Na barra lateral de edição, você poderá escolher entre quatro itens de texto: faixa, título, lista reduzida e botão. Estes podem ser ativados ou desativados. Também pode escolher o alinhamento do texto. Pode ajudá-lo a organizar a estrutura da sua página e a complementar seções da sua loja, como imagens ou vídeos.

Texto com formato

Este elemento permite-lhe adicionar e editar conteúdos descritivos para os organizar como desejar. Poderá adicionar novos conteúdos utilizando links, tabelas, listas numeradas e marcadores. Você poderá escolher títulos, subtítulos e parágrafos com hierarquias diferentes, com tamanhos e estilos à sua escolha.

Vídeo

Este componente permite-lhe adicionar vídeos que agregam valor ao seu Shop. Pode incluir vídeos de testemunhos de clientes, de eventos ou dos seus produtos. É um recurso audiovisual que funciona para captar a atenção dos seus compradores e destacar conteúdos adicionais da sua loja.

Você poderá adicionar o vídeo através de um link, carregar uma imagem e editar o título, o parágrafo e o alinhamento do texto, se assim o desejar.

Elementos de produtos

Estes elementos permitem-lhe destacar diferentes produtos e gerar um acesso direto para ver os detalhes, as especificações e efetuar a compra.

Filtre e selecione os produtos do seu Shop de forma dinâmica. Saiba que é necessário já ter produtos publicados na sua loja para poder selecioná-los.

Existem dois tipos:

  1. Carrossel de destaques
  2. Galeria de produtos

Como adicionar elementos de produtos

1. No menu de elementos, selecione Produtos e a opção que pretende adicionar, e clique em Adicionar elemento.

2. Poderá movê-lo, excluí-lo e adicionar mais elementos do produto, se desejar.

3. Para editá-lo, clique no elemento e veja abrir o menu lateral de edição

Edição de elementos de produtos

Carrossel de produtos

Este elemento lhe permitirá mostrar os seus produtos de forma dinâmica. É um recurso essencial para criar as suas estratégias comerciais e personalizar as suas páginas. Através dele, pode destacar produtos, reduzir o número de passos para efetuar uma compra e adaptar-se a datas especiais e lançamentos.

Você poderá escrever um título para o carrossel e decidir se o quer ativado ou desativado, e escolher como adicionar produtos ao carrossel, manualmente ou dinamicamente.

Na seleção manual, pode escolher os produtos a adicionar ao carrossel, aplicar filtros e ordenar os produtos.

Na seleção dinâmica, pode escolher os filtros a aplicar ao seu agrupador de produtos, além da forma de ordená-los.

Galería de produtos

A galeria de produtos é constituída por um layout que permite apresentar até 10 produtos publicados. Pode mostrar a variedade da sua oferta comercial com as categorias de uma forma mais organizada.

Você poderá editar o design da galeria, decidir se deseja deixar o título ligado ou desligado e escolher a categoria de produtos que pretende apresentar na galeria. Se necessário, pode adicionar mais do que uma categoria.

Elementos de categorias

Estes elementos exibem as suas categorias de produtos de forma clara e atrativa. Desta forma, os seus clientes podem escolher com mais facilidade os produtos que pretendem comprar. Existem dois tipos:

  1. Carrossel de categorias
  2. Galeria de categorias

Como configurar elementos de categorias

1. No menu de elementos, selecione Categorias e a opção que pretende adicionar, e clique em Adicionar componente.

2. Poderá movê-lo, excluí-lo e adicionar mais elementos de produtos se assim desejar.

3. Para editá-lo, clique no elemento e veja abrir o menu lateral de edição.

Edição de elementos

Carrossel de categorias

Permite apresentar diferentes categorias da sua loja. Os seus clientes poderão percorrer as imagens e ver os preços dos seus produtos com facilidade.

Você pode escolher até quatro categorias de produtos para mostrar. Também poderá editar o título, os botões de cada uma e as imagens baixadas.

Galeria de categorias

Este elemento te permite organizar as categorias mais relevantes de sua loja e mostrá-las em um formato diferente e mais atrativo.

Você poderá escolher o formato da galeria, o título da seção e ativar a visualização dos títulos das categorias, o preço base e o texto do botão.

Também poderá selecionar as categorias a incluir na galeria. Estas podem ser selecionadas de acordo com as categorias que utiliza no Mercado Shops, Mercado Livre ou a partir de uma URL.

Quando tiver efetuado as alterações, clique no botão Salvar. Se pretender aplicá-las à sua loja, clique em Publicar.

Dê seu toque pessoal ao seu Shop

4 conteúdos

Agora que você já sabe como editar os elementos, continue a dar o seu toque pessoal ao seu Shop!

O que você achou desse conteúdo?