Otimize sua operação com o Mercado Envios

Aprenda a profissionalizar suas operações para reduzir o tempo de envio.

Mercado Envios
Boas práticas
Otimize sua operação com o Mercado Envios

Seu tempo é muito valioso! Organizá-lo com eficiência ajudará você a despachar seus produtos a tempo, manter uma boa reputação e aumentar suas vendas.

Mostramos os sete pontos a serem lembrados para começar a profissionalizar seus negócios hoje mesmo.

NÃO ANUNCIE PRODUTOS QUE VOCÊ NÃO POSSUI EM ESTOQUE

O tempo de envio começa a correr assim que a venda é feita. Se você não possui estoque, não poderá garantir uma disponibilidade rápida do produto, o envio atrasa e afeta negativamente sua reputação. Portanto, é muito importante que você tenha estoque de todos os produtos que vende.

Sabemos que existem produtos que exigem tempos de produção específicos ou que você deve aguardar até o atacadista enviar a você. Nesse caso, indique a disponibilidade de estoque no seu anúncio para especificar ao seu cliente quando ele terá o produto em mãos e assim evitar confusões.

É recomendável que você mantenha um controle rigoroso de seu estoque para saber quando deve repor seus produtos. Uma boa forma de automatizar esse processo é integrar-se às aplicações que o Mercado Livre tem disponível. Com elas, você pode gerenciar seu estoque e acompanhar tudo detalhadamente. Confira as aplicações disponíveis.

 

ORGANIZE SEU DIA COM UM HORÁRIO DE CORTE

Ter um cronograma organizado é essencial para usar o tempo de maneira eficiente. Agrupe as vendas do dia e defina uma programação para levá-las aos Correios.

Seria ideal você deve se organizar e levar em consideração o horário de fechamento da agência de Correios mais próxima. Para isso, considere o tempo necessário para preparar os pacotes para levá-los aos Correios.

Uma boa dica é conferir no Google Maps o horário de menor movimento e, assim, reduzir o tempo de espera na agência. Tudo dá certo quando usamos o tempo a nosso favor!

 

ENVIE O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PRODUTOS DURANTE O DIA

Para que seus envios cheguem no prazo, o melhor é enviar o maior número de produtos no mesmo dia em que a venda foi feita. Não é aconselhável acumular pacotes, pois isso pode atrasar seus envios.

Adote o hábito de fazer envios todos os dias – é uma boa prática que ajuda a automatizar processos e impedir que a sua reputação seja afetada. Lembre-se de que o tempo de envio não deve exceder 24 horas.

 

CUIDE SEMPRE DA APARÊNCIA DO SEU PACOTE

Caprichar na embalagem tem grandes vantagens que valem cada minuto extra. O pacote é a imagem da sua marca, e prepará-lo bem tem um impacto direto na imagem que você dá ao seu negócio.

É importante que o pacote do produto seja limpo e de qualidade para protegê-lo contra qualquer dano ou quebra. Isso garantirá que o produto chegue em perfeitas condições para o seu comprador. Desta forma, você também evita a abertura de uma reclamação desnecessária.

Além disso, uma boa dica é adicionar um detalhe exclusivo, como dados da sua loja ou um cartão que o aproxime mais do comprador. Os clientes sentem que são lembrados com esses tipos de ações. Não os negligencie.

MONTE UM ÚNICO PACOTE E COM UMA ÚNICA ETIQUETA

Se vários produtos foram comprados na mesma venda, garanta que seu comprador receba os produtos ao mesmo tempo e no mesmo pacote. Para isso, se houver diversos produtos, o ideal é colocá-los na mesma caixa e com a mesma etiqueta. O único caso em que você pode enviar mais de uma caixa é quando a quantidade de produtos não cabe em uma única caixa.

Confira as dimensões permitidas conforme a empresa transportadora.

 

CONSIDERE COMPRAR UMA IMPRESSORA DE ETIQUETAS

Se o fluxo de vendas justificar, a impressora térmica é uma boa aliada para acelerar o processo de etiquetagem. Imprime em alta velocidade em papel autoadesivo e ajuda a economizar tempo na preparação dos seus pacotes.

Você pode comprar este e outros insumos na loja oficial do Mercado Envios.

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