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Planejamento financeiro: como evitar multas e juros altos
Saiba como estruturar o planejamento financeiro e evitar multas e juros altos. Mantenha a saĂșde financeira do seu negĂłcio sempre em dia.


Organização e planejamento financeiro sĂŁo essenciais para o sucesso da sua empresa. NĂŁo se esqueça de que suas finanças fazem parte do plano de negĂłcios. VocĂȘ deve considerar todas as ĂĄreas para projetar gastos e possĂveis lucros, inclua na sua lista: marketing, logĂstica e a plataforma de e-commerce. O seu plano precisa contemplar todos os custos fixos e despesas variĂĄveis.
Veja quais indicadores importantes que precisam fazer parte do seu planejamento financeiro
Com tudo em dia, vocĂȘ nĂŁo corre o risco de se prejudicar com multas e juros. Por isso, fique atento aos nĂșmeros e datas de vencimentos do que precisa pagar.
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Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa nada mais Ă© que o controle de todas as entradas e saĂdas de dinheiro da sua loja. VocĂȘ precisa registrar todos os recebimentos e contas a pagar, o que resulta no saldo disponĂvel.
Por isso, mantenha tudo documentado. Guarde todos os boletos, notas fiscais e comprovantes de pagamento caso precise consultĂĄ-los. Com este processo em dia, vocĂȘ tem uma visĂŁo geral e detalhada da saĂșde financeira do seu negĂłcio.
Com o fluxo de caixa, vocĂȘ consegue entender claramente o impacto dos diferentes meios de pagamento aceitos pela sua loja . Por exemplo, as empresas de cartĂŁo de crĂ©dito cobram um taxa de serviço e vocĂȘ consegue notar o quanto este valor impacta nas suas finanças.
Ă possĂvel, tambĂ©m, visualizar com clareza os custos com logĂstica e frete grĂĄtis. Resumindo, o fluxo de caixa serve como um raio-X da sua empresa. Hoje, jĂĄ existem softwares que automatizam os processos para que vocĂȘ controle o seu fluxo de caixa, como o conhecido SAP: voltado para a gestĂŁo empresarial, ele cuida desde das vendas atĂ© das relaçÔes com os clientes, finanças e operaçÔes diĂĄrias.
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Balanço financeiro
Neste processo, vocĂȘ pode comparar o desempenho da loja ano a ano. Independente do tamanho da sua empresa, vocĂȘ pode montar uma planilha de acordo com a sua realidade e nĂvel de detalhamento desejado.
Para entender melhor o conceito de balanço, confira os itens abaixo:
- Ativo:Â Ă© conjunto de bens e direitos de uma empresa, ou seja, Ă© a parte positiva â ligada ao lucro. Nesta categoria, vocĂȘ pode colocar, por exemplo, vendas a receber e estoque.
- Passivo: este jĂĄ se refere ao conjunto de deveres, o que vocĂȘ precisa pagar: fornecedores, salĂĄrios, dĂvidas e prestaçÔes.
- PatrimĂŽnio lĂquido:Â Ă© o resultado da seguinte conta â ativo menos o passivo.
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DRE (Demonstração do Resultado do ExercĂcio)
JĂĄ a Demonstração do Resultado do ExercĂcio Ă© um relatĂłrio contĂĄbil feito em conjunto com o balanço financeiro. Este documento descreve todas as operaçÔes financeiras da sua empresa realizadas em determinado perĂodo, que forma o que se chama de resultado lĂquido: o lucro ou prejuĂzo resultante das suas transaçÔes.
Veja a tabela abaixo, que vocĂȘ pode seguir como modelo:
DEMONSTRAĂĂO DO RESULTADO DE EXERCICIO | VALORES (R$) |
---|---|
Receita Bruta | |
(-) Impostos Incidentes sobre as Vendas | |
(-) Custos de Mercadorias Vendidas | |
(=) Lucro Bruto | |
(-) Despesas Operacionais | |
(-) Despesas com Vendas | |
(-) Despesas Financeiras | |
(+) Receitas Financeiras | |
(-) Despesas Gerais e Administrativas | |
(=) Lucro / PrejuĂzo Operacional |
Qual Ă© a finalidade do dre?
Ele gera informaçÔes que impactam na tomada de decisĂŁo. Ă uma ferramenta fundamental para avaliar o desempenho da sua empresa e da eficiĂȘncia em gerar lucro.

Equilibrar preço e custo
Para ter um preço competitivo, vocĂȘ precisa diminuir seus custos diretos e despesas fixas. A definição do preço adequado de venda depende do equilĂbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. Na hora de decidir o valor, vocĂȘ precisa considerar aspectos mercadolĂłgicos e aspectos financeiros.
Aspectos mercadolĂłgicos
Quando for calcular o preço pensando no que estĂĄ acontecendo no mercado, observe os seus concorrentes diretos que comercializam produtos da mesma categoria e da mesma qualidade. Fatores como tempo de mercado, volume de vendas e reputação da marca tambĂ©m tĂȘm influĂȘncia direta no valor do seu produto.
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Aspectos financeiros
Na hora de acrescentar o aspecto financeiro para chegar ao preço, vocĂȘ precisa levar em consideração os seguintes pontos:
- O preço de venda deve cobrir o custo direto da mercadoria.
- As despesas variĂĄveis, por exemplo, investimentos em anĂșncios pagos.
- As despesas fixas, como custo com luz e ĂĄgua. Se vocĂȘ tem uma equipe que te ajuda a cuidar da sua loja virtual, inclua o salĂĄrio do seu time aqui tambĂ©m. O saldo restante disso tudo serĂĄ o seu lucro lĂquido.
Fique sempre atento Ă s suas despesas e ao seu lucro. Mantenhas as suas finanças sempre em ordem para que sua saĂșde financeira nĂŁo saia dos eixos. Com um planejamento financeiro bem feito, as chances da sua empresa ser bem sucedida sĂł aumentam
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