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Planejamento financeiro: como evitar multas e juros altos

Saiba como estruturar o planejamento financeiro e evitar multas e juros altos. Mantenha a saĂșde financeira do seu negĂłcio sempre em dia.

Organização e planejamento financeiro sĂŁo essenciais para o sucesso da sua empresa. NĂŁo se esqueça de que suas finanças fazem parte do plano de negĂłcios. VocĂȘ deve considerar todas as ĂĄreas para projetar gastos e possĂ­veis lucros, inclua na sua lista: marketing, logĂ­stica e a plataforma de e-commerce. O seu plano precisa contemplar todos os custos fixos e despesas variĂĄveis.

Veja quais indicadores importantes que precisam fazer parte do seu planejamento financeiro

Com tudo em dia, vocĂȘ nĂŁo corre o risco de se prejudicar com multas e juros. Por isso, fique atento aos nĂșmeros e datas de vencimentos do que precisa pagar.

 

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa nada mais Ă© que o controle de todas as entradas e saĂ­das de dinheiro da sua loja. VocĂȘ precisa registrar todos os recebimentos e contas a pagar, o que resulta no saldo disponĂ­vel.

Por isso, mantenha tudo documentado. Guarde todos os boletos, notas fiscais e comprovantes de pagamento caso precise consultĂĄ-los. Com este processo em dia, vocĂȘ tem uma visĂŁo geral e detalhada da saĂșde financeira do seu negĂłcio.

Com o fluxo de caixa, vocĂȘ consegue entender claramente o impacto dos diferentes meios de pagamento aceitos pela sua loja . Por exemplo, as empresas de cartĂŁo de crĂ©dito cobram um taxa de serviço e vocĂȘ consegue notar o quanto este valor impacta nas suas finanças.

É possĂ­vel, tambĂ©m, visualizar com clareza os custos com logĂ­stica e frete grĂĄtis. Resumindo, o fluxo de caixa serve como um raio-X da sua empresa. Hoje, jĂĄ existem softwares que automatizam os processos para que vocĂȘ controle o seu fluxo de caixa, como o conhecido SAP: voltado para a gestĂŁo empresarial, ele cuida desde das vendas atĂ© das relaçÔes com os clientes, finanças e operaçÔes diĂĄrias.

 

Balanço financeiro

Neste processo, vocĂȘ pode comparar o desempenho da loja ano a ano. Independente do tamanho da sua empresa, vocĂȘ pode montar uma planilha de acordo com a sua realidade e nĂ­vel de detalhamento desejado.

Para entender melhor o conceito de balanço, confira os itens abaixo:

  • Ativo: é conjunto de bens e direitos de uma empresa, ou seja, Ă© a parte positiva – ligada ao lucro. Nesta categoria, vocĂȘ pode colocar, por exemplo, vendas a receber e estoque.
  • Passivo: este jĂĄ se refere ao conjunto de deveres, o que vocĂȘ precisa pagar: fornecedores, salĂĄrios, dĂ­vidas e prestaçÔes.
  • PatrimĂŽnio lĂ­quido: é o resultado da seguinte conta – ativo menos o passivo.

 

DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

Jå a Demonstração do Resultado do Exercício é um relatório contåbil feito em conjunto com o balanço financeiro. Este documento descreve todas as operaçÔes financeiras da sua empresa realizadas em determinado período, que forma o que se chama de resultado líquido: o lucro ou prejuízo resultante das suas transaçÔes.

Veja a tabela abaixo, que vocĂȘ pode seguir como modelo:

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DE EXERCICIO VALORES (R$)
Receita Bruta
(-) Impostos Incidentes sobre as Vendas
(-) Custos de Mercadorias Vendidas
(=) Lucro Bruto
(-) Despesas Operacionais
(-) Despesas com Vendas
(-) Despesas Financeiras
(+) Receitas Financeiras
(-) Despesas Gerais e Administrativas
(=) Lucro / PrejuĂ­zo Operacional

Qual Ă© a finalidade do dre?

Ele gera informaçÔes que impactam na tomada de decisĂŁo. É uma ferramenta fundamental para avaliar o desempenho da sua empresa e da eficiĂȘncia em gerar lucro.

Equilibrar preço e custo

Para ter um preço competitivo, vocĂȘ precisa diminuir seus custos diretos e despesas fixas. A definição do preço adequado de venda depende do equilĂ­brio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. Na hora de decidir o valor, vocĂȘ precisa considerar aspectos mercadolĂłgicos e aspectos financeiros.

Aspectos mercadolĂłgicos

Quando for calcular o preço pensando no que estĂĄ acontecendo no mercado, observe os seus concorrentes diretos que comercializam produtos da mesma categoria e da mesma qualidade. Fatores como tempo de mercado, volume de vendas e reputação da marca tambĂ©m tĂȘm influĂȘncia direta no valor do seu produto.

 

Aspectos financeiros

Na hora de acrescentar o aspecto financeiro para chegar ao preço, vocĂȘ precisa levar em consideração os seguintes pontos:

  • O preço de venda deve cobrir o custo direto da mercadoria.
  • As despesas variĂĄveis, por exemplo, investimentos em anĂșncios pagos.
  • As despesas fixas, como custo com luz e ĂĄgua. Se vocĂȘ tem uma equipe que te ajuda a cuidar da sua loja virtual, inclua o salĂĄrio do seu time aqui tambĂ©m. O saldo restante disso tudo serĂĄ o seu lucro lĂ­quido.

Fique sempre atento Ă s suas despesas e ao seu lucro. Mantenhas as suas finanças sempre em ordem para que sua saĂșde financeira nĂŁo saia dos eixos. Com um planejamento financeiro bem feito, as chances da sua empresa ser bem sucedida sĂł aumentam

Estruture o plano de negĂłcios do seu e-commerce e deixe o planejamento financeiro sempre em dia!

O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?