Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Planejamento financeiro: como organizar o crescimento do seu Mercado Shop

Um plano financeiro é um instrumento essencial para conhecer os seus ganhos, controlar as despesas e melhorar a lucratividade do seu Mercado Shop.

Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, você tem que usar ao máximo as ferramentas que estão disponíveis para gerenciar, controlar e aumentar o faturamento e lucro do seu negócio. Para administrar isso, não tem hora e nem precisa esperar o início de um novo ano. Se você deseja definir suas metas ou mesmo revisá-las, este é o momento. Aproveite esta oportunidade para planejar os próximos meses do ano.

 

Cuidar das finanças é um ponto chave para o sucesso e a sustentabilidade do seu negócio. Portanto, preparamos algumas dicas para que planejar os seus investimentos em marketing, conhecer as despesas fixas e variáveis, o fluxo de caixa, prever seu estoque e, principalmente, ter mais informações numéricas para negociar melhor com seus fornecedores e conseguir melhores preços.

O que é um planejamento financeiro

Um plano financeiro é o mapa que você mesmo pode traçar e que deve sempre usá-lo para aproveitar ao máximo os seus recursos monetários. Ao colocá-lo em prática, é possível avaliar que tipo de melhorias pode fazer com seu orçamento anual e reconhecer – e reduzir, é claro- gastos desnecessários e custos exagerados, que aumentam sua margem de lucro.

Isso também ter permitirá identificar possibilidades de expansão para novos produtos e, principalmente, criar um esquema de investimento em publicidade de acordo com eventos e datas comemorativas ao longo do ano, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday. Ter bem claro por que, como e onde investir o dinheiro da sua empresa, te dará mais segurança para seguir crescendo.

Como fazer um plano financeiro passo a passo

Agora que você já conhece a importância de ter um plano, siga o passo a passo abaixo para saber como desenvolver a estratégia econômica-financeira do seu Mercado Shop.

O primeiro passo para se organizar é conhecer a situação do seu negócio. Faça uma análise e revise quais são os seus recursos, custos fixos e variáveis, tanto financeiros, como de estoque. Dessa forma, você saberá quais os elementos disponíveis para planejar com precisão;

O mais importante para alcançar os seus objetivos é defini-los. Você deve iniciar o planejamento financeiro estabelecendo quais são as metas deseja atingir e qual é o prazo para isso. Uma boa opção é definir um objetivo anual e subdividi-lo em metas curtas, como por exemplo, períodos trimestrais. Dessa forma, você pode verificar como o seu plano está se desenvolvendo e fazer os ajustes necessários para atingir o objetivo;

Depois de saber quais recursos você possui, quais são os objetivos e o tempo necessário para alcançar suas metas, o próximo passo é definir os recursos que você precisa: o investimento em marketing digital que permitirá aumentar suas vendas, matérias-primas ou produtos que precisará comprar para suprir a demanda esperada e os custos exigidos pela operação e pelos serviços pós-venda.

Como não é um diagrama estático, existem problemas da situação macroeconômica e até erros de planejamento que forçam você a revisar continuamente o progresso dos negócios. É preciso analisar o que foi projetado com o que realmente está acontecendo para corrigir o que é necessário e minimize desvios;

É muito importante que você tenha em mente que o importante não é apenas o plano, mas também os objetivos. Isso significa que, se não funcionar, ele deve ser modificado, portanto, verificações periódicas são essenciais. A revisão dos resultados durante as primeiras etapas do plano é muito importante, para que, se o resultado não estiver sendo o esperado, você ainda tenha um bom tempo para realocar recursos: localize-os onde for necessário e remova (ou subtraia) eles de onde não estão funcionando.

Como controlar o desenvolvimento do seu plano financeiro

Para conseguir que seu plano financeiro funcione corretamente, você deve realizar uma série de ações:

Faça um balanço geral

No início, faça uma lista de todos os seus ativos, ou seja, o que lhe pertence (como dinheiro, mercadoria ou cobrança a ser feita) e todos os seus passivos, incluindo, por exemplo, dívidas. É uma ferramenta essencial para entender suas finanças e, em seguida, informar se você estiver usando os recursos corretamente;

 

Analise a previsão da tesouraria

É o resumo mensal das cobranças e pagamentos que você já sabe que deve fazer no prazo de um ano. Dessa forma, ficará claro sobre os custos fixos da sua empresa, qual o impacto que eles têm nas despesas anuais e quais recursos monetários você não pode usar nos objetivos do seu plano financeiro;

 

Mantenha a demonstração do fluxo de caixa

Você deve inserir toda sua receita e todas as suas despesas para determinar quanto dinheiro possui a cada momento e evitar diluí-lo em despesas desnecessárias que não estão incluídas no seu planejamento;

 

Faça uma análise dos resultados

Depois de fazer esse exercício por um ano inteiro, você poderá comparar períodos de anos inteiros e avaliar com mais precisão o crescimento do seu Mercado Shop. Se você tiver outros planos financeiros correspondentes a anos anteriores, poderá avaliar se está crescendo. Se até agora você nunca fez isso, pode usar como parâmetro um período próximo e fazer as projeções para os meses seguintes.

O ideal é que o plano te ajude a responder algumas perguntas, como se você está cobrando os preços adequados por seus produtos, se há formas de diminuir os custos ou controlar gastos para ser mais competitivo ou se realmente está investindo a quantia adequada em campanhas de publicidade para alcançar mais vendas, entre outras ações.

Um plano financeiro para o seu Mercado Shop é um recurso essencial para apoiar uma boa tomada de decisão, avaliar o andamento dos negócios e melhorar sua renda. Comece hoje a ter todos os dados financeiros de sua empresa bem controlados para tomar melhores decisões, gerar mais vendas e aumentar seus lucros.

Administre e monitore as finanças dos seus negócios

2 conteúdos

Trabalhe agora em seu plano financeiro e prepare-se para ter um ano de bons rendimentos.

O que você achou desse conteúdo?