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Black Friday: Pontos-chave para aproveitar a data
Cuidados para da Black Friday: veja o que vocĂȘ precisa fazer para evitar imprevistos e vender mais.

Falta pouco para da Black Friday, por isso, recomendamos que você revise a sua dinâmica de trabalho para atender à alta demanda: anúncios, envios e atendimento pré e pós-venda são fatores importantes que permitirão que você se destaque diante da concorrência.

Como criar os seus anúncios
Um bom anúncio é a base de todas as compras. Confira alguns pontos importantes para garantir suas vendas:
- Use um título claro e atrativo, pois é como seus clientes encontrarão você.
- Inclua fotos de qualidade para mostrar corretamente o que você vende. Para isso, diversifique as imagens do produto. Exemplo: sozinho, em uso e detalhes.
- Complete a ficha técnica corretamente com as características do seu produto. Deixe claro para os compradores todas as informações necessárias, como quantidade, características e dimensões do produto. Assim, seu cliente não fica com dúvidas na hora de finalizar a compra.
- Não crie anúncios com itens proibidos. Não é permitido também anunciar produtos que violem direitos de Propriedade Intelectual. Nesse caso, entre outras penalidades, você correrá o risco de ter o seu anúncio ou cadastro excluídos. Portanto, faça tudo direitinho e evite esses aborrecimentos!
- Tenha cuidado na hora de colocar o preço. Caso algum anúncio seja feito com um valor equivocado, recomendamos que você cumpra as vendas. Isso porque, após o cliente realizar o pagamento, o cancelamento unilateral por parte do vendedor gera o descumprimento da oferta, que é uma conduta passível de punição por lei e pelo Mercado Livre.
- Nunca é demais avisar, mas não faça anúncios com falsas promoções. Os órgãos de proteção/defesa ao consumidor realizam monitoramentos prévios, principalmente nesta época do ano.
- Opte por um Anúncio Premium. É uma ótima opção para aumentar a exposição nos resultados de busca e, também, para oferecer parcelamento sem juros para seus compradores.
Como altero meus anúncios
Para atualizar seus anúncios, você tem duas alternativas: modificá-los um a um pela lista de anúncios ou optar pelo editor em massa que te permite fazer alterações em diversos anúncios de uma só vez.
O editor em massa te permite modificar todas as características dos seus anúncios de uma mesma tela para economizar etapas e tempo. Você pode fazer isso on-line pela sua conta do Mercado Livre, ou baixar a lista em um arquivo Excel e fazer as alterações em massa sem conexão à Internet.
Vale ressaltar que na hora de fazer a alteração nos anúncios, é importante que você assegure que as informações são verdadeiras e volte a se atentar aos preços para não ter nenhum problema na hora da venda.

Organize seus envios
O envio é uma parte fundamental da sua operação que você não pode negligenciar. Durante a campanha comercial, o número de pacotes enviados aumenta exponencialmente e é por isso que você precisa ter seus processos de embalagem e envio bem organizados.
Um dos itens que você deve prestar atenção é o estoque de suprimentos para embalagens. Antecipe a data de compra de tudo o que você precisa para embalar suas vendas. Na nossa Loja Oficial do Mercado Envios, você pode encontrar diferentes opções de caixas, fitas, envelopes e impressoras de etiquetas para embalar seus produtos de forma segura.
Lembre-se de que, para evitar atrasos nos seus envios e que sua reputação seja afetada negativamente, você deve despachar seus produtos em 24 horas. Evite atrasos estabelecendo um horário de corte.
Aproxime-se do seu comprador
O atendimento que você presta aos seus clientes é essencial antes e depois da venda. Os clientes valorizam positivamente quando se sentem ouvidos. Sempre responda todas as mensagens.
O atendimento pré-venda consiste em responder todas as perguntas e dúvidas que seus clientes em potencial possam ter em relação a um produto específico. Lembre-se de que o fluxo de perguntas aumenta durante datas especiais. Para atender à alta demanda, recomendamos:
Responder rapidamente
Se você demorar muito para responder, pode ser que seus clientes percam interesse em comprar de você.
Responder com qualidade
Certifique-se de que as respostas que você dá respondam às necessidades do seu cliente em potencial e tirem suas dúvidas. Aconselhe-o adequadamente e ofereça todas as informações solicitadas. Responda estrategicamente e aumente suas vendas.
No caso de um atendimento pós-venda, se um cliente entrar em contato com você por meio do Sistema de mensagens, mostre-se predisposto a qualquer situação que possa surgir. É uma boa maneira de oferecer um diferencial em relação à concorrência e reter clientes. Apesar de ser um momento especial, as políticas de devolução, trocas e de compra garantida continuam as mesmas.
Não abra a comunicação de forma proativa, pois será muito difícil sustentá-la devido ao grande número de vendas que podem ocorrer nesses dias.
Segurança
Sabemos que a segurança da sua conta é tão importante quanto o sucesso nas vendas. Por isso, saiba como manter sua conta protegida para focar nas vendas nesta Black Friday.
E se tiver qualquer dúvida, acesse nossos Termos e Condições Gerais de Uso para garantir que não ocorra nenhum problema.
Prepare-se para uma data comercial
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