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Por que a reputacão do vendedor é importante?

A reputação é uma ótima ferramenta para atrair futuros compradores e concluir mais vendas. Como fazer para alcançar e manter um nível ideal.

A reputação é essencial porque fala da sua qualidade como vendedor e é um fato que gera confiança no comprador. Representamos isso através das cores, em uma faixa que vai do vermelho (pior classificação) ao verde, que leva ao topo do pódio.

Para que suas vendas aumentem e seus negócios cresçam, é essencial construir e manter uma boa reputação. É o seu melhor cartão de visita, pois garante aos potenciais compradores que outros usuários tiveram uma boa experiência de compra com você.

Como uma boa reputação é construída? Existem vários fatores que influenciam na formação dessa escala de cores, com base estritamente no seu comportamento como vendedor.

As reservas também constroem sua reputação: a partir da quinta entrega realizada com sucesso, você começa a ter uma reputação. Se um comprador cancelar a reserva, sua reputação não será afetada. Se você cancelar, sua reputação poderá ser afetada negativamente.

Quando calculamos sua reputação?

Assim que você concluir as 10 primeiras vendas, vamos começar a analisar sua reputação. O período calculado vai depender da quantidade de vendas concluídas nos últimos 60 dias:

  • Se você alcançar ou exceder 60 vendas concluídas, vamos calcular sua reputação conforme a experiência oferecida nos últimos 60 dias.
  • Se você tiver menos de 60 vendas concluídas, vamos calcular sua reputação conforme o atendimento oferecido nos últimos 365 dias.

Esse período é atualizado diariamente, por isso, a contagem é retroativa.

 

Além disso, para avaliar a qualidade do seu atendimento, analisamos as variáveis de "Reclamações", "Vendas canceladas por você" e "Envios atrasados". Conforme seu desempenho nessas variáveis, você consegue uma cor na sua reputação que varia em uma escala de vermelho a verde.

Reclamações 

Para conseguir cor verde, as reclamações não devem exceder 2% do seu total de vendas.

Muitas das reclamações abertas ocorrem pela falta de informações. Portanto, recomendamos que:

» Informe as características do seu produto corretamente, preenchendo a ficha técnica e informe o estoque disponível.

» Sempre responda às perguntas com informações relevantes para seu potencial comprador e tente tirar suas dúvidas e converter essa pergunta em uma venda.

» Use o Sistema de mensagens para atender seu comprador após a venda, caso necessário.

Vendas que você despachou com atraso 

Se usar o envio no Mercado Livre, você conta com um prazo indicado para enviar em cada forma de envio.

Fique atento ao horário de atendimento das agências e poste o quanto antes para garantir uma melhor experiência.

Você não deve exceder 10% das suas entregas com atraso.

Ao usar o envio no Mercado Livre, você tem uma ampla cobertura para que, se algo der errado ao longo do caminho, protegemos você e o comprador.

Vendas canceladas por você 

Para calcular essa variável, vamos contabilizar todas as vendas que você cancelar e que não receberam uma reclamação.

Se você é o MercadoLider, não deve cancelar mais de 0,5% do total das vendas para que sua reputação não seja afetada. Se sua reputação é verde, tente não cancelar mais de 1,5% do total.

» Identificar se existem itens com volume concentrado de cancelamento e entender é muito importante;

» Caso o motivo do cancelamento forem os altos índices de incompatibilidade, vale a pena entrar em contato com o cliente para confirmar o modelo antes de enviar;

» Se a venda cancelada for por falta de estoque: atualize imediatamente com o número real;

» Mas se o problema está no modelo do produto que não atende o que está informado, melhore as suas descrições.

Se uma venda tiver uma reclamação e um cancelamento subsequente pelo comprador, ela afetará sua reputação apenas como uma reclamação. Se uma venda foi cancelada diretamente pelo comprador, sua reputação não será afetada também.

No Mercado Livre, levamos em consideração algumas exceções ao calcular sua reputação, porque sabemos que existem situações que exigem tratamento diferenciado:

» Reclamações: não levaremos em consideração as reclamações iniciadas quando o comprador se arrepende da compra.

» Envios atrasados: para calcular essa variável, não levaremos em consideração as vendas que você faz nas categorias de arte e artesanato, nem as vendas de alianças e kits de brinquedos personalizados. No entanto, você deve indicar a disponibilidade de estoque para evitar a perda de posição nos resultados de busca e para que seus clientes saibam quando receberão o produto.

» Cancelado por você: as vendas canceladas pelo comprador não são contabilizadas.

As reservas também constroem sua reputação: a partir da quinta entrega realizada com sucesso, você começa a ter uma reputação. Se um comprador cancelar a reserva, sua reputação não será afetada. Se você cancelar, sua reputação poderá ser afetada negativamente.

Cada contratação bem-sucedida contribuirá para sua reputação. Por outro lado, se você cancelar a contratação de um serviço, isso poderá afetar sua reputação negativamente.

Para manter e melhorar sua reputação, o mais importante é oferecer uma boa experiência de compra e bom atendimento aos seus compradores antes, durante e após a venda. Ter uma boa reputação significa ter um maior fluxo de vendas, e um maior fluxo de vendas significa crescimento sustentado nos seus negócios.

Saiba como a sua reputação afeta as vendas

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