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Precificação: como construir uma boa estratégia de preços
Aprenda o que Ă© precificação e saiba como chegar ao valor final de venda dos seus produtos, sem sair no prejuĂzo e nem espantar os clientes.


O e-commerce Ă© um jogo diĂĄrio de estratĂ©gia e vence quem consegue vender mais e melhor, ou seja, de maneira mais equilibrada e assertiva, pelo menor valor. E para vencer a competição Ă© necessĂĄrio acertar em cheio o preço do seu produto. Esse Ă© o segredo de uma boa estratĂ©gia de precificação, tem que valer a pena para todo mundo: as duas pontas â vendedor e comprador â tĂȘm vantagens no negĂłcio.
Como fazer a precificação de seus produtos
Diversos fatores devem ser levados em consideração para formar o preço de seu produto e precisam estar em equilĂbrio para que seu preço nĂŁo espante os clientes, nem deixe rombos no seu caixa.
Para começar, coloque na ponta do lĂĄpis os custos fixos para a aquisição de seus produtos no atacado ou para a produção de suas mercadorias: matĂ©rias-primas, pessoal, transporte, energia elĂ©trica, ĂĄgua, aluguel e condomĂnio, manutençÔes periĂłdicas de maquinĂĄrio, campanhas publicitĂĄrias, internet etc. Os custos variĂĄveis, como taxas das administradoras dos cartĂ”es de dĂ©bito e crĂ©dito, tambĂ©m entram na equação.
Essa Ă© a formação do preço de venda lĂquido do produto, sem a incidĂȘncia de nenhum tipo de tributação e sem margem para desconto e levando em consideração sua margem de lucro, ou seja, sua remuneração pelo trabalho de produzir a mercadoria.
Ao preço lĂquido de vendas, adicione os impostos que incidem sobre seu negĂłcio (confira qual o regime tributĂĄrio da sua empresa), comissĂ”es de vendas e custos do marketplace. Este Ă© o preço de tabela, ou o valor bruto de seu produto.
Hå vårias ferramentas de gestão que ajudam o empreendedor a fazer esses cålculos. Use a tecnologia a seu favor para agilizar a formação de preços.
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Compare preços
Seja rigoroso nesses cĂĄlculos, mesmo na casa dos centavos: em larga escala eles podem representar milhares de reais.
Vale a pena comparar o seu preço de tabela com o de sua concorrĂȘncia. Avalie se o preço mais alto se deve a um atendimento ou qualidade superior ou se valores baixos refletem uma postura competitiva, seja sua ou de seus concorrentes.
Volte Ă prancheta, refaça os cĂĄlculos e identifique o que pode ser melhorado para nĂŁo ficar em desvantagem â talvez suas margens estejam muito altas, seus mĂ©todos de produção sejam mais dispendiosos ou analise se o concorrente tem acordos mais amigĂĄveis com a cadeia de fornecedores â vocĂȘ pode verificar isso, por exemplo, por meio do volume que ele compra.
Fornecedores, geralmente, tendem a trabalhar com condiçÔes diferenciadas para quem lida com grandes quantidades. Pelo tamanho da concorrĂȘncia, essa Ă© uma caracterĂstica que vocĂȘ consegue perceber.

Precificação além dos custos
Hå também um componente importante a ser levado em consideração: a disposição do cliente em pagar mais pelo seu produto por uma questão de moda, reputação de sua marca, disponibilidade ou mesmo exclusividade do que estå em sua loja. Ter essa percepção pode ser uma boa oportunidade para faturar mais.
TambĂ©m Ă© possĂvel calcular o preço do produto baseado no comportamento de vendas de um determinado perĂodo e fazer a projeção para o perĂodo seguinte â coloque na balança fatores como sazonalidade (festas de fim de ano, fĂ©rias escolares, perĂodo eleitoral) e novos hĂĄbitos dos consumidores â talvez a febre do momento seja substituĂda em breve por uma nova tendĂȘncia.
Manter-se informado tambĂ©m Ă© fundamental para conduzir o seu negĂłcio. Fatores como taxas de juros, nĂvel de emprego e renda, inflação e inadimplĂȘncia tĂȘm grande efeito em qualquer negĂłcio e vocĂȘ pode antecipar estratĂ©gias de recuo ou de avanço, ou seja, se precisa rever os valores ou se pode seguir adiante com os preços que estabeleceu. Assim, ao decidir quanto vai cobrar, consegue chegar em uma valor satisfatĂłrio para ambas as partes â vocĂȘ e seu cliente.
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