Recebi uma denúncia no meu anúncio. O que devo fazer?

Confira como responder a uma denúncia de propriedade intelectual e o que esperar em cada etapa do processo.

Como parte do Brand Protection Program, os titulares de direitos e seus representantes podem denunciar possíveis infrações de propriedade intelectual nos anúncios do site.

Neste artigo, explicamos como o processo de denúncia funciona, para você gerenciar seus anúncios de maneira eficiente. Assim, você contribui para o objetivo comum de oferecer a melhor experiência de compra e continua ganhando a confiança dos seus compradores.

 

1. O titular de direitos envia a denúncia

Vamos te avisar por e-mail que pausamos seu anúncio, e ele aparecerá marcado na lista de anúncios como "Inativo por denúncia". 

Também vamos te avisar no Resumo dos seus anúncios e na seção de Novidades.

2. Envie sua resposta

Ao receber uma denúncia, você tem 1 única chance de responder e um prazo de 4 dias corridos para fazer isso. 

Na Central de Ajuda, você encontra recomendações sobre como responder às denúncias de propriedade intelectual. Observe que se você não responder dentro do prazo seu anúncio será cancelado.

Conforme o tipo de denúncia, você pode responder anexando documentação, fornecendo informações, editando seu anúncio se a infração for devido a imagens, ou explicando porque você acha que a denúncia deve ser retirada.

 

3. O titular de direitos revisa sua resposta

Depois que você responder a denúncia, o denunciante terá 4 dias corridos para conferir sua resposta e decidir se confirma ou retira a denúncia.

  • Se a denúncia for retirada, seu anúncio será reativado automaticamente. Se a denúncia for confirmada, seu anúncio será cancelado.
  • Se o denunciante não responder dentro do prazo, seu anúncio será reativado.

 

O que devo fazer se eu discordar da decisão?

Se discordar da decisão, você pode escrever ao denunciante pelo e-mail de contato informado na finalização do processo de denúncia.

Se vocês chegarem a um acordo, o denunciante deve entrar em contato com o Mercado Livre para reativar o anúncio.

Se você acha que o denunciante apresenta um comportamento inapropriado, junte evidências e fale conosco. Vamos analisar seu caso e tomar as medidas necessárias.

 

Histórico de denúncias

Se algum dos seus anúncios recebeu mais de uma denúncia, você pode conferir os detalhes das denúncias anteriores na seção Histórico de denúncias. Assim, é possível revisar as respostas que você deu e as decisões que os denunciantes tomaram.

Você pode acessar o Histórico de denúncias pelo menu de ações ao selecionar os 3 pontinhos à direita, na linha do anúncio denunciado.

Aproveite essa funcionalidade para saber mais sobre os direitos de propriedade intelectual e evitar que suas vendas sejam afetadas.

Lembre-se de que denúncias frequentes podem resultar na suspensão da sua conta e, inclusive, desativação permanente.

Responda suas denúncias a tempo e com a documentação adequada para reativar seu anúncio denunciado