Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Recebi uma denúncia no meu anúncio. O que devo fazer?

Confira como responder a uma denúncia de propriedade intelectual e o que esperar em cada etapa do processo.

Como parte do Brand Protection Program, os titulares de direitos e seus representantes podem denunciar possíveis infrações de propriedade intelectual nos anúncios do site.

Confira aqui como o processo de denúncia funciona para que você possa gerenciar seus anúncios eficientemente. Assim, juntos podemos oferecer a melhor experiência de compra e, consequentemente, você conquista a confiança dos compradores.

 

1. O titular de direitos envia a denúncia

Vamos te avisar que pausamos seu anúncio, e ele aparecerá marcado na lista de anúncios como "Inativo por denúncia"na lista de anúncios. 

2. Envie sua resposta

Ao receber uma denúncia, você tem 1 única chance de responder e um prazo de 4 dias corridos para fazer isso. 

Na página de Contato, você encontrará dicas de como responder às denúncias de propriedade intelectual. Observe que se você não responder dentro do prazo, seu anúncio será cancelado.

 

3. O titular de direitos revisa sua resposta

Depois que você responder a denúncia, o denunciante terá 4 dias corridos para conferir sua resposta e decidir se confirma ou retira a denúncia.

  • Se a denúncia for retirada, seu anúncio será reativado automaticamente. Se a denúncia for confirmada, seu anúncio será cancelado.
  • Se o denunciante não responder dentro do prazo, seu anúncio será reativado.

 

O que devo fazer se eu discordar da decisão?

Se você discordar da decisão, poderá entrar em contato com o denunciante pelo e-mail de contato disponibilizado ao finalizar o processo de denúncia.

O Mercado Livre não interfere na decisão do denunciante, que é quem pode melhor analisar se há ou não violação do seu direito.

Caso haja um acordo, o denunciante deve entrar em contato com o Mercado Livre para reativar o anúncio.

Se você achar que o denunciante apresenta comportamento inapropriado, por favor, junte evidências e entre em contato conosco. Vamos ajudar analisando seu caso e tomaremos as medidas necessárias.

 

Histórico de denúncias

Se algum dos seus anúncios receber mais de uma denúncia, você pode conferir os detalhes na seção "Histórico de denúncias". Assim, você poderá verificar as respostas que recebeu e as decisões dos denunciantes.

Você pode acessar o histórico de denúncias pelo menu de ações ao selecionar o menu de 3 pontos na linha do anúncio denunciado.

Aproveite esta ferramenta para saber mais sobre os direitos de propriedade intelectual e evitar.

Lembre-se de que denúncias frequentes podem resultar na suspensão da sua conta e, inclusive, desativação permanente.

Como agir em caso de denúncias de Propriedade intelectual

2 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?