Requisitos de fotos para blusas, camisetas e afins

Confira os requisitos que você deve seguir para melhorar seus anúncios através das suas fotos.

Mercado Livre
Requisitos de fotos para blusas, camisetas e afins

As fotos são essenciais para que você se destaque da concorrência, pois anúncios com fotos de qualidade se posicionam melhor nos resultados de busca. Para isso, sugerimos que você siga os requisitos abaixo.

Primeira foto

Nos seus anúncios, você pode adicionar no máximo 8 e no mínimo 4 fotos. Observe que a primeira foto, ou foto de capa, é a mais importante, ela apresenta seu produto e te ajuda a melhorar sua posição nos resultados de busca.

Ao adicionar as fotos no seu anúncio, vamos te indicar qual foto você selecionou como imagem de capa do seu produto. Você pode alterá-la por outra foto que tenha adicionado ou por uma nova.

Siga as dicas abaixo para ter uma foto de capa que te ajude a melhorar sua posição nos resultados de busca.

 

Fundo

Para que seu produto seja o protagonista da foto, você deve usar um fundo liso e claro, criado digitalmente. Nas fotos de peças de Moda, aceitamos fundos em branco, cinza e creme.

Caso seu produto seja branco, recomendamos que você use um fundo creme ou cinza, já que essas cores ajudam a destacar a peça. Lembre-se de que o fundo deve ressaltar o seu produto, e não ofuscá-lo.

Você não deve usar fundos com texturas ou de lugares reais.

Apresentação

Você pode apresentar suas blusas, camisetas e afins de 2 formas: com um modelo real ou um manequim transparente. Ambas as opções permitem visualizar melhor o caimento da roupa, diminuindo as incidências de perguntas ou pedidos de devolução.

Caso use um manequim, pedimos que o apague digitalmente para que ele fique invisível. É importante que seja uma boa edição, permitindo destacar seu produto e sem distrações.

Você não deve usar fotos em que seu produto apareça amassado, mal iluminado, pendurado em um cabide ou com outras peças de roupa.

Nem fotos que mostrem um manequim, que tenham elementos que tirem a atenção do produto, em que mais de uma pessoa apareça modelando ou em que a peça esteja dobrada.

Planos e enquadramento

Tirar fotos com o plano e o enquadramento adequados permite que você mostre seu produto em destaque. Para isso, siga os requisitos abaixo:

  • Seu produto precisa estar totalmente visível. Não recorte a imagem.
  • O produto deve ocupar de 60% a 80% da imagem. Se estiver muito longe, não é possível visualizar e se estiver muito perto não é possível ter uma noção do tamanho real do produto. Não deve ser uma selfie.
  • O produto deve estar centralizado e de frente. Para isso, você deve enquadrar de modo que haja alguns centímetros abaixo do quadril do modelo e alguns centímetros acima da cabeça do modelo.
    • É importante deixar um espaço acima da cabeça e abaixo da cintura para iluminar mais a roupa.
    • Tenha cuidado para não cortar as mãos do modelo. As mãos podem ficar nos bolsos, na cintura ou os braços podem estar levemente flexionados.

 

Não adicione outros elementos

O objetivo das suas fotos é voltar toda a atenção a um único elemento: seu produto. Isso é essencial para evitar distrações. Portanto:

  • Não adicione elementos de contexto na foto, p. ex.: acessórios. Isso pode confundir e dar a entender que o acessório está incluído na compra.
  • Evite incluir dados de contato, como e-mail, telefone ou links.
  • Não adicione seu logo, marcas d’água, bordas, códigos QR ou textos.
  • Crie suas próprias fotos. Não use fotos de outras pessoas ou da internet. Se uma imagem infringir direitos autorais, podemos pausar seu anúncio.
  • Evite adicionar medidas do seu produto nas fotos. Para isso, há outros espaços. Recomendamos que você use um guia de tamanhos.

 

Resumo

A primeira foto deve:

  • Ter fundo branco (se o seu produto for branco, use fundo bege ou cinza).
  • Apresentar seu produto em modelo real ou manequim invisível.
  • Seu produto deve estar centralizado, de frente e ocupar de 60% a 80% da imagem.
  • Sua roupa deve estar corretamente iluminada, passada e limpa.

Sua primeira foto não pode:

  • Ter mais de um produto e/ou modelo na foto.
  • Ser selfie.
  • Estar pixelizada.
  • Conter legendas e/ou logos.
  • Mostrar o produto amassado, mal iluminado ou pendurado em um cabide.

Fotos complementares

Conclua seu anúncio adicionando mais imagens que destaquem os pontos fortes das suas roupas. Lembre-se que você pode adicionar no mínimo 4 e no máximo 8 fotos. É essencial que todas as fotos tenham como foco o produto à venda.

Mostre seu produto em outros ângulos. Seguem nossos requisitos de planos para as demais fotos:

De costas: da mesma forma que o plano de frente, mas mostrando o produto de costas.

Detalhe: focado em uma pequena parte do seu produto. É essencial para destacar texturas e mostrar o tipo de tecido. Se seu produto tem um detalhe que o torna único, destaque-o com um plano de detalhe.

Corpo inteiro: dos pés à cabeça, sem cortar nenhuma parte do corpo. Preste atenção à roupa que acompanha seu produto, para que não tire o foco da sua blusa, camiseta e afins.

  • Se preferir tirar suas fotos com um manequim invisível, a quarta foto seria de outro detalhe que você pretende destacar no seu produto.

Caso queira adicionar mais fotos, você também pode combinar fotos de um modelo real com outras de manequim invisível.

É importante mostrar seu produto exatamente como ele é, para que seus compradores criem expectativas do que realmente compraram. Quanto mais próximo seu produto estiver da realidade, você receberá menos perguntas, aumentará as vendas diretas e economizará tempo de gestão.

Lembre-se de que estes requisitos são apenas para Camisas, blusas e afins. Nos próximos dias, você poderá conferir os das outras categorias de Moda.

Qualidade e edição

Observe que uma foto de baixa qualidade não chama a atenção. Suas fotos devem ser bem visualizadas e não deformar quando forem ampliadas. Para isso, as fotos do seu anúncio devem seguir, no mínimo, estas especificações técnicas:

Após tirar as fotos, chega o momento de editá-las, onde você pode melhorar a iluminação e os contrastes de cores, entre outras características.

Recomendamos que você use alguns aplicativos para celular e computador. A maioria dos aplicativos é gratuita, com versão paga que contém mais funcionalidades, como:

  • Adobe Lightroom
  • Snapseed
  • Afterlight
  • VSCO
  • Pixlr

Siga esses requisitos, aperfeiçoando as fotos dos seus produtos para melhorar a posição nos resultados de busca, chamar a atenção de mais pessoas e aumentar suas vendas.

 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi