Ir para a guia

De 3 a 5 minutos

Requisitos de fotos para Calçados

Conheça os critérios que você deve considerar para vender no Mercado Livre.

As fotos são importantes para que os compradores conheçam seu produto e para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca. Confira os detalhes a seguir:

 

Primeira foto de cada variação

As fotos de capa das variações são as mais importantes, já que apresentam seu produto e influenciam a decisão de compra. Siga estas recomendações para evitar que seu anúncio seja pausado:  

Siga estes requisitos para ter uma foto de capa que te ajude a melhorar seu posicionamento nos resultados de busca:

 

Fundo

Para que seu produto seja o protagonista da foto, use um fundo digitalizado branco, creme ou cinza claro, sem degradê ou texturas para que sua peça se destaque. Certifique-se de que seu produto se diferencie do fundo. 

Não use fundos com texturas ou em lugares que roubem o protagonismo da sua peça de roupa

Apresentação

Apresente apenas 1 pé do calçado, mostrando a parte externa e, caso tenham cadarços, certifique-se de que eles estejam amarrados corretamente. Assim, seu produto pode ser visualizado detalhadamente, diminuindo as incidências de perguntas ou pedidos de devolução.

Não deixe de mostrar o exterior do sapato e, se ele tiver atacadores, que eles estão bem atados.

Se você vende chinelos de dedo, mostre o par visto de cima, centralizado na foto e sem modelos. 

Não use fotos nas quais seus produtos estejam sobre uma caixa, mal iluminados, com outras peças de vestuário, na sua mão ou com um aspecto deformado.

Planos e enquadramento

Confira a seguir como tirar fotos que destaquem seu produto:

  • O produto precisa estar totalmente visível. Não pode estar cortado ou tocando a borda da imagem.
  • O produto deve ocupar 95% da imagem. Se estiver muito longe, não é possível visualizar e se estiver muito perto não é possível ter uma noção do tamanho real do produto. Também não deve ser uma selfie nem mostrar as extremidades sobrepostas.
  • A iluminação do produto deve permitir que todos os seus detalhes e características sejam vistos.

Não adicione extras

O objetivo das suas fotos é concentrar toda a atenção em um único elemento: seu produto. É fundamental que não haja distrações. Por isso:

  • Não adicione elementos contextuais à foto, por exemplo, acessórios. Isso pode confundir e dar a impressão de que o acessório está incluído na compra.
  • Evite incluir dados de contato, como e-mail, telefone ou links.
  • Não adicione seu logo, marcas d’água, bordas, códigos QR ou textos.
  • Crie suas próprias fotos. N
  • ão use imagens de outras pessoas ou da internet. Se uma foto infringir direitos autorais, seu anúncio poderia ser pausado por nós ou denunciado pelo titular de direitos.
  • Evite adicionar medidas do seu produto nas fotos. Para isso, há outros espaços. Recomendamos que você use um guia de tamanhos.

Saiba mais sobre as características que suas fotos de capa das variações devem ter e ofereça a melhor experiência aos compradores.

Fotos complementares do anúncio

Conclua seu anúncio adicionando mais imagens que destaquem os pontos fortes das suas roupas. Lembre-se que você pode adicionar até 8 fotos por variação. É essencial que todas as fotos tenham como foco o produto à venda.

Mostre seu produto de outros ângulos. Sugerimos que os planos das suas outras fotos sejam:

Perspectiva: coloque seu produto na diagonal.

 

Superior ou frontal: dependendo do tipo do calçado, você pode tirar uma foto de cima ou com o produto virado para frente.

Inferior ou posterior: dependendo do tipo do calçado, tire a foto mostrando a parte de baixo do seu produto (a sola) ou a parte de trás.

É importante mostrar seu produto exatamente como ele é, para que seus compradores o escolham com segurança e recebam o que viram. Quanto mais próximo seu produto estiver da realidade, você receberá menos perguntas, aumentará as vendas diretas e economizará tempo de gestão.

Lembre-se de que todas as suas fotos devem estar em conformidade com nossas políticas de publicação.

Qualidade e edição

Observe que uma foto de má qualidade não chama a atenção. Suas fotos devem ter boa aparência e não devem ficar deformadas quando ampliadas. Para isso, as fotos no seu anúncio devem, no mínimo, seguir estas especificações técnicas:

Após tirar as fotos, chega o momento de editá-las, onde você pode melhorar a iluminação e os contrastes de cores, entre outras características. Para isso, recomendamos aplicativos como Adobe Lightroom, Afterlight, VSCO ou Pixlr

Siga esses requisitos e otimize as fotos dos seus produtos para chamar a atenção de mais pessoas e melhorar a posição nos resultados de busca.

Requisitos para fotos de calçados, blusas, calças

3 conteúdos

As fotos dos seus anúncios te ajudam a se destacar na vitrine do Mercado Livre

O que você achou desse conteúdo?