Requisitos de fotos para calçados

Conheça os requisitos que você precisa seguir para impulsionar seus anúncios com suas fotos.

Mercado Livre
Como Anunciar
Requisitos de fotos para calçados

As fotos são um elemento chave para se destacar da sua concorrência, já que anúncios com imagens de qualidade têm melhor posicionamento nos resultados de busca. Para conseguir isso, siga estas orientações:

 

Sua primeira foto

Você pode adicionar no máximo 8 fotos e no mínimo 4. Observe que a primeira foto, ou foto de capa, é a mais importante, pois apresenta seu produto e te ajuda a se posicionar melhor nos resultados de busca.

Quando você adicionar as fotos no seu anúncio, indicaremos qual delas você selecionou como foto de capa do seu produto. Você pode trocá-la por outra que já tenha adicionado ou adicionar uma nova.

Siga estes requisitos para ter uma foto de capa que te ajude a melhorar seu posicionamento nos resultados de busca:

 

Fundo

Para que seu produto seja o protagonista da foto, você deve usar um fundo digital totalmente branco.

Caso seu produto seja branco, você pode usar um fundo creme ou cinza, ambos ajudarão a destacar sua peça de vestuário. Observe que o fundo deve destacar seu produto e não ofuscá-lo.

Você não deve usar fundos texturizados ou de lugares reais.

Apresentação

Apresente apenas uma unidade do seu calçado em um ângulo lateral. Dessa forma, o tecido fica visível, o que vai ajudar a diminuir perguntas e devoluções.

Certifique-se de que seu produto esteja virado para a direita e, se tiver cadarço, que esteja perfeitamente amarrado.

Se você vende chinelos de dedo, mostre o par visto de cima, centralizado na foto e sem modelos.

Você não deve usar fotos onde seus produtos estão sobre uma caixa, em texturas, em fundos com interferências ou com aparência deformada.

Planos e enquadramento

Tirar fotos com o plano e enquadramento certos permite mostrar seu produto como protagonista. Para isso, siga estes requisitos:

  • Seu produto deve ser visto em sua totalidade, sem estar cortado.
  • Ele deve ocupar entre 60% e 80% da imagem. Se estiver muito longe, não fica visível, e se estiver muito perto, se perde a noção do seu tamanho real.
  • O produto deve estar centralizado e virado para a direita. Recomendamos deixar alguns centímetros nas laterais da imagem para que seu produto se destaque mais.

Não adicione extras

O objetivo das suas fotos é concentrar toda a atenção em um único elemento: seu produto. É fundamental que não haja distrações. Por isso:

  • Não adicione elementos contextuais à foto, por exemplo, acessórios. Isso pode confundir e dar a impressão de que o acessório está incluído na compra.
  • Não inclua seus dados de contato, como e-mail, número de telefone ou links.
  • Não adicione seu logotipo, marcas d’água, bordas, códigos QR ou texto.
  • Tire suas próprias fotos. Não use as fotos de outras pessoas ou fotos da internet. Se uma imagem infringir os direitos autorais, seu anúncio pode ser pausado.
  • Evite adicionar as medidas do seu produto nas fotos. Existem outros espaços para isso: recomendamos o uso de um guia de tamanhos.

 

Em resumo

A primeira foto deve

  • Ter fundo branco (se seu produto for branco, o fundo pode ser creme ou cinza).
  • Apresentar seu produto virado para a direita.
  • Seu produto deve estar centralizado e ocupar 60-80% da imagem.
  • Seu produto deve estar bem iluminado e bem arrumado.

Sua primeira foto não pode

  • Ter mais de um produto e/ou modelo na foto.
  • Ser uma selfie.
  • Estar pixelada.
  • Conter legendas e/ou carimbos.

Nas fotos seguintes

Complete seu anúncio adicionando mais fotos que destacam os pontos fortes dos seus produtos. Lembre-se de que você deve adicionar no mínimo 4 fotos e no máximo 8. É essencial que todas elas foquem no produto à venda.

Mostre seu produto de outros ângulos. Sugerimos que os planos das suas outras fotos sejam:

Perspectiva: coloque seu produto na diagonal.

Superior ou frontal: dependendo do tipo do calçado, você pode tirar uma foto de cima ou com o produto virado para frente.

Inferior ou posterior: dependendo do calçado, tire a foto mostrando a parte de baixo do seu produto (a sola) ou a parte de trás.

Caso você queira adicionar mais fotos, também pode combinar imagens que mostrem uma pessoa modelando. Certifique-se de que nenhuma roupa cubra os calçados da foto.

É importante mostrar seu produto como ele é para que as expectativas dos seus compradores sejam atendidas. Quanto mais próximo da realidade você mostrar seu produto, menos perguntas você receberá, mais vendas diretas terá e mais tempo de gestão economizará.

 

Qualidade e edição

Observe que uma foto de má qualidade não chama a atenção. Suas fotos devem ter boa aparência e não devem ficar deformadas quando ampliadas. Para isso, as fotos no seu anúncio devem, no mínimo, seguir estas especificações técnicas:

Depois de tirar as fotos, é hora de editar, momento em que você pode melhorar a iluminação e os contrastes de cor, entre outras coisas.

Recomendamos alguns aplicativos para celular e computador. A maioria deles é gratuita e conta com uma versão paga com mais recursos:

  • Adobe Lightroom
  • Snapseed
  • Afterlight
  • VSCO
  • Pixlr

Siga esses requisitos e otimize a fotos seus produtos para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca, chamar a atenção de mais pessoas e aumentar suas vendas.

 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi