Ir para a guia

De 3 a 5 minutos

Requisitos de fotos para Roupa íntima e de praia

Conheça os critérios que você deve considerar para vender no Mercado Livre.

As fotos são importantes para que os compradores conheçam seu produto e para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca. Confira os detalhes a seguir:

 

Primeira foto de cada variação

As fotos de capa das variações são as mais importantes, já que apresentam seu produto e influenciam a decisão de compra. Siga estas recomendações para evitar que seu anúncio seja pausado: 

Fundo

Para que seu produto seja o protagonista da foto, use um fundo digitalizado branco, creme ou cinza claro, sem degradê ou texturas para que sua peça se destaque. Certifique-se de que seu produto se diferencie do fundo. 

Não use fundos com texturas ou de lugares reais.

Apresentação

Apresente seus produtos de 2 formas: com um modelo real ou um manequim invisível. Ambas as opções permitem visualizar melhor o caimento e detalhes da roupa, diminuindo as perguntas e pedidos de devolução.

Caso use um manequim, apague-o digitalmente para que apenas a peça de roupa fique visível. É importante que seja uma boa edição, permitindo destacar seu produto e sem distrações.

Não use fotos nas quais seu produto apareça amassado, pendurado em um cabide, mal iluminado, ou com outras peças de roupa.

Nem fotos nas quais o produto esteja dobrado, com elementos que desviem a atenção ou que tenham mais de 1 modelo.

Planos e enquadramento

Confira a seguir como tirar fotos que destaquem seu produto:

  • O produto precisa estar totalmente visível. Não pode estar cortado, tocando a borda da imagem ou coberto por cabelo.
  • O produto deve ocupar 95% da imagem. Se estiver muito longe, não é possível visualizar e se estiver muito perto não é possível ter uma noção do tamanho real do produto. Também não deve ser uma selfie nem mostrar as extremidades sobrepostas.
  • A iluminação do produto deve permitir que todos os seus detalhes e características sejam vistos.
  • O produto precisa estar centralizado e virado para frente. Para isso, a foto deve mostrar o produto à venda para que os compradores possam visualizá-lo detalhadamente. Se a peça for uma roupa como uma camiseta, jaqueta ou casaco, o rosto do modelo não deve ser cortado da imagem.

Não adicione outros elementos

O objetivo das suas fotos é voltar toda a atenção a um único elemento: seu produto. Isso é essencial para evitar distrações. Portanto:

  • Mostre apenas uma unidade do produto.
  • Não adicione elementos de contexto na foto, como por exemplo acessórios. Isso pode confundir e dar a entender que o acessório está incluído na compra.
  • Evite incluir dados de contato, como e-mail, telefone ou links.
  • Não adicione seu logo, marcas d'água, bordas, códigos QR ou textos.
  • Crie suas próprias fotos. Não use imagens de outras pessoas ou da internet. Se uma foto infringir direitos autorais, seu anúncio poderia ser pausado por nós ou denunciado pelo titular de direitos
  • Evite adicionar medidas do seu produto nas fotos. Para isso, há outros espaços para isso. Recomendamos que você use o guia de tamanhos.

Saiba mais sobre as características que suas fotos de capa das variações devem ter e ofereça a melhor experiência aos compradores.

Fotos complementares do anúncio

Conclua seu anúncio adicionando mais imagens que destaquem os pontos fortes das suas roupas. Lembre-se que você pode adicionar até 8 fotos por variação. É essencial que todas as fotos tenham como foco o produto à venda.

Mostre seu produto em outros ângulos. Sugerimos alguns planos para as demais fotos:

De costas: contém o mesmo que a foto principal, mas mostrando o produto de costas.

Detalhe: focado em uma pequena parte do seu produto. É essencial para destacar texturas e mostrar o tipo de tecido. Se seu produto tem um detalhe que o torna único, destaque-o com um plano de detalhe.

Detalhe 2: destaque outro detalhe do seu produto.

Caso queira adicionar mais fotos, você também pode combinar fotos de um modelo real com outras de manequim invisível.

É importante mostrar seu produto exatamente como ele é, para que seus compradores o escolham com segurança e recebam o que viram. Quanto mais próximo seu produto estiver da realidade, você receberá menos perguntas, aumentará as vendas diretas e economizará tempo de gestão.

Lembre-se de que todas as suas fotos devem estar em conformidade com nossas políticas de publicação.

Qualidade e edição

Observe que uma foto de baixa qualidade não chama a atenção. Suas fotos devem ser bem visualizadas e não deformar quando forem ampliadas. Para isso, as fotos do seu anúncio devem seguir, no mínimo, estas especificações técnicas:

Após tirar as fotos, chega o momento de editá-las, onde você pode melhorar a iluminação e os contrastes de cores, entre outras características. Para isso, recomendamos aplicativos como Adobe Lightroom, Afterlight, VSCO ou Pixlr.

Siga esses requisitos e otimize as fotos dos seus produtos para chamar a atenção de mais pessoas e melhorar a posição nos resultados de busca.

Requisitos para fotos de vestidos, roupas íntimas e de bebês

3 conteúdos

As fotos dos seus anúncios te ajudam a se destacar na vitrine do Mercado Livre

O que você achou desse conteúdo?