De 3 a 5 minutos
Requisitos de fotos para vestidos e macacões
Confira os requisitos para as fotos de partes de cima, como camisas, jaquetas e casacos, para que tenham destaque na vitrine do Mercado Liv
As fotos são importantes para que os compradores conheçam seu produto e para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca. Confira os detalhes a seguir:
Foto de capa
A foto de capa é a mais importante, já que é ela que apresenta seu produto e influencia a decisão de compra. Siga estas dicas:
Fundo
Para que seu produto seja o protagonista da foto, use um fundo digitalizado branco, creme ou cinza claro, sem degradê ou texturas para que sua peça se destaque. Certifique-se de que seu produto se diferencie do fundo.
Não use fundos com texturas ou em lugares que roubem o protagonismo da sua peça de roupa
Apresentação
Apresente seus vestidos e macacões de 2 formas: com um modelo real ou um manequim invisível. Ambas as opções permitem visualizar melhor o caimento da roupa, diminuindo as incidências de perguntas ou pedidos de devolução.
Caso use um manequim, apague-o digitalmente para que apenas a peça de roupa fique visível. É importante que seja uma boa edição, permitindo destacar seu produto e sem distrações.
Não use fotos em que seu produto apareça amassado, mal iluminado, pendurado em um cabide ou com outras peças de roupa.
Nem fotos tipo selfie, onde há mais de uma pessoa modelando ou onde o manequim é visível.
Planos e enquadramento
Para conseguir fotos que destaquem seu produto como protagonista, observe:
- Seu produto precisa estar totalmente visível. Não pode estar cortado, tocando a borda da imagem ou coberto por cabelo.
- O produto deve ocupar entre 75% e 85% da imagem. Se estiver muito longe, não é possível visualizar e se estiver muito perto não é possível ter uma noção do tamanho real do produto. Também não deve ser uma selfie nem mostrar as extremidades sobrepostas.
- A iluminação do produto deve permitir que todos os seus detalhes e características sejam vistos.
- O produto deve estar centralizado e de frente. A foto deve enquadrar da cabeça aos pés. Dessa forma, a peça será melhor visualizada.
Não adicione outros elementos
O objetivo das suas fotos é voltar toda a atenção a um único elemento: seu produto. Isso é essencial para evitar distrações. Portanto:
- Não adicione elementos de contexto na foto, como por exemplo acessórios. Isso pode confundir e dar a entender que o acessório está incluído na compra.
- Evite incluir dados de contato, como e-mail, telefone ou links.
- Não adicione seu logo, marcas d'água, bordas, códigos QR ou textos.
- Crie suas próprias fotos. Não use fotos de outras pessoas ou da internet. Se uma imagem infringir direitos autorais, seu anúncio pode ser pausado por nós ou denunciado pelo titular de direitos.
- Evite adicionar medidas do seu produto nas fotos. Para isso, há outros espaços para isso. Recomendamos que você use o guia de tamanhos.
Saiba mais sobre as características que suas fotos devem ter para que tenham destaque na vitrine do Mercado Livre.
Fotos complementares do anúncio
Conclua seu anúncio adicionando mais imagens que destaquem os pontos fortes das suas roupas. Lembre-se que você pode adicionar até 8 fotos. É essencial que todas as fotos tenham como foco o produto à venda.
Mostre seu produto em outros ângulos. Sugerimos alguns planos para as demais fotos:
De costas: contém o mesmo que a foto principal, mas mostrando o produto de costas.
Detalhe: focado em uma pequena parte do seu produto. É essencial para destacar texturas e mostrar o tipo de tecido. Se seu produto tem um detalhe que o torna único, destaque-o com um plano de detalhe.
Corpo inteiro ou catálogo: enquadre da cabeça aos pés sem cortar nenhuma parte do corpo. Se sua peça for curta, você pode tirar a foto de alguns centímetros abaixo dos joelhos.
Se você optar por tirar suas fotos com um manequim invisível, a quarta foto seria de outro detalhe que você gostaria de destacar do seu produto.
Caso queira adicionar mais fotos, você também pode combinar fotos de um modelo real com outras de manequim invisível.
É importante mostrar seu produto exatamente como ele é, para que seus compradores o escolham com segurança e recebam o que viram. Quanto mais próximo seu produto estiver da realidade, você receberá menos perguntas, aumentará as vendas diretas e economizará tempo de gestão.
Lembre-se de que todas as suas fotos devem estar em conformidade com nossas políticas de publicação.
Qualidade e edição
Observe que uma foto de baixa qualidade não chama a atenção. Suas fotos devem ser bem visualizadas e não deformar quando forem ampliadas. Para isso, as fotos do seu anúncio devem seguir, no mínimo, estas especificações técnicas:
Após tirar as fotos, chega o momento de editá-las, onde você pode melhorar a iluminação e os contrastes de cores, entre outras características. Para isso, recomendamos aplicativos como Adobe Lightroom, Afterlight, VSCO ou Pixlr.
Siga esses requisitos e otimize as fotos dos seus produtos para chamar a atenção de mais pessoas e melhorar a posição nos resultados de busca
Requisitos para fotos de vestidos, roupas íntimas e de bebês
3 conteúdos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
O que você achou desse conteúdo?
MÓDULO