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Retorno sobre investimento (ROI): como calcular para o seu Mercado Shop

Para otimizar o gerenciamento da o seu Mercado Shop, é essencial saber o que é o Retorno do Investimento e como é calculado. Confira dicas para aprender como usá-lo.

Uma das vantagens de vender em Mercado Shops é que você pode medir o resultado de cada uma das ações e campanhas de marketing que realiza. E, nesse sentido, uma das métricas mais relevantes que você deve levar em consideração ao analisar seus investimentos é o ROI.

ROI é uma sigla em inglês que significa “return over investment” e traduzido para o português seria “retorno sobre o investimento”. Saber isso permitirá que você identifique a eficácia de seus investimentos em marketing e os otimize para obter melhores resultados.

Para ajudá-lo a entender o que é o ROI e como usá-lo corretamente, ensinaremos como calculá-lo com um exemplo prático e forneceremos algumas dicas que lhe permitirão tomar melhores decisões sobre estratégias de vendas em o seu Mercado Shop.

 

Como calcular o ROI

Existem diferentes maneiras de descobrir o ROI da o seu Mercado Shop. Os números que você inclui nas fórmulas podem ser reais ou estimados (por exemplo, se você estiver interessado em iniciar uma nova estratégia). Agora, para obter esse número, existem várias maneiras possíveis. O cálculo mais simples é resolver a seguinte operação matemática:

Depois de executar esta operação, se o resultado for positivo, significa que suas campanhas deixaram lucros. Por outro lado, se isso lhe der negativo, significa que você está tendo perdas e deve revisar e otimizar suas ações.

Como calcular o ROI: um exemplo numérico

Para que você possa entender melhor, aqui apresentamos um exemplo claro. Imagine que você obteve um lucro de R$ 600 e que seu investimento foi de R$ 100. Nesse caso, a operação seria:

Neste exemplo ilustrativo, o retorno do investimento foi 5 vezes o investimento inicial, ou seja, para cada real investido, você recuperou cinco. Você também pode multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem (nesse caso, 500% de retorno).

Alguns usos alternativos para o cálculo

Além de descobrir se sua empresa está gerando lucros ou perdas, com esta fórmula, você poderá estimar que tipo de campanha deve escolher com base no desempenho delas. Por exemplo, se uma campanha no Facebook Ads fornecer um ROI de 5% e outra realizado no Google Ads resultar em 7%, seria aconselhável concentrar seus investimentos no segundo.

No entanto, às vezes não é tão fácil tomar decisões com base nesse número. Imagine que você investe R$ 400 em uma campanha do Google Ads e R$ 4.000 na criação de artigos para atrair novos usuários. Nesse caso, a imagem é a seguinte:

A segunda operação deu negativa, o que significa que essa estratégia gerou perdas. Um pensamento comum seria: “Paro de investir na produção de conteúdo e dedico todos os meus esforços à outra campanha que me dá lucro”.

No entanto, a questão não é tão simples. Um cliente adquirido pelo Google Ads não pode repetir suas compras no mesmo local. Portanto, você deve considerar não apenas o fator quantidade, mas também o fator qualidade.

Portanto, é recomendável que sempre que você resolver a fórmula do ROI, combine o valor obtido com dados específicos do Google Analytics. Isso lhe dará uma idéia mais precisa de quem os usuários estão atraindo e que tipo de estratégias você deve executar.

Agora que você sabe o que é ROI e está ciente de sua relevância, pode começar a fazer essa equação para otimizar seus investimentos. A análise dos dados fornecerá uma visão mais completa dos seus negócios e, portanto, permitirá gerar mais vendas.

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