Ir para a guia

De 3 a 5 minutos

Saiba como implementamos seu saldo positivo

Vamos detalhar como o Mercado Livre gerencia seu saldo positivo, tirando todas suas dúvidas.

O que é um saldo positivo?

 

Um “Saldo positivo” significa que você pagou mais do que o valor necessário para cobrir uma fatura específica, ou também pode se referir a estornos ou pagamentos duplicados.

Portanto, em vez de um valor devedor, agora você tem um saldo positivo. Esse valor excedente pode ser usado para pagar faturas seguintes ou você pode solicitar uma devolução.

Como saber se há saldo positivo?

 

Você poderá ver seu saldo positivo na tela principal de Faturamento, ele será mostrado dentro da fatura do mês em andamento (1).

 

Como saber se o saldo positivo foi usado?

 

Após o fechamento da fatura, vá na tela principal da seção "Faturamento" e siga as etapas:

  • Escolha o mês que deseja saber se o saldo positivo foi usado e selecione “Ir para detalhe". 
  • Na seção ”Já cobramos”, você encontrará a opção “Saldo positivo aplicado a esta fatura” (1).



Na página seguinte, você encontrará informações sobre o pagamento, como: detalhes do pagamento (A), que dará acesso às informações de onde seu saldo foi usado.

 

Ao acessar “Detalhes do seu pagamento”, é possível verificar as seguintes informações:

  • O valor “Total do pagamento”, que poderá ser confirmado acessando "Revise a transação".
  • As tarifas quitadas com esse pagamento, que podem ser impostos, tarifas por campanha de publicidade, tarifas de venda etc.
  • As faturas impactadas (A) por esse pagamento e quanto foi pago por cada uma.

O mesmo acontece se você baixar seu “Relatório de pagamentos”. Na seção “Aplicação do pagamento ou estorno” (A), você encontrará as colunas "Valor aplicado a este mês” (B), ”Valor aplicado a outro mês” (C) e “Saldo positivo para outras faturas” (D).

O que acontece se o pagamento da fatura for antecipado?

 

Caso você decida antecipar o pagamento da fatura, você saberá o valor final a pagar com seu saldo positivo descontado. Assim, nos certificamos de que você não pagará a mais e que poderá pagar a dívida ajustada para seu benefício. Por exemplo, se você tem R$ 600 de saldo positivo e fatura é de R$ 1.000, ao acessar “Antecipar pagamento” você descobrirá que o valor total a pagar é de R$ 400.

Como pedir a devolução do Saldo positivo?

 

Para pedir a devolução do seu Saldo positivo, é necessário:

  • Acesse a tela principal de "Faturamento" escolha o mês e clique em "Ir para detalhe".  
  • Na seção "Detalhes da conta", vá até ”Preciso de ajuda”.
  • Clique em ”Ajuda sobre outros tópicos". Na página seguinte vá até a opção "Fale conosco”, para que um representante te oriente para gerenciar a devolução.

 

Lembre-se de que, se você antecipar o pagamento do mês vigente, não será mais possível pedir a devolução do saldo positivo.

Visão geral de Faturamento

5 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?