Storytelling: a ferramenta para potencializar seu Mercado Shop

É essencial que você saiba comunicar e posicionar a sua marca, e para isso, há uma ferramenta de marketing perfeita. Conheça o que é e como usar o storytelling.

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Storytelling: a ferramenta para potencializar seu Mercado Shop

Ter seu Mercado Shop é o primeiro passo para que sua marca e seu negócio naveguem na crescente onda do comércio eletrônico. Mas hoje em dia, na era do consumo de conteúdo, ter um bom produto não é suficiente. Você também precisa saber oferecê-lo.

Sem uma comunicação efetiva que consiga atrair a atenção da audiência, suas ofertas podem passar despercebidas. Para que você possa potencializar seu Mercado Shop, vamos te contar o que é o storytelling e como você consegue, em alguns passos simples, criar mensagens que mostrem as vantagens de seus produtos, as características da sua marca e os benefícios para quem se aproximar do seu negócio.

O que é storytelling

Storytelling é um conceito em inglês que pode ser traduzido como o ato de contar histórias. Essa técnica serve para que você narre a história, os objetivos ou a missão da sua marca, e demonstre a identidade do seu negócio e filosofia do seu empreendimento. Mais do que gerar uma simples mensagem, essa estratégia procura atrair e capturar sua audiência.

Contar histórias que despertem emoções e sentimentos tem o enorme poder de conectar as pessoas e criar um laço afetivo com elas. Isso vai te ajudar a construir uma comunicação sólida com seus clientes, criar empatia e mostrar seus produtos de uma forma original, convocando para o aumento das vendas.

 

Como usar a técnica de storytelling

Você pode aplicar esse recurso em um vídeo, artigo de blog, conteúdo de redes sociais ou qualquer formato à sua escolha. Vamos ver como fazer para elaborar uma estratégia de storytelling.

Defina sua audiência

Para se conectar com o seu público, antes de idealizar como você quer comunicar seu produto, pense em sua audiência. Quais são suas preocupações, seus interesses ou necessidades? 

Entender esses pontos vai te permitir criar empatia mais facilmente, e saber quais recursos você pode utilizar – ou quais temas podem gerar uma maior conexão entre vocês.

Defina o que você quer contar

Procure definir da forma mais clara possível o que você quer contar e por que. Para isso, você pode identificar seus valores enquanto marca e transformá-los no eixo da sua narração, de forma que eles sejam refletidos nas histórias.

Sabendo como espera que sua marca seja vista, você poderá retratar as ideias e os valores que vão ter mais ênfase na sua história.

Realidade ou ficção

Você pode contar uma história real, vivida com algum cliente seu, que explique como os produtos o ajudaram de alguma forma. Pode ser que prefira contar a sua própria história e como você decidiu se dedicar a esse negócio – ou algo similar. Mas você também pode criar um personagem e contar uma história fictícia.

Se optar por gerar um “herói”, busque sempre apelar para o emocional, para gerar uma conexão com a audiência, fazendo com que seu público se sinta identificado. Esse personagem é o “herói da sua marca”, mas ao mesmo tempo, é vulnerável e se conecta com os sentimentos dos seus potenciais clientes – como por exemplo o medo, a esperança ou a luta pelos seus sonhos.

Construa um símbolo com o seu personagem ou suas histórias

Uma vez que você defina seu personagem ou se vai contar as histórias reais, crie um universo ao redor disso e busque elementos que se relacionem. Podem ser cores, formas, localização ou mesmo uma frase. Pense em quais podem ser os elementos que vão combinar de forma natural com o que você quer contar.

É importante identificar através de qual emoção você vai se conectar com a sua audiência. Pode ser medo, esperança, alegria… E por isso, como mencionamos antes, você precisa saber como é a audiência que deseja conquistar.

Cenário, meio e desfecho

Se você vai contar uma história, para que ela seja efetiva, é melhor seguir esse esquema: cenário, meio e desfecho. E além disso, a forma como você vai contar precisa gerar curiosidade no público, para que ele queira saber o que vai acontecer.

Criar uma conexão emocional, que vá além da simples apresentação do produto ou serviço, fará com que seus clientes tenham uma aproximação maior com o que você quer vender. Assim, você atrairá mais vendas e potencializará seu Mercado Shop.

 

 

 

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