Storytelling para e-commerce: como contar histórias que vão aumentar suas vendas

Aplicar técnicas de storytelling no e-commerce te ajuda a estabelecer conexões e encantar sua audiência, transformando a experiência do consumidor em vendas

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Storytelling para e-commerce: como contar histórias que vão aumentar suas vendas

Se você esteve no Mercado Livre Experience 2018 e assistiu à palestra do Rafael Papa, Country Manager de Mercado Shops no Brasil, já sabe como as técnicas de storytelling aplicadas ao e-commerce podem ajudar a impulsionar o seu negócio.

Agora, é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática os conceitos que aprendeu e começar a transformar o seu negócio. Para te ajudar, separamos 5 passos para começar a contar boas histórias. Confira!

 

5 passos para começar a contar boas histórias

1. Descubra a voz do seu e-commerce

Antes de analisar o seu público é preciso pensar o seu posicionamento de marca como uma persona, é preciso entender os valores, a missão, o tom de voz e a linguagem que a sua marca irá usar – como uma pessoa real.

  • Quem é a pessoa que está contando a sua história por você?
  • Como ela fala? Ela utiliza uma linguagem formal ou informal?
  • É um homem ou uma mulher?
  • O que ela gosta de fazer nas horas vagas?
  • Quais são seus hábitos?
  • Com o que ela trabalha?
  • Como ela age quando precisa ajudar o outro?

Responder a estas e outras questões pode ser a chave para adotar uma comunicação mais pessoal, humana e próxima do seu público. É nesta conexão, na construção de uma relação verdadeira com o seu cliente, que você deve focar – independente do canal utilizado.

 

2. Para quem você quer contar sua história?

Depois de entender quem é a sua empresa, chegou a hora de pensar na outra ponta da comunicação. Faça o dever de casa: estude o comportamento do seu público, entenda quem ele é, do que ele gosta, quais seus problemas, anseios e dificuldades. Para entender seu público, faça as seguintes perguntas:

  • Quem é o seu potencial cliente?
  • Que tipo de assunto sobre o seu setor interessa para esta pessoa?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza, tanto pessoal quanto profissionalmente?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, dificuldades e desafios?

 

3. Faça adaptações narrativas de acordo com o contexto

Uma mesma história pode ser contada de diversas formas e transmitir mensagens diferentes, depende do contexto que está inserida e da forma que será contada. Por isso, esteja atento ao momento do seu cliente e trabalhe sua narrativa com flexibilidade.

Você pode contar a história da sua marca a partir de uma ordem cronológica, trazendo no seu discurso seus objetivos com ela. Mas, também, pode contar a mesma trajetória através dos valores que preza, pela ideia que quer vender, por suas metas ou visões de futuro, pela cultura da empresa, etc.

A máxima é: seja flexível! Se o conteúdo incrível que você criou não atingiu os resultados esperados, tente adaptá-lo ao contexto. Faça testes!

 

4. Seja consistente em todos os canais

Se flexibilidade é importante quando pensamos em contar histórias, consistência é a base de tudo. Uma narrativa sólida e integrada em todos os canais vai garantir que a sua audiência se conecte com a sua marca e possa, então, transformar-se em potenciais clientes.

 

5. Seja autêntico antes de tudo!

Este passo deve estar em sua mente em todas as etapas da construção do storytelling no seu e-commerce. Sua história precisa ser real, autêntica. Mesmo que seja parecida com a de muitos outros, encontre aquilo que faz com que ela seja especial e memorável. Explore este fator e inove!

Lembre-se: não deixe o storytelling apenas no discurso da sua marca. Garanta que os valores transmitidos em sua narrativa sejam, de fato, vivenciados dentro da sua empresa – independente do número de colaboradores que você tenha. Acredite no seu negócio e deixe que suas ações – e a satisfação dos seus clientes e parceiros – falem por você.

 

 

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