Tudo o que você precisa saber sobre a seção de Faturamento

Tudo o que você precisa saber sobre a seção de Faturamento

Pode ser que ao vender no Mercado Livre, cobrar pelo Mercado Pago e contratar pacotes de anúncios ou destaques, apliquemos tarifas que você verá refletidas na seção de Faturamento e em uma Nota Fiscal eletrônica, se você tiver solicitado a emissão da NF-e. Aqui, vamos contar tudo o que você precisa saber para manter um controle organizado das despesas associadas às suas vendas e coletas.

Como acesso a seção de Faturamento?

Pela sua conta no Mercado Livre, siga estas instruções:

1. Selecione a opção Resumo.

2. Selecione no menu lateral a opção Faturamento.

Pronto! Você já está na seção de Faturamento.

Por outro lado, pela sua conta Mercado Pago, o acesso ao Faturamento é muito direto!

3. Selecione a opção Relatórios.

4. Selecione a opção Relatórios na parte superior para poder acessar Faturas e relatórios.

Pronto! Você já entrou na seção de Faturamento pelo Mercado Pago.

O que são os períodos de faturamento?

São intervalos de tempo durante os quais os custos que serão incluídos na mesma fatura, ou em uma Nota Fiscal eletrônica, se você solicitou a emissão, serão agrupados. Se você receber NF-e, os custos serão faturados por diferentes empresas relacionadas ao Mercado Livre e mais de uma Nota Fiscal eletrônica pode ser gerada durante um mesmo período.

Mercado Livre e Mercado Pago

Os períodos de faturamento no Mercado Livre começam com a primeira cobrança que você gerar e, nesse momento, será atribuída uma data de fechamento de período que será a mesma todo mês. No entanto, isso não se aplica ao Mercado Pago, uma vez que a data de fechamento do período será sempre o último dia do mês, independentemente de quando foi gerada a primeira cobrança.

Veículos e imóveis

Para veículos e imóveis, o período inicia quando é gerado o custo dos pacotes de anúncios ou destaques na hora da contratação.

Observe que a data do período de fechamento do faturamento neste caso pode não coincidir com a dos períodos do Mercado Livre ou do Mercado Pago, e que a duração do mesmo não será igual à duração do pacote contratado. Por exemplo, você poderia ter um período de faturamento de 10 dias de duração e seu pacote de anúncios ou destaques poderia ser contratado por 30 dias ou mais.

Como minha fatura é composta?

À medida que você opera no Mercado Livre e no Mercado Pago, serão gerados diferentes custos que serão agrupados em um período de faturamento. Há alguns que serão debitados automaticamente dos pagamentos que você recebe no Mercado Pago e outros que você deverá pagar manualmente:

  • Os que debitamos automaticamente são as tarifas de venda, custos de envios e todas as tarifas de transações realizadas com o Mercado Pago.
  • Os demais são pagos manualmente e agrupados no Total a pagar, no Detalhe da Fatura. Quando o período de faturamento fechar, você terá uma data de vencimento e deverá pagar antes dessa data, com o meio de pagamento escolhido, para que sua conta não apresente restrições operacionais.

Em Faturamento > Faturas e relatórios você encontra a lista de todos os seus períodos faturados. Por lá, você pode acessar o Detalhe do período pelo menu de ações.

Você também pode acessar este detalhe na seção principal de Faturamento quando o período tem um saldo a pagar, clicando no número da fatura.

Por outro lado, ao clicar em Ver detalhe dentro das Movimentações do período atual, você poderá ver o detalhe dos custos que estão sendo agrupados para serem incluídos na sua próxima fatura.

O que é vencimento da fatura?

Esta é a data limite que você tem para pagar sua fatura sem ter restrições em sua conta e só se aplica quando há tarifas a pagar na fatura. Se os custos foram descontados automaticamente da transação no Mercado Pago, você não precisa fazer nada porque já estão pagos.

Observe que somente as faturas do Mercado Livre com custos a pagar têm data de vencimento. As do Mercado Pago não, porque todos os custos são descontados automaticamente dos pagamentos que você recebe.

Você pode ver a data de vencimento da sua fatura na seção principal de Faturamento do Mercado Livre e também no Detalhe da fatura depois que o período estiver fechado.

Importante! Lembre-se de pagar sua fatura antes da data de vencimento para que sua conta não sofra restrições operacionais.

Posso pagar antes do fechamento do período de faturamento?

Embora você não saiba o valor total devido até o fechamento do período de faturamento, é possível fazer um pré-pagamento a qualquer hora e esse dinheiro será usado para pagar sua fatura.

Se o que você antecipa é mais do que o total devido para esse período, o restante será usado para pagar o valor do próximo período.

Como posso pagar minha fatura do Mercado Livre?

Você pode usar qualquer um destes meios de pagamento:

» Débito automático com saldo disponível no Mercado Pago, cartão de crédito ou Cartão de Débito Virtual Caixa

» Dinheiro disponível no Mercado Pago

» Pagamento manual com cartão de crédito

» Pagamento manual com Cartão de Débito Virtual Caixa

» Boleto bancário

» Pagamento na lotérica

Encontre mais informações sobre como pagar sua fatura.

Como posso saber a que correspondem os custos que estão me cobrando?

Há 2 opções:

  • Se quiser saber a que corresponde um custo, você pode acessar os Detalhes do período em Faturamento > Faturas e relatórios > Ações. Depois, clique em Tarifas > Ver detalhes e você encontrará a operação relacionada ao custo. Dentro da lista de Tarifas, você pode filtrar e buscar o que quiser reconciliar.
  • Se quiser reconciliar todo o período faturado, poderá baixar um detalhe em Faturas e relatórios > Ações > Baixar Detalhes do período.

Onde encontro as datas de duração dos meus pacotes de anúncios ou destaques?

Se você é uma imobiliária ou loja e contratou um pacote de anúncios ou destaques e quer saber qual é a duração, pode fazer isso acessando Faturamento > Faturas e relatórios e, no menu suspenso, selecione a opção Detalhes do período.

Depois de acessar o detalhe, clique em Tarifas e lá você encontrará a duração do seu pacote na coluna Descrição.

O que acontece se me cobraram uma tarifa de venda e essa venda foi cancelada?

Se a venda e o cancelamento ocorreram dentro do mesmo período de faturamento, ou seja, antes do fechamento do período de faturamento, te devolveremos a tarifa de venda e o valor a favor constará em Estornadas nesse período no Detalhe de fatura. Esse valor será descontado automaticamente do total a pagar.

Se quiser acessar o detalhe desses estornos gerados, basta clicar em Tarifas para mais informações.

Por outro lado, se o cancelamento ocorreu após o fechamento do período de faturamento em que a tarifa de venda foi incluída, os estornos gerados constarão em Estornos posteriores e também serão descontados do total a pagar de sua fatura. 

Se você solicitou a emissão da NF-e, os Estornos posteriores também serão incluídos na Nota Fiscal eletrônica do período em que o cancelamento da venda foi gerado e subtraídos das outras tarifas e estornos faturados.

Se quiser conferir todos os estornos realizados durante cada período, independentemente da data em que a tarifa foi gerada, você pode fazer isso em Faturamento > Faturas e relatórios. Nesta seção, você encontrará a coluna Total estornos.

Para mais informações, você pode clicar em Ações > Ver detalhe de estornos sobre o período que quiser revisar.

O que acontece se me estornam uma tarifa que eu já havia pago?

Se você receber um estorno de uma tarifa após seu fechamento e pagou o período de faturamento em que foi gerado, você observará que:

  • O pagamento realizado anteriormente será destinado a pagar uma fatura posterior
  • Ou pode ficar como saldo positivo até que novos custos sejam gerados

Como faço para receber minhas NF-e?

Antes de mais nada, é importante que você saiba que, ao operar no Mercado Livre ou Mercado Pago, nem sempre é necessário solicitar a emissão de Notas Fiscais eletrônicas. 

Isso ocorre porque o Mercado Livre opera no Brasil sob o Regime Especial  n.º 12.676/16, 10.545/16, 12.675/16, 1.633/18, 1.635/18,1.636/18, e 9.243/20, conforme a Lei Complementar Municipal n.º 139/2005 de Osasco, que simplifica o processo fiscal e de faturamento através da elaboração de uma única nota fiscal eletrônica mensal, totalizando todas as operações de clientes cadastrados como pessoas físicas ou jurídicas.

Por isso, todos os relatórios e detalhes de fatura que você encontrar em Faturamento > Faturas e relatórios serão suficientes para demonstrar as cobranças das tarifas geradas por suas operações. 

Entretanto, se precisar de Notas Fiscais para a organização contábil e fiscal da sua empresa, você pode solicitar a emissão sempre que quiser começar a recebê-las. Para isso, basta informar seu CPF ou CNPJ e outros dados pessoais em Meus dados e confirmar a emissão de NF-e clicando no botão Receber.

As informações cadastradas em Meus dados são as que usaremos para emitir suas faturas. Lembre-se de manter seus dados sempre atualizados.

Como minha Nota Fiscal eletrônica é composta?

Se você solicitou a emissão de NF-e, ao operar no Mercado Livre e Mercado Pago, você poderá ter diferentes Notas Fiscais eletrônicas no mesmo período de faturamento e nós agrupamos diferentes tipos de tarifas nelas. Observe que, embora tudo seja faturado pelo Mercado Livre, suas NF-e serão geradas por diferentes sociedades (razão social) relacionadas à empresa.

Estas são as tarifas que você poderia ter:

Tipo de tarifa A que corresponde Razão social na NF-e
Tarifas da venda, envios ou ShopsSão as tarifas geradas ao vender no Mercado Livre, ao usar o Mercado Envios e para a manutenção ou contratação da eShop e/ou Mercado Shops. EBAZAR.COM.BR. LTDA
Repasse da taxa de CorreiosAo usar o Mercado Envios, debitamos da sua conta o valor correspondente e o repassamos para os Correios, que é a empresa que faz o envio do pacote. Por este repasse de taxa, geramos uma nota de débito que estará disponível junto à sua NF-e. EBAZAR.COM.BR. LTDA
Tarifas de publicidade ou contratação de anúncios patrocinados São as tarifas geradas por anunciar veículos e imóveis e por realizar publicidade. IBAZAR.COM. ATIVIDADES DE INTERNET LTDA
Tarifas por uso do Mercado PagoSão as tarifas geradas ao processar pagamentos através do Mercado Pago. MERCADOPAGO.COM REPRESENTAÇÕES LTDA
Custo de gestão da venda São as tarifas geradas por anunciar e vender no Mercado Livre, cobradas através do Mercado Pago. MERCADOPAGO.COM REPRESENTAÇÕES LTDA

Importante! Se o total das tarifas geradas em um período de faturamento for menor que os estornos, uma Nota Fiscal eletrônica não será gerada.

Se você usa Mercado Envios Full

Além das tarifas apresentadas acima, se você usar o Mercado Envios Full, poderá haver tarifas adicionais. Observe que, para algumas delas, não geramos Nota Fiscal eletrônica, pois são faturadas através do regime de faturamento global aprovado por Osasco, sob o qual operamos.

Tipo de tarifa A que corresponde Razão social na NF-e
Tarifas do Mercado Envios Full por envios intramunicipais.São as tarifas geradas por envios dentro do mesmo município (intramunicipais) através do Mercado Envios, usando a opção do Full. Se precisar desta NF-e, você deve solicitá-la entrando em contato com nossa equipe de suporte.MERCADO ENVIOS SERVIÇOS DE LOGISTICA LTDA
Tarifas do Mercado Envios Full por envios intermunicipais.São as tarifas geradas pelos envios entre diferentes municípios (intermunicipais) através do Mercado Envios, usando a opção do Full.Estas tarifas não geram uma NF-e. Os CT-e que você pode baixar no Detalhe de venda servirão como comprovante.
Tarifas por armazenamento prolongado de itens no Full.São as tarifas geradas ao armazenar seus produtos por um longo período de tempo em nossos centros de distribuição.Uma Nota Fiscal eletrônica individual não é gerada. Estas tarifas são faturadas através do regime de faturamento global.
Tarifas pela retirada de estoque do Full.São as tarifas geradas pelos produtos que armazenamos em nossos centros de distribuição e que você então decide retirar. Uma Nota Fiscal eletrônica individual não é gerada. Estas tarifas são faturadas através do regime de faturamento global.

Onde posso baixar minhas Notas Fiscais eletrônicas?

Quando você solicitar emissão de NF-e e suas NF-e estiverem disponíveis, você poderá baixá-las em Faturamento > Faturas e relatórios > Ações > Ir para baixar NF-e.

Ao escolher a opção de Faturas, haverá uma nova tela onde você poderá selecionar as que quiser baixar. 

Importante! Observe que demoramos até 10 dias a partir do fechamento do período para emitir suas NF-e. Passado esse prazo, elas estarão disponíveis para que você possa baixá-las.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Entendi