Menos de 2 minutos
Tudo o que você precisa saber sobre os códigos universais
Preencher o código universal dos seus produtos é essencial para que seus anúncios tenham mais exposição e qualidade e, assim, mais compradores encontram você.
O que é o código universal?
O código universal, também conhecido como GTIN (Global Trade Identification Number), é um número associado ao código de barras de um produto e serve para identificá-lo em nível mundial.
Assim como pessoas têm um documento de identidade, os produtos têm um código que os identifica. Esse número é único, portanto, o mesmo código não deve ser usado para diferentes produtos.
Como posso identificá-lo?
- Geralmente, ele fica ao lado do código de barras, na caixa do produto ou na etiqueta.
- Tem entre 8 e 14 dígitos.
- Sem letras, exceto para autopeças.
- Não é um código interno como o SKU ou o código de distribuição.
- Pode ser de diversos tipos, como:
- UPC: é mais comum nos Estados Unidos e Canadá e tem 12 dígitos.
- EAN: é mais comum na Europa e tem 13 dígitos.
- JAN: é mais comum no Japão e tem 13 dígitos.
- ISBN: é usado principalmente para identificar livros.
Neste vídeo, você encontra mais exemplos:
O que acontece se ele estiver incompleto ou incorreto?
O código universal é obrigatório para a maiora dos produtos.
Se o seu anúncio tem um código universal incorreto, é necessário preenchê-lo corretamente para evitar que seja excluído e seu anúncio perca exposição e qualidade.
Se o campo do código universal estiver vazio, é necessário preenchê-lo para evitar que seu anúncio seja pausado.
E se meu produto não tiver o código universal?
Caso não o encontre na caixa ou etiqueta do seu produto, próximo ao código de barras, por favor, entre em contato com o fornecedor ou distribuidor.
Se você vende produtos artesanais ou que não têm um código cadastrado, você tem a opção de marcar ”Meu produto não o tem” e especificar o motivo por não ter o código universal.
Qual código usar se eu vender mais de um produto?
Se você vende um kit contendo produtos diferentes, é necessário preencher um código universal por produto, usando a opção ”Adicionar outro código”.
Se você vende um pack contendo vários produtos iguais, por exemplo, um pack com 6 garrafas de água, é necessário preencher o código universal de 1 produto apenas.
Se você oferece um mesmo produto com diversas variações como cor, tamanho ou material, é necessário criar variações nos seus anúncios e cada uma deve ter um código universal único.
Por que é importante preenchê-lo?
Adicionar o código universal dos seus produtos vai te ajudar a se destacar entre os concorrentes que não preencheram esse dado.
Mais pessoas encontram seus produtos
Isso pode gerar um aumento significativo de visitas nos seus anúncios e um posicionamento melhor nos mecanismos de busca, como o Google.
Evite que seu anúncio seja pausado
Seu anúncio se manterá ativo e você pode continuar vendendo seus produtos no Mercado Livre.
Custos de envio mais precisos
Saberemos a dimensão e o peso de cada produto. Isso nos permitirá calcular melhor os custos de envio.
Como anunciar corretamente
5 conteúdos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
O que você achou desse conteúdo?
MÓDULO
Como anunciar corretamente
Como fazer um bom titulo para o seu anúncio
Menos de 2 minutos
CONTEÚDO
Fotos são o cartão de visita dos seus negócios. Destaque-se!
Menos de 2 minutos
CONTEÚDO
Como criar anúncios eficientes no Mercado Livre
Menos de 2 minutos
CONTEÚDO
Por que você deve incluir o estoque nos seus anúncios
Menos de 2 minutos
CONTEÚDO
Tudo o que você precisa saber sobre os códigos universais
Menos de 2 minutos
CONTEÚDO