Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Tudo o que você precisa saber sobre os códigos universais

Preencher o código universal dos seus produtos é essencial para que seus anúncios tenham mais exposição e qualidade e, assim, mais compradores encontram você.

O que é o código universal?

O código universal, também conhecido como GTIN (Global Trade Identification Number), é um número associado ao código de barras de um produto e serve para identificá-lo em nível mundial.


Assim como pessoas têm um documento de identidade, os produtos têm um código que os identifica. Esse número é único, portanto, o mesmo código não deve ser usado para diferentes produtos.

Como posso identificá-lo?

  • Geralmente, ele fica ao lado do código de barras, na caixa do produto ou na etiqueta.
  • Tem entre 8 e 14 dígitos.
  • Sem letras, exceto para autopeças.
  • Não é um código interno como o SKU ou o código de distribuição.
  • Pode ser de diversos tipos, como:
    • UPC: é mais comum nos Estados Unidos e Canadá e tem 12 dígitos.
    • EAN: é mais comum na Europa e tem 13 dígitos.
    • JAN: é mais comum no Japão e tem 13 dígitos.
    • ISBN: é usado principalmente para identificar livros.

Neste vídeo, você encontra mais exemplos:

O que acontece se ele estiver incompleto ou incorreto?

O código universal é obrigatório para a maiora dos produtos.

Se o seu anúncio tem um código universal incorreto, é necessário preenchê-lo corretamente para evitar que seja excluído e seu anúncio perca exposição e qualidade.

Se o campo do código universal estiver vazio, é necessário preenchê-lo para evitar que seu anúncio seja pausado.

 

E se meu produto não tiver o código universal?

Caso não o encontre na caixa ou etiqueta do seu produto, próximo ao código de barras, por favor, entre em contato com o fornecedor ou distribuidor.

Se você vende produtos artesanais ou que não têm um código cadastrado, você tem a opção de marcar ”Meu produto não o tem” e especificar o motivo por não ter o código universal.

 

Qual código usar se eu vender mais de um produto?

Se você vende um kit contendo produtos diferentes, é necessário preencher um código universal por produto, usando a opção ”Adicionar outro código”.

Se você vende um pack contendo vários produtos iguais, por exemplo, um pack com 6 garrafas de água, é necessário preencher o código universal de 1 produto apenas.

Se você oferece um mesmo produto com diversas variações como cor, tamanho ou material, é necessário criar variações nos seus anúncios e cada uma deve ter um código universal único.

Por que é importante preenchê-lo?

Adicionar o código universal dos seus produtos vai te ajudar a se destacar entre os concorrentes que não preencheram esse dado.

Mais pessoas encontram seus produtos

Isso pode gerar um aumento significativo de visitas nos seus anúncios e um posicionamento melhor nos mecanismos de busca, como o Google.

Evite que seu anúncio seja pausado

Seu anúncio se manterá ativo e você pode continuar vendendo seus produtos no Mercado Livre.

Custos de envio mais precisos

Saberemos a dimensão e o peso de cada produto. Isso nos permitirá calcular melhor os custos de envio.

Como anunciar corretamente

5 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?