Menos de 2 minutos
Tudo o que vocĂȘ precisa saber sobre suas cobranças recusadas
Confira quais motivos podem impactar a aprovação dos pagamento no Mercado Pago.

A recusa de pagamentos Ă© uma realidade no mundo de pagamentos com cartĂŁo e pode ocorrer por vĂĄrios motivos, tais como erros nos dados do comprador, saldo insuficiente ou pagamentos de alto risco.
Mas nĂŁo se preocupe! Para que isso nĂŁo cause problemas nos seus negĂłcios e vocĂȘ nĂŁo perca tempo, queremos te ajudar a entender o que pode estar afetando a aprovação das suas vendas via Mercado Pago. Pode haver trĂȘs situaçÔes:
Â
Saldo insuficiente
Talvez o principal motivo pelo qual um pagamento Ă© recusado em uma compra Ă© que o comprador nĂŁo tenha saldo suficiente ou o pagamento exceda o limite do cartĂŁo.
O que fazer se o cartĂŁo nĂŁo houver limite suficiente?
- Peça para o comprador verificar o saldo da conta em caso de pagar no débito ou checar o limite se estiver pagando com cartão de crédito.
- Peça para que o comprador tente com outro cartão.
- Se estiver pagando com cartĂŁo de crĂ©dito Ă vista, vocĂȘ pode sugerir pagamento parcelado.
- Se estiver pagando no dĂ©bito, vocĂȘ pode sugerir que pague com cartĂŁo de crĂ©dito.
Â
Prevenção de fraude
O Mercado Pago conta com uma gestĂŁo de risco que protege as transaçÔes e os vendedores na plataforma. Recusar pagamentos devido Ă prevenção de fraude pode parecer negativo para as vendas, mas na verdade Ă© algo extremamente positivo, pois protege seus negĂłcios contra uma possĂvel contestação de pagamento.
Como fazer para que seus pagamentos sejam o mais seguros possĂvel?
- Antes de cobrar pela primeira vez, faça um Pagamento de teste, em Mais > Seus negócios > Point > Cobrar.
- Ao fazer o pagamento de teste, faça a primeira transação com um cartão que não esteja no nome do titular da conta Mercado Pago.
- Caso o primeiro pagamento seja recusado, nĂŁo insista no mesmo cartĂŁo.
- Para que o nĂvel de aprovação melhore, cada usuĂĄrio deve gerar um histĂłrico de transaçÔes. Na medida do possĂvel, tente alinhar as primeiras cobranças com o ticket mĂ©dio da categoria.
Â
Erros ao cobrar â cartĂ”es com chip
Observe que, caso seu cliente pague com um cartĂŁo de chip, certifique-se de deixĂĄ-lo inserido na maquininha atĂ© que o pagamento seja totalmente concluĂdo. Se vocĂȘ retirĂĄ-lo antes do tempo, a transação serĂĄ recusada.
Inicie sessĂŁo para podermos te recomendar conteĂșdos exclusivos
Inicie sessĂŁo para podermos te recomendar conteĂșdos exclusivos
O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?