Tudo o que você precisa saber sobre suas cobranças recusadas

Confira quais motivos podem impactar a aprovação dos pagamento no Mercado Pago.

Mercado Pago
Tudo o que você precisa saber sobre suas cobranças recusadas

A recusa de pagamentos é uma realidade no mundo de pagamentos com cartão e pode ocorrer por vários motivos, tais como erros nos dados do comprador, saldo insuficiente ou pagamentos de alto risco.

Mas não se preocupe! Para que isso não cause problemas nos seus negócios e você não perca tempo, queremos te ajudar a entender o que pode estar afetando a aprovação das suas vendas via Mercado Pago. Pode haver três situações:

Saldo insuficiente

Talvez o principal motivo pelo qual um pagamento é recusado em uma compra é que o comprador não tenha saldo suficiente ou o pagamento exceda o limite do cartão.

O que fazer se o cartão não houver limite suficiente?

  • Peça para o comprador verificar o saldo da conta em caso de pagar no débito ou checar o limite se estiver pagando com cartão de crédito.
  • Peça para que o comprador tente com outro cartão.
  • Se estiver pagando com cartão de crédito à vista, você pode sugerir pagamento parcelado.
  • Se estiver pagando no débito, você pode sugerir que pague com cartão de crédito.

Prevenção de fraude

O Mercado Pago conta com uma gestão de risco que protege as transações e os vendedores na plataforma. Recusar pagamentos devido à prevenção de fraude pode parecer negativo para as vendas, mas na verdade é algo extremamente positivo, pois protege seus negócios contra uma possível contestação de pagamento.

Como fazer para que seus pagamentos sejam o mais seguros possível?

  • Antes de cobrar pela primeira vez, faça um Pagamento de teste, em Mais > Seus negócios > Point > Cobrar.
  • Ao fazer o pagamento de teste, faça a primeira transação com um cartão que não esteja no nome do titular da conta Mercado Pago.
  • Caso o primeiro pagamento seja recusado, não insista no mesmo cartão.
  • Para que o nível de aprovação melhore, cada usuário deve gerar um histórico de transações. Na medida do possível, tente alinhar as primeiras cobranças com o ticket médio da categoria.

 

Erros ao cobrar – cartões com chip

Observe que, caso seu cliente pague com um cartão de chip, certifique-se de deixá-lo inserido na maquininha até que o pagamento seja totalmente concluído. Se você retirá-lo antes do tempo, a transação será recusada.

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